Gilmar afirma que Lula não tem chances de ser candidato com liminar do Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse na sexta (4), segundo o portal Uol, que Lula não tem chances de ser candidato a presidente na eleição deste ano pois a Lei da Ficha Limpa é muito clara em barrar postulantes com condenação na Justiça.
 
Os entusiastas de Lula candidato e sua defesa técnica acreditam que o petista poderia levar adiante uma candidatura sub judice, a partir de uma liminar do Supremo.
 
Mas Gilmar minou esse caminho declarando que não vê “possibilidades de que possa prosperar no Supremo Tribunal Federal um recurso que habilite Lula para disputar as eleições.”
 
O ministro ainda disse que “o próprio Lula sabe que não pode disputar as eleições, mas o PT insiste na sua candidatura por uma estratégia de sobrevivência. Lula é a única figura capaz de unir a esquerda.”
 
“Se o PT assegura que não tem plano B e que sua única opção é a candidatura de Lula é porque sabe que a sua união e a da esquerda depende de Lula”, acrescentou.
 
Gilmar explicou que a única chance de Lula conseguir habilitar sua candidatura é revertendo a condenação no caso triplex.
 
Apesar disso, o magistrado apontou que Lula pode deixar a prisão antes das eleições a partir de um habeas corpus de ofício. “(…) um magistrado do Supremo pode conceder caso considere que alguém sofre uma injustiça.”
 
A partir do 10 dia, o STF deve divulgar o resultado do julgamento virtual de um recurso da defesa de Lula contra a prisão imposta por Sergio Moro. Há expectativa de que o resultado possa ser favorável ao petista pois o julgamento, que começou na sexta (4), é feito na segunda turma da Casa, onde 4 dos 5 ministros são de perfil “garantista”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se houver uma guerra civil

    Se houver uma guerra civil qual será a relevância do voto ou da vida de Gilmar Mendes?

  2. Gilmar Mendes: o político tucano com toga no STF

    Gilmar Mendes é esse que, descumprindo a CF/1988 (que ele e colegas de côrte juraram guardar e disso têm o dever de ofício), impediu o Ex-Presidente Lula de tomar posse como Ministro de Estado da Casas Civil, em 18 de março de 2016, acelerando o golpe de Estado midiático-policial-judicial parlamentar que visava não apenas derrubar o governo da Presidenta Dilma Rousseff, mas aniquilar o PT e a Esquerda, criminalizando, condenando e prendendo os líderes desse partido e espectro político, mas desmontar o Brasil, alienando aos estrangeiros nossas riquezas e setores estratégicos, transformando nosso País numa colônia fornecedora de produtos primários e dominada pela ditadura da toga, da banca, do empresariado vira-lata e das oligarquias latifundiárias, da velha política e da burocracia improdutiva nas hostes do sub-estado colônia.

    Gilmar Mendes possui conhecimentos jurídicos e políticos superiores a seus colegas medíocres no STF. E GM os usa em benefício dos políticos do partido dele, o PSDB. Essas declarações de GM, como que sugerindo ao ex-Presidente Lua que a única chance de ser libertado do cárcere seja desistindo de se candidatar à presidência da república mostra que tanto GM como a direita oligárquica, golpista, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista sabem que NÃO conseguirão fabricar um candidato com viabilidade eleitoral,  capaz de derrotar Lula ou qualquer candidato da Esquerda que apoiado pelo Ex-Presidente e que se comprometa, de fato, a revogara TODOs os atos executivos e legislativos do pós-golpe. Ademais, GM condiciona libertação de Lula da solitária em que foi jogado após fraudulentos e criminosos processo e condenação, SEM QUALQQUER PROVA, e tendo cerceados os mais básicos direitos, como o de se defender e produzir provas favoráveis, que destróem TODAS as farsas e fraude usadas para sentenciá-lo a prisão em regme fechado. Essas manobras de Gilmar Mendes são as regras do jogo impostas pelos golpistas.

    Mas o que as basses, militâncias do PT e da Esquerda, a presidência do partido e o ex-Presidente Lula devem fazer é desafiar a ditadura da toga e manter o Ex-Presidente, de A a Z como candidato do partido. Os demais partidos de Esquerda devem boicotar eleições que, sem Lula, serão uma fraude, para não legitimar essa fraude que os golpistas querem nos impor., ou retirara suas acandidaturas, mantendo apoia à do Ex-Presidente Lula, até as últimas conseqüências. Legitimar uma eleição sem Lula é concordar e legitimar uma fraude grosseira da ditadura da toga.

  3. Elegibilidade de Lula

    Ao afirmar que Lula nao tem chance de ser candidato as eleicoes deste ano, Gilmar Mendes demonstra que nao conhece bem, como se esperava, a legislacao brasileira. Vamos lembrar a S.Exa.: O art.26C da Lei Complementar 64/90, permite que Lula, ao  recorrer ao STJ,em Recurso Especial da sua condenacao, ou ao STF em Recurso Extraordinario, requeira uma Liminar Cautelar para suspender a sua inelegibilidade, ante a presenca do “fumus bonis juris” e “periculum in mora” naqueles processos.Isto antes de requerer o registro de sua candidatura, o que ja pode ser feito de imediato pois esta correndo prazo para aqueles recursos. Deferida esta liminar cautelar, os recursos Especial e Extraordinário passam a ter tramitacao especial prioritária a qualquer outro processo, exceto HC.É imprescindivel o deferimento da liminar cautelar de suspensao da inelegibilidade naquelas cortes, para que o Registro da Candidatura seja garantido.Se o merito dos Recursos nao for julgado antes da eleicao, o candidato concorre a elas e se vitorioso sua diplomacao e posse ficam garantidas ate o julgamento do merito,transitar em julgado.Se o merito for a anulacao ou absolvicao do candidato ele continuará no cargo. Se a condenacao for mantida ele perderá o cargo. 

  4. #LulaLivre na prática, como seria?

    Só há duas possibilidades:

    1) O TRF-4 se reúne com o juiz de Curitiba, e diante das insuportáveis pressões do acampamento Marisa Letícia, e dos temíveis trompetes tocando Olê, Olê, Olá, Lulá, Lulá, sem esquecer a cantoria da Ana Cañas, decidem de comum acordo rasgar e cancelar o processo que originou a condenação, e emitem um comunicado conjunto e sucinto: “Aê galera, foi malz, desculpaê qualquer coisa”;

    2) STJ – O Superior Tribunal de Justiça (não é o Supremo), a terceira instância, reverter a condenação e anular o processo por “excesso de fraudes e afronta ao Direito”. 

    Há uma terceira possibilidade? 

    1. Elegibilidade de Lula

      HA SIM . POSTEI UM COMENTARIO AQUI, ANTES DO SEU E NAO SEI POR QUE NAO FOI PUBLICADO: A POSSIBILIDADE ESTA PREVISTA EM  lei complementar no. 64 no art. 26C. É SÓ  OS ADVOGADOS DE LULA AGIREM.

  5. LOGICAMENTE

    E logicamente, Gilmar vai se declarar impedido por ter exposto seu entendimento quanto ao caso, quando for participar do julgamento de Lula, não é mesmo?

  6. Gilmar afirma que Lula não tem chances…

    Guerra civil no Brasil ?  Não há a remota possiblidade disso pois o brasileiro é frouxo para tal empreitada.  Lula foi preso e o que aconteceu ?  Nada de relevante.

  7. Quanta generosidade!

    O Presidente Lula, um inocente ilegalmente enclausurado poderá ser libertado ANTES DAS ELEIÇÕES? Como os golpistas são generosos!

  8. Gilmar é porta voz do

    Gilmar é porta voz do supremo? Está aí mais uma prova que a defesa de Lula pode usar a seu favor.

    Há um acordo para evitar que Lula seja candidato, com  supremo e com tudo!

    Como pode um juiz, e são 11 no total, afirmar que Lula não pode ser candidato? como ele sabe disso?

    e o julgamento dos outros ministros não conta?

    Então que se reverta o processo do triplex, oras, só quem é injusto e age de má-fé é que não percebe

    que o processo é fraudulento e imoral.

     

  9. Tenha a mesma dúvida… qual o interesse desse site em reproduzir essas matérias antigas??? Tão querendo tumultuar a candidatura do Lula?????

  10. Observemos que este faz news se refere a processo passado sobre julgamento do juiz parcial em 2018 que foi anulado pelo STF.

  11. São são só Moro e Dalagnol os membros do “Judiciário” que trabalharam pela deposição de Dilma e pelo impedimento de Lula disputar as eleições de 2018. Há outros criminosos de toga, agora, posando de Democratas. São tão bandidos quanto Moro e Dalagnol, são tão Togas Sujas como esses pilantras.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador