Executivos da OAS são condenados na Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Justiça Federal do Paraná condenou o ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro, conhecido como Leo Pinheiro, e outros executivos da empreiteira pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção na Lava Jato. Ainda cabe recurso.
 
Leo Pinheiro foi condenado a 16 anos e 4 meses de prisão, a mesma pena aplicada a Agenor Medeiros, ex-diretor-presidente da área internacional. 
 
O juiz Sergio Moro ainda condenou Mateus Coutinho de Sá Oliveira e José Ricardo Nogueira Breghirolli a 11 anos de reclusão e o funcionário Fernando Stremel, que terá que cumprir 4 anos, em regime aberto. O doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa também foram incluídos na condenação.
 
A OAS é acusada de ganhar contratos junto à Petrobras de obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e Getúlio Vargas, no Paraná, mediante o pagamento de propina. Também é acusada de formação de cartel com outras empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Os executivos foram presos na 7ª fase da Operação da PF e do MPF, deflagrada em novembro do ano passado.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fácil de Entender: PT (economia real) x PSDB (monetarismo)

    Os esquemas são parecidos e ilegais. O PT, por querer industrialização e economia real, tem o apoio das empreiteiras, que são defendidas por ele. O PSDB, por ter governado o monetarismo, tem o apoio dos bancos. A mim, me parece que o que existe não é uma oposição ideológica, mas de dois grupos econômicos. Os escândalos de sonegação (Banestado, Satiagraha, HSBC e Zelotes) somem do noticiário, e há movimentação dos altos cargos públicos para que nada ocorra com os bandidos. O escândalo que envolve as empreiteras (Lava-jato) está jogando todo mundo na masmorra, com prova ou sem prova alguma. A mídia é o braço forte dos banqueiros. É clara a diferença de poder dos dois grupos econômicos.  

  2. Enquanto isso a Dilma

    Enquanto isso a Dilma continua com o Zé da Justiça, o Mercadante e pensando em regime – e a PF, o MPF, o Moro e a mídia, buscando uma tese que se sustente na “opinião” pública para prender o Lula em um dia mais “adequado”. VTNC Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador