Coronavírus: Caminho até o fim da pandemia é longo, diz OMS

Não se sabe quando ou se a covid-19 vai desaparecer, afirma diretor de emergências da entidade; pandemia vai comprometer metas globais para saúde

Michael Ryan, diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS). Foto: Reprodução

Jornal GGN – Ainda existe um “longo caminho” até que se possa declarar o final da pandemia de coronavírus no mundo, segundo o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan.

Segundo informações do jornal O Globo, o pronunciamento foi feito quando Ryan foi questionado sobre qual o protocolo a ser seguido para mudar a classificação do coronavírus como “pandemia global”, declarada em 11 de março.

“É muito difícil prever quando vamos prevalecer sobre o vírus. E pode ser que nunca aconteça. Pode ser que nunca desapareça, que se torne endêmico, como outros vírus. O HIV não desapareceu”, disse Ryan.

Ryan lembrou que a sociedade passou a lidar com o HIV, e foi possível encontrar formas de tratamento e de prevenção. Por isso, não existe tanto medo da doença como antes. Apesar de não ter a intenção de compara a Aids e a Covid-19, Ryan afirma que “é importante sermos realistas”.

A entidade também divulgou relatório anual sobre a saúde global: embora o mundo esteja vivendo mais e de forma mais saudável, a pandemia do coronavírus coloca o cumprimento dos objetivos estabelecidos em risco.

 

Leia Também
Diário da rotina contra a COVID, por Suzy Groeger Lapa
No pós-pandemia “os equilíbrios políticos podem sair profundamente modificados” avalia analista italiano
A tragédia da pandemia brasileira, pelo New York Times
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro. Saiba mais aqui

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora