Justiça recebe denúncia e Renato Cariani vira réu por tráfico de drogas

Influenciador fitness e outros quatro acusados têm 24 horas para entregar os passaportes e estão proibidos de deixar o País

Jair Bolsonaro e Renato Cariani. Crédito: Reprodução/ Youtube

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu a denúncia do Ministério Público para tornar o influenciador fitness Renato Cariani e outras quatro pessoas réus por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.

A decisão da juíza Maria Vendeiro, da 3ª Vara Criminal de Diadema, determina ainda que os acusados têm 24 horas para entregar os passaportes e estão proibidos de deixar o País. 

De acordo com a investigação, Cariani, Fabio Spinola Mota e Roseli Dorth usaram a empresa Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda., produtora de produtos químicos, para falsificar notas fiscais de vendas de produtos para multinacionais farmacêuticas. Os insumos, porém, não eram destinados às multinacionais, mas sim desviados para a fabricação de crack e cocaína para o Primeiro Comando da Capital (PCC). 

A PF informou que os três sócios tinham conhecimento da ilicitude da operação e participavam diretamente do esquema criminoso a partir de provas captadas em interceptações telefônicas com autorização judicial. 

Entenda o caso

Entre 2014 e 2021, a Anidrol emitiu 60 notas fiscais falsas em nome de grandes indústrias farmacêuticas, como AstraZeneca e LBS Laborasa. O trio também realizou depósitos em nome de laranjas. 

Em seis anos, o esquema promoveu o desvio de aproximadamente 12 toneladas de acetona, ácido clorídrico, cloridrato de lidocaína, éter etílico, fenacetina e manitol, substâncias usadas na transformação de pasta base de cocaína em pó e em pedras de crack.

A PF deu início às investigações depois que a Receita Federal identificou transações suspeitas entre a AstraZeneca, que teria feito depósitos de mais de R$ 200 mil, e a Anidrol. Mas a farmacêutica negou a compra de produtos da empresa sediada em Diadema.

Renato Cariani tem 7,7 milhões de seguidores no Instagram e 6 milhões no YouTube. Ele ganhou notoriedade por produzir conteúdo sobre emagrecimento e hipertrofia, além de promover programas no formato de reality show com exercícios físicos.

Bolsonarista, Cariani contou com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no próprio podcast, em pleno período de campanha eleitoral em 2022. Na ocasião, o influenciador negou que a visita serviria de palanque eleitoral e que perdeu mais de 30 mil seguidores somente ao anunciar a entrevista.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador