Salvem o porteiro! Já! Por Marcelo Auler

Mais do que o possível desemprego, o porteiro do Vivendas da Barra passa a ter a sua vida e a de seus familiares em risco

Registro do ingresso de Elcio Vieira no Condominio Vivendas da Barra, no dia do assassinato de Marielle e Anderson | Reprodução da TV Globo

Salvem o porteiro! Já!

Por Marcelo Auler, de São Paulo

em seu site 

Ninguém duvida que no Condomínio Vivendas da Barra há moradores milicianos. A quantidade deles ainda está por ser apurada, mas que existem, não resta dúvida.

Milicianos, no Rio de Janeiro, a história tem demonstrado, são capazes de tudo. Normalmente, esse tudo sempre se dá ao arrepio da lei. Ou seja, dentro da criminalidade.

No dia 14 de março de 2018, portanto muito antes de se iniciar a disputa eleitoral do ano passado, o porteiro do Condomínio Vivendas da Barra, na Av. Lúcio Costa, Barra da Tijuca (RJ), no estrito cumprimento de suas funções, registrou no livros e/ou fichas de controle dos acessos ao condomínio, o ingresso do Logan placa AGH 8202, tendo como destino a casa de número 58. O registro mostra que o ingresso do carro, dirigido por Élcio Vieira, ocorreu às 17h10.

Certamente, ao cumprir estritamente seu dever profissional, ele jamais imaginaria que o ocupante daquele carro, horas depois, às 21h30, do outro lado do Maciço da Tijuca, a quilômetros de distância dali, participaria do assassinato da vereadora Marielle Franco, do PSO e de seu motorista, Anderson Gomes. Talvez o porteiro nem soubesse quem era Marielle.

Sem poderes premonitórios, o funcionário do condomínio também jamais preveria que, sete meses e meio à frente, em 28 de outubro do mesmo ano, o morador da casa 58, Jair Messias Bolsonaro, se elegeria o 38º presidente da República, com 55 milhões de votos. Portanto, ele não tinha motivo algum para registrar erroneamente a entrada daquele carro.

Muito provavelmente, entre os milhões de eleitores do “mito” pode estar o porteiro que, na tarde daquela quarta-feira (14 de março), cumprindo seu dever, registrou o ingresso do Logan, transportando um futuro assassino, que anunciou como destino a casa onde morava o futuro presidente da República.

A hipótese de erro no registro acabou afastada quando o referido porteiro, em 7 e 9 de outubro passado, ao prestar depoimentos na Delegacia de Homicídios do Rio, confirmou os dados. Tal como notiuciou o Jornal Nacional, da TV Globo, em 29 de outubro, nos depoimentos esclareceu ter ligado duas vezes para a casa 58 – de Bolsonaro – falando com o “Seu. Jair”,

Na primeira ligação recebeu autorização para deixar o carro entrar. Na segunda, questionou o fato de o visitante – Élcio Vieira, como consta do registro – ter ido para a casa 66 e não para a 58. Então, segundo o depoimento, “Seu Jair” disse que “sabia para onde Élcio estava indo”.

As promotoras Simone Sibilio, Letícia Alqueres Petriz e Carmem Elza Bastos de Carvalho, açodadamente concluíram que “o porteiro mentiu” | Foto: Agência Brasil

Com base no registro de entrada do carro com destino à casa 58 e nos depoimentos do porteiro na Delegacia de Polícia, a TV Globo, no seu papel de informar, deu divulgação ao furo obtido por seus repórteres. Fez o seu papel.

Sem dúvida, como pontuou Luís Nassif – Se fizer jornalismo, a Globo conseguirá ressuscitar a denúncia – poderia ter trabalhado melhor a notícia, evitando dar margens a desmentidos. Mas, acostumada aos vazamentos da Lava Jato – que “transformou a imprensa em mera publicadora de releases”, como salientou Nassif -, levou ao ar o que recebeu. Não buscou detalhes que comprovassem ou desmentissem os fatos. Como, por exemplo, a inexistência de interfones naquele condomínio, informação importante dada por uma fonte ao mesmo Nassif.

A divulgação pela TV Globo levou o Ministério Público do Rio, através de três promotoras – Simone Sibilio do Nascimento, Letícia Emile Alqueres Petriz Carmem Elza Bastos de Carvalho, do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – açodadamente concluir que “o porteiro mentiu!”, tal como vários sites e jornais divulgaram.

Estranha a pressa com que as três promotoras – entre as quais Carmem de Carvalho, que como Leandro Demori divulgou no The Intercept (Urgente: a promotora do caso Marielle precisa ser afastada) é uma declarada eleitora de Bolsonaro – correram a querer desmentir o porteiro, antes mesmo de ouvi-lo novamente (lembremos, os depoimentos foram prestados à polícia).

Continue lendo…
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Passou da hora de o congresso entrar nessa barafunda ….está mais que claro que os envolvidos na investigação são da turma do Chacrinha, vieram mais pra confundir que esclarecer….
    Se o país não quiser se entregar de bandeja ai crime organizado, o congresso deve criar cpi e uma verdadeira força tarefa para esclarecer o caso e punir quem deve ser punido….o restante é patifaria….

    1. disse tudo…
      patifaria ou preservação de um status quo do interesse da maioria

      o crime pode ser o mais hediondo possível, mas da sua elucidação só querem o capital simbólico, a propaganda pessoal e das instituições que representam

      fora o por fora, muita grana para quem mais complicar

  2. Conta-se, na gruta do china, que para se protegeram de bandidos e matadores de outros territórios, os milicianos costumam se juntar…
    a casa de um é a casa de todos, algo assim, no sentido de que o que um tem, todos têm; o que um odeia ou ama, todos amam ou odeiam; o que um não faz, outro faz; mas sempre precisam da permissão do mais forte ou influente ou do que é motivo da adoração de todos, antes de qualquer “trabalho”

    coisas que vêm da idade média, pensei, quando um rei não matava outro rei, mas permitia

  3. Na briga desses 3 elefantes brancos (Bolsolixo, Witzel e Rede Bobo) quem sai perdendo é a pobre da grama (Porteiro) que só não agora pro vinagre prá não dar muito na vista.
    Com milícia, nem Bebianno, ex-amigo do Miliciano-Mór, brinca.

  4. 1) Ronnie tem a fotografia do registro desde janeiro, enviada pela mulher dele (!). Isso foi logo depois dos depoimentos de Lessa e Queiroz. Por que foi tirada? Quem tirou a foto e como a planilha foi acessada?
    2) Portanto, os comparsas, já sabiam desde janeiro que havia uma evidência comprometedora da entrada de Élcio. Pior, comprometia também Bolsonaro! Foi tirada para eventual salvaguarda ou chantagem?
    3) Se a policia apreendeu o celular de Lessa em março, é porque ele estava sendo investigado. Por que a polícia não investigou as entradas no condomínio onde morava, mesmo que não soubesse da ligação com Élcio, principalmente no dia do crime.
    4) Se tivesse investigado (planilha e áudios), saberia desde há muito (março) que Élcio visitava o condomínio, no mínimo na noite do crime. Não precisaria esperar abrir o celular de Ronnie (outubro?) para fazer isso e descobrir a(s) visita(s).
    5) Só depois da Globo noticiar sobre a planilha E a existência de áudio é que resolvem fazer (com urgência, depois de meses) uma (im)perícia nos arquivos? (e não no computador?). Ou a “insuspeita percuradoura” retirada apenas viu o vídeo do “0n” na Internet?
    6) Ora, pelo menos desde janeiro, os comparsas já sabiam que os registros na portaria os comprometiam e tiveram pelo menos 9 (NOVE) meses (é, uma gestação) para eliminar, alterar e criar (gravar) arquivos e datas, com toda tranquilidade. Coisa que provavelmente já está perdida pela porca e imediata (im)perícia feita.
    7) Observe-se ainda que hoje, uma boa central de portaria comum programável pode fazer ligações para fixos e celulares em qualquer lugar, incluindo Brasilia e Arábia Saudita. E também registra as ligações feitas e recebidas.
    8) Finalmente, é difícil saber quem estará obstruindo ou avacalhando mais as investigações: a polícia de Witzel, a PM de milicianos, o MP bolsonarista, o MPF idem de Aras ou a PF de Moro? Cacilda!!!
    9) Em todas as reportagens que vi, ouvi ou li sobre o mordomo, digo porteiro, ele é elogiado por moradores e colegas. Pena que “não passe” de um mordomo…digo, porteiro…
    10) Independentemente de tudo isso, é no mínimo incômodo que um presidente da república tenha foto com um suspeito de assassinato, tenha sido sogro de outro, vizinho de alguns metros e tenha um histórico de defesa, ligações, elogios, emprego e ate homenagens a milicianos publicamente reconhecidos, investigados, expulsos e condenados. Militias in Power?
    Bem, por tudo isso, não se pode afinal afirmar o envolvimento de Bolsonaro.
    Muito menos descartá-lo, né?

  5. O que é preciso para quebrarem os sigilos telefônicos dos telefones do bozo, e da portaria do condomínio? Supondo que o sigilo telefônico dos milicianos assassinos presos já tenha sido quebrado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador