Cúpula dos Correios é dominada pelos militares

Cargos de alto escalão dentro da ECT, no Postalis e na Postal Saúde são ocupados por pelo menos 14 oficiais que estão na reserva

Jornal GGN – O governo de Jair Bolsonaro nomeou ao menos 14 militares que estão na reserva para cargos de alto escalão dentro da estrutura da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), do Postalis (fundo de pensão dos funcionários) e na Postal Saúde (plano de saúde próprio).

A revelação foi feita pelo jornal Valor Econômico. A lista inclui oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica: além do general Floriano Peixoto, ex-ministro da Secretaria-Geral e hoje “01” dos Correios, os presidentes do Postalis e da Postal Saúde também vieram das Forças Armadas.  Já os conselhos da ECT, do Postalis e da Postal Saúde têm coronéis, brigadeiros e capitães de mar e guerra entre seus titulares.

A militarização restringiu o espaço para diálogo entre a cúpula e os trabalhadores: sindicatos e associações reclamam que, pouco antes dos debates sobre a retirada dos benefícios “extra-CLT” dos trabalhadores, tanto a estatal como as coligadas viabilizaram a criação de assessorias especiais.

Um exemplo da falta de diálogo entre os militares e os servidores públicos foi dado por Maria Inês Capelli, presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP). Segundo ela, o novo perfil de gestão levou a prática militar de “não falar com subalternos” para o comando das entidades, e todos os pedidos de audiência com o general Floriano por parte das entidades representativas foram negados até hoje.

 

Leia Também
Investigação contra Wassef traz mais relações com família Bolsonaro
Em encontro com empresários, Bolsonaro defende trabalho infantil, proibido pelo ECA
Nordeste teve maior índice de sindicalização em 2019
Por que o pacote Bolsonaro-Guedes patina, por Antonio Martins
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isto, as grandes plataformas digitais se aprontam para dar o golpe final nas grandes corporações de mídia e nas instituições de ensino superior.

    Facebook News será lançado no Brasil e em outros países
    https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/176447-facebook-news-lancado-brasil-outros-paises.htm

    Google lança diploma em 6 meses e inicia concorrência com universidades
    https://www.sunoresearch.com.br/noticias/google-diploma-concorrencia-universidades/

  2. Nassif: onde pinta farda verde, azul e até marronzinho, pode contar as possibilidades de maracutaias são imensas. Não que nessas mencionadas cores não haja sanguebom. Muito pelo contrário. Há verdadeiros herois. Mas a máquina se encarrega de canalizá-los para setores secundários, sem voz de comando ou ação. Veja o caso do policial que guinchou o carro de uma vereadora do partido do TenenteJair, em Marília, uma tal ProfessoraSeiLáDasQuantas. A dita cuja bateu um fio pra tenente-coronela que comanda a bagaça local e esta, por sua vez, consultou o ComandanteGeral, figurão superior, e como resultado esse coitado vai comer o pão que o Diabo amassou. Não dever nem servir cafezinho na corporação. Se der mole, vai ser expulso com desonra, sem direito a promoção (quando é por desonra), como o TenenteJair (que passou a Capitão). Nos Correio (é so fazer histórico dos últimos 20 anos) pintou farda, pintou sujeira. E nem falei daqueleoutro causo do Amazonas, com verdinhos. “Auriverde, pendão da minha terra, que a brisa do Brasil beija e balança…”.

    PS: causo de VerdeSauva é como BANESTADO: onde mexe fede. Como a Bala é poderosa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador