OMC condena políticas de informática e de apoio à indústria de chips brasileiras

shutterstock_229382236

A Organização Mundial do Comércio (OMC) emitiu relatório nesta sexta-feira, 11, no qual condena, entre outras, a legitimidade da Política de Informática, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para TV Digital (PADTV).

Os programas estipulam incentivos fiscais e redução de IPI (imposto sobre produtos industrializados), adotados ainda pelo governo de Dilma Rousseff, portanto, segundo a OMC, devem ser abandonados, pelo menos da forma que são aplicadas. O governo brasileiro poderá recorrer da decisão.

Documento confidencial de 400 páginas, obtido pelo jornal “Estado de São Paulo”, diz que os juízes da entidade atenderam ao pedido do Japão e da União Europeia, que alegavam que a política de incentivos fiscais aos setores de telecomunicações, automóveis e tecnologia é ilegal e afeta empresas estrangeiras de forma “injusta”.

Na avaliação de especialista em política internacional, se a decisão da OMC for mantida após apelação do governo, a política industrial brasileira como um todo ficará seriamente comprometida, além de causar fortes impactos na já combalida economia do país.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador