PF ainda aguarda ajuda dos EUA para saber se Bolsonaro usou cartão de vacinação falsificado

Departamento de Justiça pode esclarecer se Bolsonaro e investigados usaram cartão de vacinação fraudulento para entrar nos EUA

"Tem gente do meu lado, que trabalhou comigo, presa por um crime impossível de acontecer", diz Bolsonaro em entrevista concedido às vésperas de depoimento na Polícia Federal. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Polícia Federal aguarda a cooperação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o DOJ, para saber se Jair Bolsonaro usou cartões de vacinação fraudulentos em sua entrada naquele país, em dezembro de 2022, após perder a eleição presidencial.

Os agentes federais apresentaram nesta terça (19) o relatório de mais de 200 páginas em que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 16 pessoas por inserção de dados falsos no sistema de informação do Ministério da Saúde e associação criminosa. Entre os indiciados está o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, que delatou o caso à PF.

“A investigação aguarda os dados decorrente do Auxilio Jurídico em matéria penal solicitado junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos – DOJ, que podem esclarecer se os investigados fizeram uso dos certificados de vacinação ideologicamente falsos quando da entrada e estadia no território norte-americano, podendo configurar novas condutas ilícitas”, diz o relatório do indiciamento.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 15 dias para que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, analise o trabalho da PF e decida se irá apresentar uma denúncia.

O senador Humberto Costa (PT) anunciou no X, antigo Twitter, que Gonet receberá uma comitiva de parlamentares na noite desta terça, para avaliar se irá desarquivar o relatório da CPI que pediu o indiciamento de Bolsonaro.

Leia também:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador