Derrota da seleção brasileira em campo não deve ser generalizada

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Por Osvaldo Ferreira

Dignidade na derrota é fundamental. Isso mostra caráter.

Jamais buscar bodes expiatórios dentro e muito menos fora do campo é maturidade e prova da moralidade de um povo. Uma seleção de futebol funciona ou não com trabalho coletivo.

Ser engenheiro de obra pronta, é fácil, muito fácil, mas é postura abjeta.

Chutar o derrotado é desumano. É coisa de trogloditas.

Tentar conspurcar um país por conta de um jogo de futebol é jogar sujo pensando que estamos nos anos 50. Quem fizer isso se dará muito mal. Nem tentem.

Quanto mais levarmos esta derrota acachapante no futebol como algo que merece ser analisado dentro das quatro linhas, sem levarmos para nossas vidas e muito menos como se fora a derrota de um país (coisa absurda e argumento de gente desclassificada, vira-lata e de péssimo caráter – afinal havia um time fantástico do outro lado), mais seremos capazes de erguer nosso futebol novamente.

Tratar as derrotas no futebol, mesmo as acachapantes, como algo do jogo, coisa que pode acontecer, só nos fortalecerá como um povo em que o futebol é cultura e alma, mas que sabe o que está fazendo para o mundo, para mais de 3 bilhões de pessoas, a Copa das Copas e isso é o mais importante.

E vamos disputar com dignidade o terceiro lugar. Afinal é um jogo e nada mais do que isso. Parabéns aos jogadores alemães e à seleção da Alemanha por sua grande vitória.

Parabéns para nós todos se tivermos serenidade e maturidade, pois estaremos mostrando ao mundo que sabemos como poucos povos ser passionais e competentes, perdendo, mas dando um show de organização e eficiência na Copa das Copas!

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas teve idiotas no estádio

    Mas teve idiotas no estádio vaiando a seleção brasileira e gritando olé para os alermães.

    Para mim, isto é pior que perder de sete as um, além de ser uma clara demonstração de vira-latismo.

    1. Não concordo

      Em muitos jogos de campeonato, quando um time é massacrado você vê a torcida vaiando seu time e dando olé para o time adversário.

      Querer achar vira-latismo nas vaias contra um time que não jogou nada ontem e levou uma sova é besteira. Prova de vira-latismo mesmo, desrespeito e falta total de educação foi voltar a xingar a Dilma, como se ela tivesse alguma coisa a ver com a exibição patética ou com a seleção brasileira.

      Mais uma vez, graças em partes à campanha constante da mídia e à incompetência absurda do governo em termos de comunicação, as classes mais abastadas (que me recuso a chamar de elites, porque elite para mim é o que um país tem de melhor) mostraram sua cara, e não foi muito bonito de se ver.

    2. Coitadinhos dos menininhos…

      Viralatismo é achar normal tomar de sete (e poderia ser doze) dentro de casa. Todos os responsáveis tem que ser punidos exemplarmente. Futebol não é esporte amador, estes caras ganham muita grana. Se tivessem ganhado os críticos seriam massacrados. Há alguns dias o Felipão mandou quem não concorda p/inferno. Ele que vá pqp, técnico ridículo que rebaixou o Palmeiras…

      Idiota é quem acha que tomar de sete é normal, com certeza jamais assistiu uma partida de futebol…

  2. Parabéns para nós todos se

    Parabéns para nós todos se tivermos serenidade e maturidade, pois estaremos mostrando ao mundo que sabemos como poucos povos ser passionais e competentes, perdendo, mas dando um show de organização e eficiência na Copa das Copas! Concordo com analise! Fora do campo em termos de organizaçao ganhamos de goleada, dentro do campo é hora de reflexao, baixar a bola,humildade zerar tudo e começar de novo. Com 5 titulos mundiais na sacola.

     

     

  3. Eh isso.  As pessoas investem

    Eh isso.  As pessoas investem seu amor-proprio na copa -como se fosse realmente a amada- e depois a culpa eh…  de Dilma…

    Coma media foi o contrario pois investiram todo seu amor-proprio no espetacular desastre que eles queriam.  Quando nao aconteceu…  a culpa foi de Dilma tambem!  Entao ta.

    A proxima vez que o time de bale aquatico dos Estados Unidos perder uma medalha de ouro nas olimpiadas…  a culpa eh de Obama!

    Perderam a perspectiva por falta de honestidade mesmo.

  4. Desculpe o autor do texto,

    Desculpe o autor do texto, mas o único mérito dessa seleção foi colocar as seleções de 50 e 82 no lugar que merecem na história.

    Essas duas seleções perderam lutando.

    Se era pra esse time jogar o que jogaram ontem era melhor nem ter entrado em campo.

    Não vai ter um novo Barbosa nem novo Cerezo. O time inteiro perdeu.

    E a Alemanha foi brilhante, vai ganhar a copa.

  5. Pera lá… pera lá…

    Não foi só um jogo. 

    Os jogadores são bons.

    O técnico e a comissão técnica são ancorados nas conquistas do passado e não se reciclaram para combater o melhor do futebol mundial.

    A arrogância da CBF e dos seus “técnicos amigos” colocaram essa rapaziada pra passar vexame, fizeram com que jogassem todos os jogos do mesmo jeito, com táticas arcaicas fazendo pouco caso dos adversários. Treinos ridículos ou mesmo a falta deles .

    Cabeças tem que rolar. Futebol é coisa muito séria nesse país.

    Se isso que aconteceu não serve para reestruturar esse elemento importantíssimo da cultura nacional, nada mais servirá.

    Tire de poucos o que é do povo. Não é isso o que sempre falamos por aqui?

    A organização do futebol não deve pertencer a poucos.

     

    1. Apoiado!

      Neste país futebol é como religião: altera a moral do cidadão, tanto pra alegria como pra tristeza.

      Assim sendo, o esporte não pode ficar na mão de meia dúzia de f.d.p. que só pensam em enriqyecer. E não é só futebol não. Se não corrigirem rápido as Olimpíadas vão ser o próximo fracasso, pois foi sempre o mesmo grupelho que se apossou da direção dos esportes,  só se enriquecem.

  6. Ronaldo sendo vaiado no Mineirão

    Alguém mais percebeu a vaia que Ronaldo “fenômeno” recebeu quando ele apareceu no telão do estádio. Tiraram rapidinho a imagem dele. Ele foi muito vaiado.

     

     

    1. E Dilma que nem estava no

      E Dilma que nem estava no Mineirão e foi “ovacionada” durante três minutos ao Itaquerão Style…..

       

      1. A diferença!

        Dilma foi ao Itaquerão e como sempre mostrando a cara e sem medo de mostrá-la a tapas, como devem agir os corajosos e limpos. Já o Aécio,  (ou seria Ah! é sim ) tem que ir escondido pois o Mineirão poderia repetir aquele conhecido e antigo refrão… 

  7. O aviso chegou tarde

    O Oportunista…

    Por El Cid, no oFra de Pauta

    qua, 09/07/2014 – 03:06

    … e enquanto isso, Eduardo Guimarães em seu blog, mostra um “oportunista” que aproveita desse momento tão vexatório para nós:

     

    1. Além de OPORTUNISTA, AÓCIO é

      Além de OPORTUNISTA, AÓCIO é PÉ FRIO.

      Foi ao estádio Minerão fazer média e o Brasil perdeu… 

      Esteve no camarote do governador do Estado

    2. Razão

      Desculpe discordar do amigo, Assis, mas acho que ele tem razão: Está na hora de repensarmos o país sim ! Na direção da maturidade, afastando o máximo possível aventureiros cretinos, playboys cínicos, oportunistas espertalhões , que conseguem posição na política devido à nossa famosa leniência com o nepotismo, currais eleitorais e outras pragas que assolam este pobre país. Que o brilho das pessoas públicas seja o brilho do caráter, da visão da realidade brasileira, um país ainda mergulhada em muitos problemas sociais, e que não é representado pela fração populacional que é completamente anti-Brasil, e sem a menor credibilidade para falar em mudanças, pois tem as piores e mais antigas práticas do atraso da casa grande, que finge que tolera a senzala.

      1. e sinceramente…

        Aécio tem razão mesmo: é o hora de repensarmos o Brasil, mas eu não vou incluir o “menino do rio” nisso, por causa dos argumentos acima que você mencionou, onde esse oportunista presidenciável se encaixa bem !!

        1. Exatamente

          Exatamente, grande Rodrigo Dias de Vivar, é por aí que devemos pensar, e aliás, andar para trás só para tomar impulso.

    3. Ah é, sô?

      Por que Aécio não começa a limpar o futebol brasileiro, por exemplo, começando por exigir punição a um certo ex-presidente do seu clube do coração, o Cruzeiro?

  8. Derrota é perder o jogo por

    Derrota é perder o jogo por um ou dois gols de diferença…rs

    Ontem nao fomos derrotados, foi uma CHACINA , uma vergonha historica.

    Uma seleção com o historico da nossa tomou 4 gols em menos de 10 minutos!

    Não da para dizer que foi uma derrota, foi uma CATASTROFE…

    1. Sabe o que é uma vergonha

      Sabe o que é uma vergonha histórica??  VOCÊ!!   Maior vira lata que vc ainda não vi.. pessoa tão inconveniente!! ..rs

      Chacina é ver vc desperdiçar a vida enquanto tantos lutam por ela…..rsrsrs

      Catastrofe são seus comentários, sempre qurendo desmerecer……nunca nada bom pra contar…….urubu, é vc….rsrsrsrs

      Vá procurar sua turma….vá chafurdar no lixo…..seu chicaneiro…(usei palavras do seu ídolo pra vc se identificar melhor)….rsrsrs

      Désirée

       

      1. DÊ, VOCÊ TEM RAZÃO!

        O importante em todos os comentários é mostrar o lado positivo das coisas, nunca relevar o negativo, embora este tenha que ser dito, com educação.

        Sempre a admirei em seus comentários.

      2. Desculpa se a verdade

        Desculpa se a verdade incomoda …rs

        Não foi derrota, foi uma tragedia.

        Sua condiçao de pelego nao muda a realidade dos fatos, lamento…

        rs

        1.  
          Você é um desclassificado e

           

          Você é um desclassificado e idiota, pois ao querer usar a derrota do time brasileiro para tentar lucrar politicamente conseguiu estampar uma estupidez inominável .

          Daqui há alguns dias espero que voce perceba o quanto foi idiota .

          1. Desculpem, mas não vi o Leonidas misturar política com futebol

            Desculpem, mas não vi o Lenonidas misturar política com futebol neste comentário.

          2. meu caro….é um acúmulo de

            meu caro….é um acúmulo de anos  e anos…aguentando esse cara …..falar das suas e ao final ainda vir com o seu rsrsrs……como se fosse algo inofensivo, um comentário sem maiores pretensões mas sempre carregados de veneno e viralatice.  

        2. Todos estão indignados com a

          Todos estão indignados com a sua viralatisa estúpida, pior do que ver a seleção brasileira perder é constatar um sujeito tão desclassificado igual a tí .

           

        3. Estou com você nessa….

          Estou com você nessa, pois, não vi no seu comentário a mistura de politica e futebol ou organização do evento.

          Minha opinião sobre a organização do evento foi boa.

          Minha opinião sobre a seleção é que foram horríveis. 

        1. Meu caro não é uma questão de

          Meu caro não é uma questão de perder a esportiva….o problema é que conheço esse chicaneiro do Leonidas de outros carnavais…..sempre com um complexo de vira lata exarcebado.  Tá com pena?  Leve-o para vc…..tenho certeza que eu mais “uns par” por aqui, agradeceremos imensamente seu gesto.

    2. Separo bem Futebol, organização da copa e política

      Separo bem Futebol, organização da copa e política, concordo com você neste comentário, pois foi uma catastrofe, foi um vexame, entramos para a história das copas, para pior, e isso não é normal. A CBF, a comissão técnica e alguns jogadores evem ser cobrado civilizadamente sim, ganham muito bem e devem ser cobrados. Não sei o por que das reclamações do seu comentário, pelo menos nesse estou com você. 

      Mas, ganhamos fora de campo com a organização do evento, fomos capazes, ganhamos das prpfecias caóticas.

  9. Tá vendo? O governo fez a

    Tá vendo? O governo fez a Copa muito bem feita e organizada; ganhou de todos os apostadores contrários. Pelo jeito a seleção também deveria ter sido escalada pelo governo; talvez tivesse dado mais certo, rsrsrsrs.

    Sério, é uma lástima que, ao mesmo tempo em que conseguimos realizar um evento desse porte de forma tão eficiente, não contamos com um time à altura que nos fizesse campeões em nosso próprio gramado. E não bastava perder, tinha que se deixar humilhar. O resultado do jogo é mais do que justo, mas ainda estou a pensar se a seleção brasileira entrou em campo ou não.

  10. O aviso chegou tarde (2)

    luiz valentim

    A Rádio CBN já a noite culpou a Pres. Dima pelo resultado

    qua, 09/07/2014 – 07:32

    Os covardes comentaristas Carlo sardemberg culparam Dilma e Governo pelo resultado em campo.

    Carlos aAlberto sardemberb e Merval Pereira entraram no ar ontem a noite(o horario deles é de 08:00 a 0830e entre 12: 00 e1230 horas. 

    Eles “comemoraram o resultado” e Sardemberg , esse pulha , disse ue a Dilma é azarenta.

    O Merval disse que o Datafolha mostrou teoricamente a Dima tinha qganho uns pontinhos , quatro pontos , mas que com a derrota tudo muda.

    Não esperaram oo dia 09 chegar e a noite já pregaram o derrotismo.

    “O pós-Copa e a aposta nas eleições

    1. AÓCIO foi ao estádio assistir

      AÓCIO foi ao estádio assistir o jogo

      Foi i único jogo que ele assistiu em campo

      O Brasil perdeu

      Logo, Aócio é PÉ FRIO …

  11. marcha de quarta-feira de cinzas

    Marcha de Quarta-Feira de Cinzas

     

     

    Vinicius de Moraes

     

     

    Acabou nosso carnaval
    Ninguém ouve cantar canções
    Ninguém passa mais
    Brincando feliz
    E nos corações
    Saudades e cinzas
    Foi o que restou

    Pelas ruas o que se vê
    É uma gente que nem se vê
    Que nem se sorri
    Se beija e se abraça
    E sai caminhando
    Dançando e cantando
    Cantigas de amor

    E no entanto é preciso cantar
    Mais que nunca é preciso cantar
    É preciso cantar e alegrar a cidade

    A tristeza que a gente tem
    Qualquer dia vai se acabar
    Todos vão sorrir
    Voltou a esperança
    É o povo que dança
    Contente da vida
    Feliz a cantar

    Porque são tantas coisas azuis
    E há tão grandes promessas de luz
    Tanto amor para amar de que a gente nem sabe

    Quem me dera viver pra ver
    E brincar outros carnavais
    Com a beleza
    Dos velhos carnavais
    Que marchas tão lindas
    E o povo cantando
    Seu canto de paz
    Seu canto de paz

      

     

  12. O espetáculo tinha que

    O espetáculo tinha que acontecer. Para alegria de uns e tristeza de outros. Foi asim no PN de 1987, quando Marcel e Oscar detonaram a seleção de basquete dos EUA. Na casa deles.

    Ontem foi a seleção alemã, uma bela seleção que venceu o Brasil de forma implacável.

    Mas o que importa é que esse dia seguinte amanheceu como outro qualquer. Todos seguindo o ritmo de trabalho. O mundo não acabou, o Brasil não acabou.

     

  13. Derrota da Seleção

    Ouvindo uma radio local (a tribuna fm) aqui em Vitória pela manhã nesta quarta radio que é de um grande grupo que tem um jornal tabloide onde o candidado pelo PSDB sr. Aecio Neves é colunista. O comentarista era o Alexandre Garcia (aquele da globo) dizendo categoricamente que torceu a cada gol da Alemanha contra o Brasil porque assim as pessoas se dariam conta que a educação, a saúde, o transporte, a segurança está pessima. Tenho amigos que votam no Aecio e torceram contra o Brasil porque acreditavam que o resultado da copa irá influenciar ou não na eleição de Dilma. Agora um comentarista de nível nacional fazer campanha tão claramente contra o governo Dilma é um absurdo. Eles querem por que querem dar um golpe, falam em impedimento do presidente etc etc etc. Essa gente (parte da classe média alta) ao qual eu convivo tem horror a este governo e so falam de mensalão, dinheiro na cueca da compra de pasadema etc etc etc. Tudo sem base, eles não leem pois seu cérebro está para o que a grande imprensa fala. Lamento que Lula (em quem eu votei cinco vezes) tenta ser honesto e atender pedido de Frei Beto e nomear JB. Deu poder a oposição e o PT paga um preço altíssimo por isto, sem falar no absurdo de ver pessoas como Ze Dirceu, Delubio, Genoino presos enquanto vários canalhas que ao longo de décadas participaram de “tenebrosas” transações estão soltos e ricos. O PT tem quer reagir com esta imprensa já são tres mandatos. É preciso neste quarto encontrar um caminho para dificultar a vida desta elite que torce contra mas a maioria é por serem mal informados. São médicos, advogados, engenheiros que são bons profissionais mas que são analfabetos políticos.

     

  14. Os 7 erros

    Curiosamente, ao contrário do comportamento que tem com o Governo Federal, por exemplo, a mídia capitaneada pela Globo sempre protege e blinda a seleção de seus críticos. Erros primários e evidentes ficam escondidos  “Não se pode falar mal da Seleção”, ao menos enquanto ela ainda não foi eliminada.

    Vamos aos sete erros

    1 – Última conquista do Felipão no futebol antes de assumir a Seleção: Rebaixamento do Palmeiras para a segunda divisão.

    2- Parreira, assessor técnico, afundou o Flumimense até a Série C.

    3-Campeonato Brasileiro. O principal campeonato do país é um LIXO. Os 20 clubes lutam para não serem rebaixados. Ser campeão é apenas um bônus deste desafio

    4-Tática do Felipão foi totalmente copiada de outro “gênio” de nosso futebol: Muricy Ramalho. “Toca para o Neymar” e seja o que Deus quiser!  Técnicos brasileiros são apenas “treineiros”.

    5-Goleiro Julio César (aposta do Felipão) é o mais vazado da história do Brasil na Copa

    6-Centro-avante Fred (aposta do Felipão) é o pior centro-avante da história do Brasil na Copa.

    7- 90% dos titulares do Felipão são reservas em seus times na Europa. Inclusive jogando nas séries B e C.

  15. Alguém reparou?

    Senti um mau pesságio ao ver nossa seleção entrando em campo com semblante triste e olhando para o chão. Não me recordo se nos jogos anteriores também houve esse comportamento. Sabia que seria difícil resistir ao bombardeio midiático que se formou contra a Copa. Mina o emocional de qualquer um. Mas quero aqui parabenizar nosso governo, pois, sem dúvida alguma, estamos proporcionando ao mundo uma das mais belas e bem feitas festas!  Realmente é a “Copa das Copas” ! Obrigada Dilma! Jamais desacreditei que seria um evento elogiado por todo o mundo!

  16. O que?

    Caros senhores bom dia,

     não estou aqui querendo misturar campanha política 2014 com jogo da seleção brasileira. Muito menos com a copa do mundo.

    Não se pretende dizer que o país todo é um fracasso porque sua seleção perdeu a copa.

     Todavia, o que  se viu ontem foi uma inigualável sacanagem!

    Sinto-me um otário que perdeu tempo e dinheiro dedicando-me a torcer pela seleção brasileira!

    Nunca, jamais , em toda a história do futebol eu tive a infelicidade de assisti a um jogo como aquele!

    Aliás, o  que foi aquilo!?

    Certamente, não foi futebol!

    Noutro comentário que escrevi aqui , ao contrário da maioria, assumi   que ,  de fato, sou um  vira lata. Ora, somos mestiços assim como o amistoso cachorro  vira lata! O vira lata que  é exatamente o símbolo da cordialidade. Aquele que se dá bem em qualquer lugar. Mistura-se com ricos, pobres e até com moradores de rua!

    Mas, assumi com o respeito e o orgulho de ser brasileiro, fulcrando-me no  sentido histórico do termo. Valorizando a mistura brasileira e não no sentido do que teria pensado nelson rodrigues e outros no maraca.

    Assumi pensando em nossa origem indígena  invadida pelos outros e que nos transformou num emaranhado de vira latas.

    Aqueles vira latas  já citados por Gilberto Freyre que dariam exemplo ao  mundo!

    Aqueles vira latas que cordialmente sobrevivem diante de um equilíbrio entre contrários!

    Ontem , preliminarmente, vi pela televisão um povo vira lata, maravilhoso, mestiço, dando exemplo ao mundo de organização e cordialidade, como de hábito.

    Uma tarde linda  e com sol   amarelo!  onde só se via gente torcendo com vontade,    para que  a sua seleção de jogadores fosse vencedora!

    Mas, é claro, poderíamos ter perdido o jogo de 2×1, por exemplo,  ou de 1×0, ou melhor ainda, nos penaltis. Enfim, numa disputa digna de futebol, evidentemente, respeitando-se o adversário.

    Mas não.

    Ontem foi uma sacanagem.  Me senti um otário diante da televisão!

    Só posso pensar agora que fui um  otário que perdeu tempo torcendo por um bando de *&¨%$#$@$, desgraçando a utopia de seu país.

    Não se pretende fomentar o ódio, mas o que aconteceu ontem não pode e não deve merecer a dedicação e a cordialidade do povo brasileiro!

    A Alemanha veio para o país do futebol,  brilhou e mostrou para nós e para o mundo  como se joga não, como se brinca e se vence uma partida de futebol com total, absoluta e irreparável maestria!

    Venceu, inclusive, a nossa cordialidade! Desfilou-se pelo gramado  com um prato de macarrão com toda a simplicidade de um vira lata amistoso!

    Tiveram a hombridade,  a ternura , ou melhor  a misericórida de não meter um 10 a ZERO na seleção( seleção?) da casa!

    Nouto lado, via-se vira latas de todas as idades chorarem por serem crianças ou como crianças.

    Puxa vida! Que sacanagem!

    Finalizo-me com um profundo sentimento de decepção pela seleção( bando) de jogadores e comissão técnica brasileira ou sei lá quem tenha contribuído para a decepção histórica de ontem!

    Parabenizo a seleção alemã!  Foi meritosamente vencedora! Venceu a partida, venceu nossa cordialidade, venceu a torcida de 200 milhões de vira latas! 

    Bravo!

     

    Frustradamente,

     

    Obs: eu jamais vou  torcer por um  time de futebol – repita-se, time de FUTEBOL  no próximo sábado!

    Respeito a dignidade da pessoa humana já cravada na CR/88!

    Perder tudo bem, mas com dignidade!

    Isso não aconteceu ontem!

    Frustradamente,

     

     

  17. Perder faz parte do jogo, mas

    Perder faz parte do jogo, mas aquilo que se viu ontem é outro departamento. Que dignidade pode sobrar depois de um vergonhoso 7 X 1 que se configura no maior vexame da história da outrora gloriosa seleção brasileira de futebol? Talvez seja o maior vexame de uma seleção, ainda mais se tratando da que mais títulos tem. Quanto maior a altura, maior o tombo! É preciso, sim, citar os nomes dos (ir)rresponsáveis que atiraram os jogadores aos leões, pois foram eles que passaram vergonha ali dentro do campo. Estes irresponsáveis -começando pelo técnico e pela cbf, que foi quem o colocou no cargo- conseguiram agredir a auto-estima do brasileiro de maneira tão ou mais forte do que a campanha catastrofista e vira-latas da mídia porque uma das coisas que sempre motiva festa, orgulho, brincadeira e comemoração e até une torcidas adversárias é a seleção. Danem-se os que começam com aquela conversa de alienação, pão e circo, etc, não sou nenhum alienado e curto muito a seleção desde criança. Se ficar passando a mão nas cabeças destes irresponsáveis, nada vai mudar. Papo de almanaque de auto ajuda é o que a gente menos quer ouvir ou ler agora. Sim, quero a cabeça do irresponsável que não se deu ao trabalho de fazer seu trabalho decentemente, coisa que até o técnico da Argélia fez com mais competência, tanto que a Alemanha que nos aplicou um chocolate com salsichão destes só resolveu o jogo nos minutos finais da prorrogação. Depois, que se desmonte esta coisa anacrônica e de idoneidade duvidosa que é a CBF.

  18. Mais um prognóstico furado: o

    Mais um prognóstico furado: o de que a copa estaria comprada, pois em caso de derrota haveria um quebra-quebra generalizado nas ruas. Assim como aqueles que diziam que o evento seria um vexame foram desmentido, os que apostam na derrota em campo para ganharem na política também descobrirão que a esperança vencerá todo e qualquer sentimento de medo ou ódio.   

    1. Isso mesmo!

      Isso mesmo! profecias e terorias, todas caíram, falta poucos dias para fecharmos bem a Copa como organizção, que só pode ser manchada por vandalismo ou atos mais fortes, pois a organização foi boa, organização da Copa é uma coisa e seleção e outra, quem mistura isso é doente. Os alemaês não ganharam a Copa em sua terra em 2006, vamos ver se temos amaderecimento com unidade e como nação. Falta pouco para provarmos isso.

  19. Redenção

    Muitos analistas esportivos que vi ontem na tv estavam falando que foi a redenção da seleção de 1950, que chegou à final, perdeu de um time consistente, num jogo difícil, enquanto o de ontem parecia não ter entrado em campo. Se este vexame servir como “choque” para uma mudança profunda estrutural, até que vale a pena, mas o problema é que não creio nem nesta possibilidade, pois a “nova ” direção da CBF tem a cara e o jeitão da antiga, ou seja, um caminho que vai continuar obscuro, suspeito e tenebroso. Uma pena.

  20. Meninos, (sim, meninos,

    por Ruth Manus

    Meninos,

    (sim, meninos, porque quando uma seleção é eliminada na Copa do Mundo, não há mais homens no gramado. Há meninos. Com olhos vazios, sem rumo e sem qualquer indício de vergonha ou de pudor.)

    Escrevo só para agradecer.

    Agradecer porque vocês nos fizeram sentir o que há muito tempo não sentíamos.

    O nervosismo. A voz embargada. Tensão. Alegria. Nó na garganta. Dor de garganta. Explosão. Tristeza. Desilusão. Um turbilhão de sentimentos condensados em 4 semanas.

    Agradeço porque vocês conseguiram mexer com muitas emoções que andavam paradas. Bandeiras na janela por amor a um país (e não apenas a uma seleção), acima de qualquer outra questão.

    Porque vocês fizeram mais do que colocar corações para bater mais forte. Vocês colocaram corações absolutamente brasileiros para bater.

    Agradeço porque a cada jogo que passava, me sentia mais parecida com os desconhecidos na rua. Mais próxima do meu país, da minha gente.

    Agradeço porque o desfecho traumático não anula a alegria vivida.

    E por saber que vocês vão ter que encarar aqueles brasileiros de momento, que até ontem tinham orgulho e hoje já acham que “isso é Brasil”.

    Mas não se preocupem, para nós também é difícil suportá-los. Tamo junto.

    E o fato é que a tristeza é geral: do campo, do banco de reservas, da arquibancada, do sofá da sala, do banco do bar, da sarjeta.

    Mas, por favor, entendam, nós não estamos tristes com vocês, estamos tristes JUNTO com vocês.

    E tanto é assim que posso garantir que milhares de brasileiros queriam poder dar em vocês hoje o abraço que o David Luiz deu no James depois da eliminação da Colômbia.

    Obrigada, meninos.

    Obrigada por me lembrarem que eu nunca quis ser europeia. Alemã, holandesa, francesa, belga… Nem que me dessem um belo par de olhos claros.

    Que o que eu quero sempre é minha camisa amarela, minhas emoções escancaradas, quero o choro embriagado de hoje, esquizofrenicamente orgulhoso de ser quem somos até quando estamos apanhando como apanhamos.

    Abracem seus pais. Seus filhos. Suas mulheres. Seus amigos.

    Façam isso por nós, que queríamos abraçá-los talvez até mais do que iríamos querer se ganhássemos a Copa.

    E continuem sendo assim, brasileiros, acima de tudo.

    No cabelo enrolado, nas danças no vestiário, nos abraços verdadeiros, nos choros sofridos, na oração sincera e na certeza de que, bem ou mal, a gente segue em frente.

    7 a 1? Dane-se.

    Vocês me representam. E não é pela bola que jogam, é pelos caras que são.

    http://blogs.estadao.com.br/ruth-manus/carta-a-uma-selecao-derrotada/

     

    1. Não tem ” menino ” nenhum

      Não tem ” menino ” nenhum coisa nenhuma!

      Tudo de maior que ganha em um mes mais do que a maioria dos mortais brasileiros jamais teria trabalhando 10 anos.

      profissionais de futebol, só fazem isso, tem todo apoio e estrutura medica, fisica, emocional só para isso.

      Cada coisa…rs

      1. Concordo com você!

        Concordo com você! Ganham muito bem, tem muita estrutura para exercer a profissão, é inadimissível não ter controle psicológico com todas a estruturas e salários que possuem, foi uma aposta tática neste jogo com abalo emocional que vinha desde do início, resultou nesse vexame. Profissinais assim seriam cobrados em qualquer profissão. Um ditado: “Se não aguenta a pressão por que venho.” Ganham bem e devem ser cobrados por isso, civilizadamente. Em qualquer profissão teria uma cobrança diante de um resultado desse. 

        O única coisa que deu certo foi a organização da Copa, que só pode ser atinginda caso aconteça vandalismo, que convenhamos mostraria que somos pequenos como unidade, como nação, seríamos selvagens.

    2. Discordo!

      Discordo! Uma goleada dessa não é normal e nem deve ser aceita em nenhum lugar em nenhuma profissão, ganham muito bem para isso, tem estrutura, todo o suporte necessário. Um ditado se encaixa perfeitamente: “Está com medo por que venho”, se não aguenta a pressão é por que são meninos mesmo, o abalo emocional vinha desde do início da Copa, sempre que levava um gol percebia-se isso. O que é bem diferente de nossa organização, monstramos que temos capacidade de organizar o evento, é uma vitória, fomos homens, ao contrário dos meninos do futebol.

  21. Bom texto.
    Perder nunca é
    Bom texto.
    Perder nunca é bom. Mas crises podem gerar mudanças. Perder em 50 nos fez tricampeões 20 anos depois. Nos reinventamos mais de uma vez. Podemos fazer de novo.

  22. A mudança tem que começar na

    A mudança tem que começar na estrutura do futebol brasileiro.

    Não adianta a CBF trocar a comissão técnica apenas.

    Tem que haver mudança na própria CBF.

    Mesmo a CBF sendo privada, ela utiliza os símbolos nacionais, portanto, tem que ter a  participação do governo(povo).

    Tem que acabar com o monopólio das transmissões dos jogos dos campeonatos, principalmente o brasileiro, que atende aos interesses da Globo.

    Tem que haver uma mudança na estrutura do futebol brasileiro, ampla, geral e irrestrita, doa a quem doer.

    1. Não acho isso!

      O grande ídolo Brasileiro que foi o Ayrton Sena (na minha opinião), era de um esporte privado, a mistura das coisas não deve acontecer. É apenas um esporte, eles que se arrumem no mercado privado. Ganham bem para isso! tem lucros exobirtantes para isso, os Governos devem investir em esporte em geral como parte da educação.

  23. Gente…….que chororô é

    Gente…….que chororô é esse??  Perdemos para Alemanha…….um time que joga junto um bom tempo.  Perdemos para uma das melhores seleções do mundo…….tomamos goleada?  E daí…para tudo tem uma primeira vez.  Vamos parar de misturar política com futebol…….uma coisa é uma coisa…outra coisa é outra coisa!!  Bola pra frente pessoal…..há uma vitória muito maior pela frente….agora, em outubro. Precisamos estar preparados para ganhar em outubro…o resto é perfumaria…… Continuamos Penta….e continuamos entre os 4 melhores do mundo, com ou sem goleada.  A Espanha voltou logo no início com uma campanha pífia e ainda tomou um raio no avião de volta……. Amigos, perdemos feio, vamos refletir sobre o que deu errado, dentro do campo…..e bola pra frente.  O Brasil, há tempos, é bem mais que só futebol….e isso é muito bom!!!

    1. Dexa de conversa mole para

      Dexa de conversa mole para boi dormir.

      Que papo sem noçao é esse?

      Uma seleção como a Brasileira é humilhada , toma 4 gols em menos de 10 minutos e voce com essa conversa mole ?

      da um tempo…

      rs

    2. É isso aí, perdemos, feio,

      É isso aí, perdemos, feio, foi um placar humilhante, mas parou aí, não houve politização por parte da Dilma, perdemos para um excelente time, mas organizamos a melhor copa de todos os tempos .

      Se podemos achar culpados pelo abalo emocional dos jogadores deveríamos culpar a porca mídia, a pressão que houve foi da podre mídia e seus patrocinadores .

      Dizem que a Ana Maria Brega e Fátima bernardes fuçavam cada centimetro quadrado da Granja Comary  .

    3. O vexame em campo deve ser cobrado e analisado

      O vexame em campo deve ser cobrado e analisado, política é outra coisa, a organização do evento é outra coisa. A única vitória foi da organização do evento. Agora o time como um todo, não pode ser humilhado, são profissionais bem remunerados, tem todos os recursos para exercer a profissão, não poderiam ter esse abalo psicológico como o demonstrado em todo evento.

  24. Papinho fresco de
    O maior desastre do esporte mundial para os fãs do que já foi considerado uma arte…

    Um revés capaz de mover as mais fundas placas tectônicas…

    E ai vem aqueles papinhos frescos de merda…

    Não procurar bodes expiatórios.??? Tá maluco.???

    Tem que por fogo na CBF pra começar

    Depois retirar o futebol das maos da Rede Globo

    Por fim permitir o acesso dos torcedores seus clubes

  25. O que é impossivel suportar

    Nossa seleção é jovem. Nossa comissão técnica velha e ultrpassada. Nosso futebol no Brasil, nossos campeonatos são fracos. Nossos melhores jogadores vão embora muito cedo. Tudo é negócio, e milionário. Mas, tem uma coisa que não muda. A seriedade numa competição. Isso é um pilar do esporte. Então, em primeiro lugar, não dá pra existir uma Granja Comary como CT que passa a maior parte do tempo com chiuva e neblina, campo molhado, clima gelado. Não é sério ter cabeleileiro entrando na concentração para fazer o “look” dos jogadores. Não rola ter atriz global assisitindo treino para aparecer na midia. Não dá pra não ter treinamento sério, especialmente tático. Não é possível que a Globo manda e desmande a ponto de fazer os jogadores pagarem de pagodeiro no programa da Regina (mala) Casé ao vivo. Não é possivel mais aguentar a Globo querendo sugar até o osso os jogadores e o marketing deles. Para mim foi a mesma bandalheira da Copa de 2006, cuja ressaca motivou a saída fantasiosa  de “seriedade”  à la Dunga. Infelzmente, não podemos mais esperar nada de seleção brasileira. A CBF é uma empresa privada que usa o nome do Brasil e controla o esporte simbolo nacional. Preparem-se para novas e amargas derrotas. Felizmente, longe, muito longe daqui.

     

     

  26. É um erro misturar futebol, política e organização do evento

    Eu não sei qual é a dificuldade que as pessoas tem para admitir que o resultado de ontem foi sem dúvida alguma a maior humilhação existente em toda a história do futebol mundial.

    Precisamos admitir isso. Isso é absolutamente verdadeiro!

    Se não admitirmos e olharmos para o que houve ontem como sendo algo normal, até mesmo suportável, estaremos dando o primeiro passo para transformar o Brasil numa seleção medíocre para o resto da vida.

    É preciso admitir a humilhação catastrófica para que ela nunca mais se repita.

    1. Com certeza é um erro!

      Com certeza é um erro é um erro misturar futebol e política, a única coisa em que ganhamos foi a organização do evento, e deve ser lemabrada e comemorada por todos os governos envovolvidos e toda a nação.

      1.  
        Mas não percebo o Diogo

         

        Mas não percebo o Diogo politizando esta disputa futebolistica, ele está decepcionado como milhões de brasileiros .

    2. Certíssimo, eu como fã de

      Certíssimo, eu como fã de futebol e flamenguista doente estou envergonhado. A ressaca é moral e física, pois tive que afogar as mágoas.

      O povo também está. E movido pela emoção deve estar xingando todo mundo, do Dante, Felipão à Dilma. É uma reação emocional a algo que não se explica pela lógica, mesmo no menos lógico dos esportes. Com certeza realimenta o complexo de vira-latas, ainda mais que foi diante dos “arianos da super Alemanha”. E a Datafolha já deve estar em caampo detectando a queda da Dilma

      Mas isso é passageiro. O sentimento de vergonha permanecerá, mas ficará restrita ao futebol. A razão volta, e o povo vai saber que houve vexame em campo, mas não fora dele. É claro que pegará mal ouvir do governo que foi a Copa das Copas, quando a seleção brasileira perdeu de 7. Mas o brasileiro sabe que o governo cumpriu sua parte e que o pig mentiu. Em outubro o sentimento será esse

  27. Dizem que 7 é o número da

    Dizem que 7 é o número da mentira.

    Injusto, vai fazer o Brasil cair na real. Hora de novos caminhos e escolhas.

     

  28. MERECIDO !

    Isso cansa ! Toda derrota em COPA acaba na mesma choradeira e desfia um rosário de explicacões . 

    A ultima vez que chorei por derrota em COPA do mundo foi em 1982. Tinha 11 anos.

    Ainda assim , essa derrota não foi mais humilhante que a de 1998 para a Franca . E um dos protagonistas daquela derrota , hoje é um dos mais chulos e principais comentaristas da derrota atual : RONALDO. 

    No Brasil tudo é farsa . O que mais me espanta no brasileiro é a incapacidade de aprender com os fracassos.

    Merecido  !

    1. no Brasil não…………………………..permita-me discorda

      mas na preparação dos nossos jogadores, desde então, para disputar uma Copa, sim, uma farsa

      ainda temos especialistas que acreditam que trazer os caras para o país, juntá-los para que a Globo possa fazer com que eles brinquem de BBB na concentração, enfim, que tudo isto que acompanhamos pela tv é preparação

  29. O zancheta está tentando

    O zancheta está tentando fazer graça,bem ao estilo au au! A COPAS DAS COPAS só envergonhou em dois momentos: as globetes e seus ídolos de papelão na vaia e a seleção zumbi que a cbf preparou para que, se nenhuma desgraça grave acontecesse que pudesse prejudicar a imagem do país, colocaria em campo. Os que odeiam o país, mas que de programas de governo não entedem nada, só entendem mesmo de programas de seus pretensos candidatos luciano huck, faustão e asseclas, só tiveram isso para se “orgulharem”, dos únicos atos feitos por eles, cuja capacidade se limita a isso. Enquanto isso, nós que amamos o país brasileiro e acreditamos que era, sim, possível fazer uma espetacular copa do mundo aqui, sentimos que nosso papel foi bem feito: acreditamos no BRASIL e a COPA DAS COPAS foi magnífica. Os au aus sempre morrerão de medo dos pastores alemães, faz o seu rabinho sempre permanecer entre suas caquéticas pernas. Nunca vamos esquecer que os pastores alemães dos vira-latas, são a cbf, ricardo teixeira, globo e os merdais da vida. Como disse alguém, o vira-lata brasileiro é muito fácil de ser enganado, se der um osso a ele, ele nem perceberá que é o seu próprio osso que ele está roendo. É mole?

  30. do planeta futebol esqueceu o principal…

    que as derrotas consideradas normais não operam mudanças

    quanto a mensagem final, concordo 100%

    retornando para o planeta futebol, o sentimento de tristeza pela derrota humilhante deve sim restringir-se apenas às quatro linhas do campo

  31. Esse time juntamente com o

    Esse time juntamente com o seu treinador, entrará para a história como o time que proporcionou a derrota mais humilhante em cem anos de seleção brasileira.  E temos que dar graças a Deus que o vexame nos foi imposto pela escola alemã de futebol, se essa humilhação nos fosse brindada pelos hermanos, a humilhação seria ampla, geral e irrestrita pelo resto de nossas vidas, daqui a cem anos Los Hermanos estariam a nos atirar na cara essa derrota acachapante.  Agora sim eu acredito, Deus é realmente brasileiro, ao nos poupar de tamanha humilhação pelos próximos cem anos.  Assim espero!

  32. Recordar é viver. Neste mesmo

    Recordar é viver. Neste mesmo blog criticou-se (ou perseguiu-se) aqueles que diziam que o selecionado do Felipão e do Parreira era meia-boca e não chegaria a lugar algum. Aqueles que assim diziam, foram tachados de direitistas, anti patriotas, vendilhões e outros adjetivos.

    Parabéns àqueles que acreditaram nesse timeco ruim desorganizado e que não treinava.

    Vale a pena reproduzir aqui um post publicado em 02.07.14:

     

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-campanha-contra-a-copa-e-a-pressao-sobre-os-jogadores

     

    A campanha contra a Copa e a pressão sobre os jogadores

    Por Rogério Maestri

    Agora o Felipão é um técnico absolutamente obsoleto! 

    Depois do não #nãovaitercopa ter naufragado a torcida daqueles que por motivo político querem a derrota do Brasil na preparam outro factoide para prejudicar o hexa-campeonato.

    Primeiro se fez uma campanha ferrenha contra a copa, e esta campanha deve ter caído como uma bomba na cabeça dos jogadores brasileiros.

    Não foi o hino nacional que emocionou os onze que estavam em campo, foi a pressão sobre homens que jogam por prazer e alegria em justificar perante a família, aos amigos e ao povo brasileiro uma despesa que repetidamente foi citada como inútil e mal aplicada, além de retirar dinheiro das “criancinhas brasileiras” e dos “velhinhos do SUS”.

    Como o embuste não colou, e os lucros a médio e longo prazo serão maiores do que os custos e a copa virou um sucesso, a pressão aliviou se transformou em choro e de alívio dos nosso jogadores e nervosismo.

    Como o Felipão já diagnosticou perfeitamente o problema e está procurando auxílio técnico para conseguir colocar nos eixos os sentimentos de seus comandados, vem outra bomba:

    Felipão é um treinador absolutamente obsoleto! (vide http://espn.uol.com.br/video/421896_o-brasil-tem-um-tecnico-absolutamente-obsoleto-analisa-mauro-cezar).

    Se este tal de Mauro Cezar conhecesse um pouco da história da seleção brasileira veria que NUNCA tivemos um técnico que segundo a imprensa fosse essencial para vitória, tivemos grandes técnicos que foram sistematicamente perseguidos por nossa imprensa desportiva.

    A crítica começa por Vicente Feola que segunda a imprensa da época dormia durante os jogos do Brasil (negado claramente pelo depoimento de Djama Santos) simplesmente armou um time que se tornou uma lenda, e depois do time em campo eles que se virassem (após muita conversa com os jogadores antes das partidas).

    Também tivemos o Zagallo e o Parreira, dois técnicos muito criticados, sendo que o primeiro simplesmente conservou o time de João Saldanha colocando somente na escalação “O Dadá Maravilha” para satisfazer o general presidente da ditadura e deixou o mesmo até fora do banco de reservas. Ou seja, apesar de muitos desses técnicos serem respeitadíssimos por seus colegas, técnicos de futebol, a imprensa sempre falou mal dos mesmos, sendo os mesmos consagrados depois dos títulos.

    Resumindo, a baixa política mais uma vez interfere na seleção nacional, se começou pelo fracasso que seria a copa, agora se procura desprestigiar o Felipão, tudo continua na mesma.

    TAGS

      

     

  33. que texto!

    que mandrake, que moralistas, que carola nao confesso nao, nao acredito  e cacete que humilhacao 7 x 1  meu time perdeu feio, que venham estes da vida tentar levantar defunto que nao vai passar porra nenhuma. Perdi!

    que papo malandro .

    deixa disso, separa, briga nao tem regra(JS) e nem derrota. Que grande time alemao? Porra nenhuma timinho era o nosso, de um craque soh. Para com isto.

    “Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”Friedrich Nietzsche

  34. seleção brasileira

    Creio que se a seleção jogasse o mesmo futebol que jogou na Cpa das Confederaçõs teria levado essa copa. Talvez o povo brasileiro tenha contribuido pr essa derrota. Pois desde o inicio da Copa que se ouvia comentários de que o Brasil teria comprado a copa. Que isso que aquilo, só ouvia critics contra a própri seleção do país, não havia nenhum apoio, talvez isso tenha influenciado muito a seleção que começou a copa sem o apoio do seu próprio povo. Essa seleção merece uma nova oportunidade, para mostrar que pode ganhar uma copa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador