Sobre a Petrobras e a lógica do comentarista econômico, por Luis Nassif

Aí, quando cai o preço do petróleo, expõe-se a fragilidade da empresa e @ comentarista justifica sob a alegação de que a Petrobras tem que vender suas subsidiárias para ficar apenas com a parte em que há maior risco.

Diz @ comentarista, aprovando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de permitir a venda de subsidiárias da Petrobras’s:

“A Petrobras está passando por momentos difíceis, devido à queda nas cotações de petróleo. Por isso precisa vender suas subsidiárias para dar foco no seu objetivo central, que é a exploração de petróleo”.

Análise a dificuldade em contextualizar a questão e se subordinar aos bordões do jornalismo econômico atual:

  1. A Petrobras está em situação difícil por conta da queda do preço do petróleo.
  2. Na cadeia do petróleo, há a prospecção, o refino, a distribuição, o transporte. A queda na demanda por petróleo afeta todos os setores. Mas os movimentos especulativos com as cotações afeta especialmente a prospecção. Refino e distribuição trabalham com margens de lucro – independentemente do preço do petróleo. O mesmo acontece com a transporte.
  3. Por isso mesmo, o maior hedge de uma indústria petrolífera é a atividade integrada. Quando cai a rentabilidade da prospecção, ganha-se com os demais elos da cadeia produtora.

O que os atuais dirigentes da Petrobras estão fazendo é se desfazer de todos os elos, deixando a Petrobras apenas com a parte mais vulnerável da produção, que é a prospecção de petróleo. Aí, quando cai o preço do petróleo, expõe-se a fragilidade da empresa e @ comentarista justifica sob a alegação de que a Petrobras tem que vender suas subsidiárias para ficar apenas com a parte em que há maior risco.

Luis Nassif

68 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você acha mesmo que “dificuldade em contextualizar a questão”? Todos sabem que é uma tremenda de uma pi-lan-tra-gem. Mas todos, absolutamente to-dos, do jornalistazinho ao supremozinho, vão auferir regiamente pela capachice a que se submetem. Não tem inocente nessa história. No fundo, os colonizados se acham cidadãos da metrópole, como um colonizador, e que a ela retornarão com o seu quinhão espertamente faturado à custa do populacho otário, que despende seu suor e seu tempo de vida para enriquecer os sinhozinhos. A metrópole hoje é “maiami”, não mais Lisboa. Mas a ideia é a mesma de há 300, 200 anos.

      1. Disse-o bem: pensa. As bobagens, os preconceitos e deformações que você escreveu nos diversos comentários não é pensamento. É mero mau-caratismo ou má fé. Pensamento, jamais!

        1. Eu não mudo uma palavra do que eu disse sobre a gigantesca máquina de corrupção em que “a Petrobras foi transformada pelo PT e seus partidos cúmplices no assalto aos cofres da empresa”.
          Essa última frase foi dita pelo Marcelo Odebrecht.

          1. Quem do PT ou da esquerda VOCÊ acha que está com todo esse dinheiro que você fala (e o Odebrecht) que foi roubado? Precisamos saber pois não se consegue ver NENHUMA ´PROVA contra eles.

          1. Quem do PT ou da esquerda VOCÊ acha que está com todo esse dinheiro que você fala (e o Odebrecht) que foi roubado? Precisamos saber pois não se consegue ver NENHUMA ´PROVA contra eles.

        2. Esse blog não tem moderador. Todos os insultos são permitidos.
          Esse sujeito já me chamou de todos os nomes, por mais que eu tentado contemporizar.

          1. “Eu odeio esse Brasil “Minas Gerais-Nordeste-Rio Zona Sul”. Era nojento demais, atrasado demais, bolorento demais. Tancredo Neves tinha apartamento na Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana. É uma benção divina que esse nojento Brasil mineiro-carioca está morto.”

            “Aliás, o apartamento do Tancredo Neves era um latifúndio financiado em “500” meses pela Caixa Econômica Federal, que obviamente só tinha dinheiro pra financiar imóveis para “a nossa turminha mineira-nordestina-carioca”.”

            E esses seus comentários transcritos acima, o que são, a não ser insultos, preconceitos, calhordices?

            Curioso é você se dizer contra a corrupção e acreditar em palavra de um corruptor da pior espécie, de uma família de roubos históricos, de décadas.

            Um détraqué que não tem argumentos e, agora, tenta se vitimizar. Comportamento de crápula, de covarde.

  2. O cinismo dos “antipátridas” de nossa meRdiocrelite e seus defensores à serviço de interesses exógenos é o principal problema deste país não nação.
    Como um tumor em metástase, é uma rede de canalhas que cresce a cada investida recuperatória de radio-quimioterapia de governos nacionalistas (no sentido de interesse pela nação: o país seu povo e suas riquezas).
    Cresceu com a 1a. república oligarca, com Dutra, de novo entre GV e JK, mais uma vez em 1964 (embora com alguns espasmos nacionalistas, mas sempre sob a hierarquia externa vigilante), depois com os 3 Fernandos (Collor e FFHHCC) e com o vergonhoso golpe “parlamentarista” no presidencialismo eleito de Dilma.
    Tudo ficando só no pós-guerra, nem vamos falar dos tempos coloniais portugueses, do “protecionismo” inglês durante o império. A impressão é que só pioramos com o tempo.
    O pior é saber que um dos países mais ricos do mundo é uma nação cada vez mais pobre e dominada por poucos capatazes e corretores à serviço.
    Para quem dá valor aos seus, como dão os americanos, ingleses, franceses, alemães, russos, chineses (sem esquecer até vietnamitas) e outros tantos, dá uma imensa vergonha!
    Não, dá desespero mesmo…

  3. Não existe nada nem na imprensa nem na propria direção da petrobras que leve em conta os interesses da companhia, e dos maiores acionistas, que somos nós. O que se tem é uma pilhagem fantasiada de argumentos liberais. Cada ex presidente da Petrobrás, como Parente, saiu depois de fazer a sua parte no favorecimento de interesses externos, agora o tal de Castelo Branco que desde o início falou em desmanchar a companhia, e que seria favoravel a sua privatização. Se um CEO é contratado por uma corporação e seu primeiro discurso é se desfazer de partes lucrativas, enfraquecer para permitir uma maior competitividade, destruir a ecologia interna da companhia quebrando as ligações entre produção refino e comercialização, seria execrado. Mas os nossos economistas liberais não falam de economia mas de ideologia, e sempre falam que o objetivo é destruir o estado, obviamente lucrando. E batem palma para o pavão de Cabelos Brancos.

    1. Esse processo de desmonte vem desde Fernando Henrique.passou por Lula,Dilma,temer e continua com o Bolsonaro.a quem realmente interessa isso?e quem orquestra isso? independente de partido ou de governo….

  4. Eu sinceramente não consigo entender a defesa de uma empresa que jamais foi capaz de dar ao Brasil a auto-suficiência em petróleo bruto – e foi para isso que ela foi fundada em outubro de 1953 -, uma empresa tão fajuta que na primeira crise do petróleo, em outubro de 1973, nada tinha a oferecer ao país que a sustentava, além de propagandas vazias.
    Novamente, na crise do petróleo de 1979, muito mais séria do que a anterior, lá estava a Petrobras desempenhando seu mais importante papel: cabide de empregos.
    Para que serve a Petrobras?
    Para que os brasileiros precisam sustentar essa gigantesca máquina de corrupção? Esse eterno cabide de empregos de militares da reserva, e depois, de petistas desempregados?

    1. Acho que você não entende bem como funciona a cadeia de valor de óleo e gás natural. E, por isso, tem a audácia de falar a bobagem aí de cima. Não entende chongas e quer dar palpite. É o tal palpite infeliz.

      1. Me desqualificar, me agredir, não responde nada.
        Para quê serve esse eterno esgoto de corrupção que é a Petrobras?
        “Me nomeiem diretor da Petrobras e eu me elejo governador da Bahia.”
        Foi Jacques Wagner quem disse isso, em 2004.

      2. Pelo menos uma vez na vida, tente sair fora do catálogo da esquerda latino-americana, ditado em 1948 pela CEPAL, com sede em Santiago.
        Tente pensar sozinho.

        1. Você não apresentou argumentos de que conhece a cadeia produtiva de óleo e gás. Somente chavões da direita. Qual o peso da Petrobrás no PIB e nos investimentos do país nos últimos 20 anos? E em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias? São questões como essas que importam, e não esse ressentimentozinho de classe média.

    2. Sua ideia de corrupção é a real ou pela lava a jato e globo? E tem ideia do retorno econômico desta empresa ao Brasil, os empregos, a tecnologia desenvolvida e os programas sociais e ecológicos que ela sustenta? Ou talvez por que você queirar pagar a gasolina que o Deus Mercado quer?

    3. Renato, menos, muito menos, por favor…
      Durante a crise do petróleo da década de 70 a Petrobrás estava descobrindo e tornando viáveis as reservas da bacia de campos, que começaram a operar, comercialmente, em 1977, com uma produção de 10mil barris por dia. Durante a década de 80 essas reservas garantiram grande parte do consumo de petróleo do Brasil, aliviando MUITO a balança de pagamentos do Brasil em moeda estrangeira. Lembrando ainda, que na década de 70 (que você menciona) ainda não haviam muitas empresas que faziam extração de petróleo em alto mar, portanto, uma boa parte das soluções de engenharia pra viabilizar o projeto foi feita pela própria Petrobrás no seu centro de pesquisa (CENPES).
      Esse campo petrolífero produz, ainda hoje, por volta de 1 milhão de barris por dia (algo por volta de 35% da demanda brasileira de petróleo).
      Falando ainda nessa época, ainda tem que falar da construção da maior parte da capacidade instalada de refino, que ainda hoje, atende o Brasil com algo próximo a 2 milhões de barris de derivados todo dia (o que representa, somente com essas refinarias construidas até os anos 70, cerca de 70% do consumo de derivados do Brasil DE HOJE EM DIA).
      Isso pra ficar somente na época que você citou, porque se for avançar no tempo tem que falar na rede de oleodutos e gasodutos que ela construiu, várias usinas térmicas que ela adicionou no sistema elétrico brasileiro, a descoberta e desenvolvimento das reservas do pré-sal, onde ela foi pioneira e que até o momento foi a maior descoberta de petróleo novo desse século.
      Enfim, dava pra continuar por muitas linhas mais no que a Petrobrás deixou de legado no país ( claro não falei de emprego, renda, outras produções tecnológicas, empresas fornecedoras que surgiram, etc.).
      Então, Renato, eu não sei de onde você tirou essa de cabide de emprego, pois a Petrobrás sempre foi uma empresa muito produtiva e criativa que trouxe ao país muito mais do que o esforço que nós, como nação, empreendemos para criá-la. Mas, em todo caso se você tiver algum caso particular que você queira discutir, fique à vontade de colocar seu comentário.

      1. Obrigado pelo texto, Eduardo, eu aprendi várias coisas com você. Só uma pequena correção: balanço de pagamentos, balança é a comercial exportações X importações.

    4. Vamos supor que você tem um terreno para vender.
      Vamos supor que eu queira compra-lo, ou que eu seja um corretor de imóveis e queira ganhar comissão pela venda.
      Agora vamos supor que eu lhe convencesse que seu terreno não vale nada.
      Você acha que eu conseguiria:
      a) Comprá-lo mais caro/não vendê-lo com facilidade?
      a) Comprá-lo mais barato/vendê-lo com facilidade?

      Assim são os ativos nacionais: Vale, Petrobras, BB, CEF, Eletrobras, Correios, Cias de água, etc; se os compradores (capitalistas nacionais ou Estados e capitalistas estrangeiros) e os corretores (agentes financeiros), conseguirem (através da mídia e seus jornalistas e analistas) convencer o povo brasileiro que seus ativos não valem nada, eles compram mais barato e vendem com mais facilidade.

      Se você é brasileiro, e não tiver capital suficiente para ser um acionista majoritário, não desvalorize seu patrimônio, faça ele lhe render mais mantendo o controle estatal. Não seja ingênuo de achar que os governantes que você elege (e indiretamente controla com seu voto) estão lhe roubando e que os capitalistas nacionais ou gringos (que você não controla nem indiretamente), vão lhe dar mais benefícios porque são “honestos e competentes” porém terem “berço” e “sangue azul”.

      Aprenda a lutar e valorizar o que é seu, pois você, como todos brasileiros, participa e tem controle sobre o Estado Nacional e, consequentemente, sobre seus ativos e suas instituições.

  5. Eu tenho bem nítido na memória um episódio, que embora pequeno, é muito ilustrativo do país em que a Petrobras é heroína (para mim, nunca passou de uma máquina de roubo e corrupção).
    Eu era coordenador de projetos numa grande montadora do ABC. Por volta de 1985, a empresa trouxe dos Estados Unidos um programa de desenho industrial (estou simplificando muito).
    Depois de instalado, todas as grandes empresas começaram a mandar times técnicos para conhecer o novo programa, que de fato era revolucionário na época. Era eu quem organizava as visitas. Eram sempre 5 ou 6 técnicos ou engenheiros de cada multinacional ou grande empresa brasileira, como a Votorantim ou a Villares.
    Um dia chegou um ônibus lotado. Eu fiquei bestificado e perguntei à secretária: o que é isso? quem é essa gente? parece uma excursão.
    “É a Petrobrás”, ela me respondeu singelamente.
    Havia 35 pessoas no grupo visitante da Petrobras.

    1. Essa “montadora”devia e ainda deve viver das benesses do erário ou de encomendas de empresas públicas, exportar legal e ilegalmente capital, e o palpiteiro, capacho de transacional, reclama da consideração, respeito e interesse dos técnicos da Petrobras. Não deveriam ter mandado ninguém e deixado-os a ver navios. Seja, pelo menos, agradecido pela visita.

    2. Desde a minha infância, meu pai só abastecia nos posto BR, mesmo que tivesse que dar uma volta maior para fugir dos reluzentes postos Shell, Esso, Ypiranga, do caminho mais curto. Era sua maneira simples de colaborar com o desenvolvimento e o trabalho de nosso povo, com a autonomia do Estado, com nossa soberania, em suma, com o simples nacionalismo e em paz. Desnecessário dizer que seus bancos eram o BB e a Caixa, embora, no fim da vida, ter conta também no Itaú lhe trouxesse vantagens adicionais.
      A Noruega, antes da descoberta, exploração e desenvolvimento da cadeia de produção do petróleo offshore por sua estatal, Statoil, na virada dos anos 70/80, era um país pobre, conhecida pela pesca do bacalhau e pequena indústria naval, de baixa renda per capita, e com o maior índice de suicídio mundial. Hoje está entre os países mais ricos, e de melhor IDH no mundo e, há anos, crianças e jovens noruegueses contam com os melhores recursos e meios, e grandes resultados na educação mundial. O investimento em educação, pública e obrigatória, faz parte de sua permanente política de incluir todos os setores sociais. Os professores, funcionários públicos, bem remunerados, são respeitados como os operadores de justiça aqui, porém, merecidamente, todos lá gozam de iguais direitos, humanos e de cidadania, e, como toda a população, cumprem obrigações tributárias e legais.
      A população brasileira é muito maior que a norueguesa e apenas a Petrobras não permitiria tais conquistas. E já perdemos a CVRD, atual Vale, supranacional cujos lucros beneficiam estrangeiros em detrimento de vidas brasileiras.

      Hoje, 3 de outubro, é aniversário da Petrobras. Vejo a Petrobras como meu pai: ela faz parte da família, como uma mãe, referência de desenvolvimento que reverenciamos.
      Viva a Petrobras! E viva o povo brasileiro.

      1. Belíssimo e oportuno comentário. Meu pai fazia o mesmo quando ia abastecer.. E sobre a norueguesa Statoil, atualmente Equinor, além de ter levado seu povo a um desenvolvimento superior, vai-lhes garantindo a manutenção do padrão de vida com os rendimentos auferidos pelas reservas do nosso pre-sal com que o vendilhão serviçal Pedro Parente os presenteou.

        1. Mas, feliz ou infelizmente, dede de 1930, quando o fazendão iniciou sua transformação em um país industrializado, foram as estatais que lideraram a modernização econômica. Até o sr. Gudin, a ideia era a de um país agro-mercantil, e olhe lá. No máximo, fábricas de tijolos e louças, carvoarias, beneficiamento de alimentos, tecelagens, em suma, a Inglaterra do início do séc. XIX em quase meados do séc. XX. E os nossos “pujantes capitalistas industriais”, onde se escondiam? E antes não havia a loucura rentista atual. Se não fosse o velho e bom Estado a planejar, fomentar e operar a atividade econômica, estaríamos no fazendão, no galpão mercantil, na contabilidade da importação e exportação, em suma, em atividades do séc. XIX. Talvez seja esse país que você deseje e não tem coragem de admitir.

          1. Não, Marco, não desejo isso não, esse país eternamente exportador de produtos primários, desde o pau-brasil, e importador até de manteiga.
            O que acho é que essas corporações estatais se perpetuam num nível alto de poder e acabam se tornando máquinas gigantescas, incontroláveis, imunes à fiscalização, daí as refinarias de 23 bilhões de reais. Se a própria Petrobrás devolveu voluntariamente 2,5 bilhões desviados em corrupção, dá calafrios só de pensar no volume total que foi roubado.

          2. Eugenio Gudin era o representante dos grandes importadores do Rio de Janeiro. “Câmbio no Brasil é café”, ele dizia, numa frase síntese da sua vida e do atraso nacional.

          3. E as corporações privadas não cometem roubos, trapaças, arreglos, subornos, assassinatos, golpes de estado etc. Em que mundo você vive? Nao parece ser jovem. Assistiu ao filme e não entendeu? É uma pena, pois não há uma segunda vez. Não há corrupção no ambiente privado? Ora, ora, quanta ingenuidade, quanta idealização!

          4. Atualizando a frase do seu herói, “Cambio no Brasil é soja, carne e minério de ferro”. E as indústrias de transformação, as que fomentam emprego, desenvolvimento técnico-científico, transbordam suas atividades ao comércio e aos serviços no mercado interno, sem depender exclusivamente de importação? Pois até meados do século XX os nossos capitalistas não se mexeram. Para eles, estava tudo bem. Foi necessário que o Poder Central aglutinasse forças, planejasse por fim, operasse para que o País se movesse. Aqui foi assim. Lá foi assado. Não lhe agradou?, paciência, pois foi o possível dadas as circunstâncias. E assim tem sido, pois os nossos donos do dinheiro são, coletivamente, uns espertalhões vagabundos, covardes e subservientes, sem a mínima noção de pais. E já que você sabe tanto de corrupção, fale dos canalhas do Banestado e das contas CC5, do CARF etc.

          5. Eugenio Gudin não é meu herói. Ele era um velho do Rio de Janeiro, da oligarquia latifundiária exportadora de lá. Rio de Janeiro que aliás merece seu trágico fim. Eu odeio esse Brasil “Minas Gerais-Nordeste-Rio Zona Sul”. Era nojento demais, atrasado demais, bolorento demais.
            Tancredo Neves tinha apartamento na Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana. É uma benção divina que esse nojento Brasil mineiro-carioca está morto.

          6. Aliás, o apartamento do Tancredo Neves era um latifúndio financiado em “500” meses pela Caixa Econômica Federal, que obviamente só tinha dinheiro pra financiar imóveis para “a nossa turminha mineira-nordestina-carioca”.
            Era esse o Brasil das empresas e bancos estatais.

          7. Bom, pelos dois últimos comentários vê-se com mais nitidez a abjeção e a sordidez de pessoa que você é. Não tenho argumentos contra a podridão humana.

    3. Prezado Renato, a Petrobrás criou a tecnologia de exploração no pré-sal A petrobrás tem setores de pesquisa e desenvolvimento. Voce fala de 1973 e 1979. De fato foi durante os governos militares e de fato neste período pouco se avançou, depois veio a tentativa de privatização de Fernand Henrique colocando um Reichstuhl para afundar plataformas e causar vazamentos. E depois veio o periodo do PT, quando o pre-sal foi descoberto ea tecnologia de exploração permitiu se chegar onde estamos.Os 2.6 bilhões de barris por dia que nos dariam autossuficiência, mas nos falta mais refinarias. Me parece que se for um cabide de empregos de petistas, eles são extremamente competentes, quanto a militares da reserva, isto havia ficado no passado dos anos 70, mas agora com este novo governo, obviamente a cumpanheirada militar está nadando de braçada. Não é atoa que o ataque contra Dilma foram as refinarias, como não é atoa hoje que a venda das refinarias é o principal objetivo dos privatistas.

  6. A Petrobras é um dos mais fortes mitos da esquerda brasileira.
    A empresa nunca prestou pra nada, além de ser um vasto cabide de empregos para militares aposentados e esquerdistas desempregados.
    A Petrobras não serve pra nada.

    1. Fique tranquilo. Logo logo se transformará naquilo que você pretende: um cabidao de inúteis fardados (redundância) da ativa, que agora, mais do que nunca, se prestam a curvar-se sabujamente aos interesses dos EUA. Provavelmente é dessa canalha entreguista, que urge extinguir, as botas que você quer lustrar.

  7. Ou a esquerda brasileira esquece a CEPAL, elimina o nacionalismo bolorento e sai fora da eterna cartilha do foquismo “Cuba-Salvador Allende-Montoneros-Tupamaros” ou estamos perdidos.
    CAPITALISMO. Como desenvolver o país?
    Chega de lixo estatal, com 100.000 funcionários, pelo amor de Deus.
    O Brasil tem de desenvolver suas forças produtivas.

    1. Que salada, meu chapa! Mas, vamos lá. O País teve desenvolvidas suas forças produtivas de 1940 a 1980: Petrobrás, Eletrobras, Vale do Rio Doce, Embraer, CSN, Embrapa, portos, rodovias etc. Iniciativas do Estado brasileiro. Nos séculos anteriores não passava de um grande fazendao. Onde estavam os capitalistas com iniciativa? Depois de 1980, vingou o puro financismo, e os nossos capitalistas, claro, aderiram. O máximo que fazem é construir galpões para abrigar um comércio ou uma fabrica estrangeira. Em suma, não passam de agrários e mercantis e, mais recentemente, puramente rentistas. Este, sim, é o foquismo do capital contra o povo que trabalha e desenvolve o País.

  8. Eu agradeço aos comentários, só faço uma ressalva, minha mãe já morreu há muito tempo e não, ela não era prostituta, como disse o amável Bo, era costureira de mão cheia no nosso bairro da zona norte de São Paulo. Não imaginei causar tanta reação.
    Opiniões e crenças cada um tem as suas. Eu nunca comprei esse mito Petrobras.
    Por que ninguém falou da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que teve orçamento inicial de 2,3 bilhões de reais e terminou por 23 bilhões. Ate a Graça Foster fez uma apresentação numa coletiva em que ela mostrou um gráfico sobre essa roubalheira generalizada e disse apenas: “Isso não vai mais acontecer.”
    Quem roubou, quanto roubou cada um dos envolvidos? Nem uma palavra.

    1. Se contarmos as falcatruas financeiras, as evasoes de divisas (lembre do Banestado), as sonegacoes, as maracutaias imorais legalizadas, as tramoias contábeis, os perdões de dívidas etc., todas perpetradas por entes privados, deve-se chegar, todo santo ano, há décadas, a valores imensamente superiores ao que se desviou de Abreu e Lima. O justo é quando se vê o quadro completo, e não só o que interessa.

    2. Não, Renato, eu NÃO afirmei que a mãe de ninguém era prostituta. Pelo contrário, ressaltei que discutir fazendo afirmações vazias, sem conhecimento dos fatos ou do assunto (como seria falar da mãe de alguém sem conhecê-la ou saber dela) é exatamente o que NÃO acrescenta nada e portanto não é o caminho para uma discussão construtiva. Leia de novo e verá que critico generalizar acusações como vc faz sem conhecer ou agindo como crente de igreja, repetindo o que a imprensa “martela” sem se informar alternativamente.
      É um caminho para a desinformação e opinião equivocada e desconstrutiva, MAL que está sofrendo grande parte da população brasileira, elegendo sociopatas que não têm interesse no todo, apenas na sua parte e com isso desconstruindo um país que poderia estar competindo com os EUA, a China (e em alguns aspectos, a Rússia) na liderança mundial. A China se reergueu em cerca de 60 anos. Nós teríamos condições de fazer até melhor.
      E poderíamos também em desenvolvimento humano, estarmos com a Escandinávia, a Alemanha, a França, o Reino Unido, a Suiça, os Países Baixos, Singapura, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, etc.
      Ao invés dissolva, competimos nesse quesito com os países africanos mais ATRASADOS!
      E vc acha que quem vai mudar isso são as petroleiras que estão aqui desde o início do século passado e nada fizeram além de importar seus produtos e serviços e exportar lucros para suas matrizes?
      Vc pode refletir melhor que isso, não?

      PS: Fico feliz que o colega Marco A. tenha tido a paciência de rebater e esclarecer seus chavões e talvez plantado uma sementinha de informação que possa crescer e tornar suas opiniões mais embasadas.
      E lamento que vc não possa conferir pois parece que minha réplica foi censurada (desnecessariamente, tenho a cópia). Repito que apenas usei um exemplo hipotético (parece que eficaz…) do que NÃO é uma discussão embasada em fatos e conhecimentos, apenas em achismos e sentimentos. Mas se houve seu desentendimento, deixo-lhe por isso minhas desculpas.

  9. Nunca tive ilusões com esse embuste estatal de petróleo. Não acenderei uma mísera vela por ela, na privatização, que virá, é só questão de tempo.
    Em tempo, eu não votei no Bolsonaro. Votei em Geraldo Alckim e em Fernando Haddad no segundo turno.
    O governo Bolsonaro é uma tragédia, mas vai passar. Um dia ele vai embora.

  10. A graça da coisa toda é que nos blogs da direita eu sou atacado com a mesma brutalidade usada aqui, nesse blog da esquerda, que aliás eu gosto muito.
    No Antagonista, quando era aberto a comentários, minha mãe também foi chamada de prostituta. Ela era costureira, não trabalhadora do sexo…. rsrsrs
    O fanatismo é o mesmo, a violência é igual nos dois lados.

    1. Conversa fiada a de querer pretender-se de centro, equilibrado, entre esquerda e direita. É tão somente um bobalhão, ignorante, ressentido e dogmático, que tira conclusões sobre exceções. Pergunte aos seus emulos capitalistas por que não investem maciçamente no desenvolvimento do País, depois de enriquecerem à custa desse mesmo país, por que recorrem pesadamente ao recurso público, via BNDES. Não está contente com a esquerda nem com a direita? Candidate-se, apresente suas propostas, defenda-as publicamente, escreva artigos, livros, submeta-as ao escrutínio público e veja se suas bobagens param em pé. O resto é choro de provocador desocupado.

      1. Ninguém perde nada por ser elegante. Procure ser elegante, parece um velho mau humorado do finado partidão… rsrs
        Menos rancor, parceiro. Tente não usar comigo toda a sua lista de insultos, não vale a pena. Eu não sou nada, e aliás, nunca fui, não sou e não serei militante do PT.

        1. Cinismo de quinta, de gente desocupada, que argumenta com chavões e sofismas para aparecer. Não é necessário anunciar a própria nulidade, pois é notória. Quem falou em PT? Não fui eu.

    2. Sua mãe NÂO foi chamada de prostituta. Talvez vc tenha dificuldade em interpretar textos, o que pode ser uma das causas de sua desinformação…
      Como o trecho foi imotivadamente censurado, vou colar aqui novamente para que não fiquem dúvidas:

      “Quem o desqualifica é vc mesmo com seus “argumentos” ignorantes ou “currupaqueiros” como o do “original” cabide de empregos. Oooohh!
      Seu nível de discussão é daqueles em que a réplica deveria ser chamar sua mãe de prostituta, sem sequer conhecê-la ou ter provas dos clientes ou prostíbulo em que ela trabalharia. Apenas acusar sem base ou conhecimento.”

      Leia e releia até entender que é exatamente um exemplo de como NÂO SE DEVE DISCUTIR.
      Se há fanatismo aqui, é o de buscar fatos e argumentos em prol de construir conhecimento.
      Essencial para a humanidade e a natureza.
      Deixe de se vitimizar e debata o tema sem desvios.
      Parece até o (des)presidente…

      1. Obrigado Bo, pela boa vontade em escrever respostas aos meus comentários sem importância. Leio tudo com atenção e sempre procuro aprender.
        O Marco tem razão, quando explica o papel das empresas estatais na construção do Brasil, construção que aliás parece não acabar nunca.
        Em 1978, na FFLCH-USP, eu tinha 18 anos e dizia nas salas que as usinas hidrelétricas construídas pelos generais eram do país. Era o que bastava para eu ser escorraçado das aulas.
        Viajei à Rússia e foi uma lambança chegar até à Base Naval de Kronstadt, mas eu fui, com três ônibus em russo, uma bagunça, mas eu cheguei até lá e lá passei uma tarde sozinho. Ninguém aqui vai me dar aula de Revolução Russa.
        Eu fui também até Pequim e subi no balcão, de onde Mao Tse Tung jogou as massas contra a burocracia do PC, na Revolução Cultural.
        Tudo isso é bobo.
        O mais tocante foi uma tarde serena que passei na casa do Troytsky, em Coyocán, não havia ninguém mais, é tão comovente o lugar.
        Uma pequena bandeira vermelha está espetada na terra, ao lado do túmulo, Natália está enterrada ao lado. As gaiolas de coelhos estão lá, vazias. As marcas de balas nas paredes, do atentado liderado pelo pintor Davi Siqueiros estão lá até hoje. O escritório de Trotsky está como ele deixou no seu último dia de vida. É singelo e bonito o lugar, até as panelas e o fogão usados por Natália estão lá. Procurei em vão pela picareta de gelo que o matou. Não está lá.
        A gente olha tudo com delicadeza e sensibilidade, caminha para a saída e se volta para um último olhar para a casa e o jardim solitários e vazios, e se pergunta:
        “Onde foi que nos perdemos? Onde foi que a revolução se perdeu? Onde foi que deu tudo errado?”

  11. Empresa estatal para mim significa apenas 200 funcionários onde bastariam 50. Significa corrupção nos contratos.Cada contrato de empresa estatal tem cheiro de corrupção, comissão, roubalheira e “por fora”.
    Cada empresa estatal significa também indicação política em todos os cargos de poder.
    Por mim, fechem a Petrobras e entreguem tudo para a Saudi Aranco. Talvez seja melhor destino.
    Jacques Wagner foi o único alto líder do PT a ter coragem de dizer numa entrevista: “O PT se lambuzou de corrupção nas estatais.”
    Bolsonaro não chegou lá por milagre. Foi Fernanda Montenegro quem disse isso.

    1. Qualquer boteco aqui no Brasil tem muito mais empregados que o necessário e quase todos muito mal treinados. Mas um salário miserável compensa o número de contratados.
      Convido-o a discorrer sobre o Banestado, as contas CC5, as trambicagens na construção do metrô de São Paulo etc.
      Ou só há corrupção de um lado?

  12. Mas temos de aturar essa choradeira sem fim da esquerda: “O golpe de 2016; a mídia golpista; a Lava Jato – aliás, o nome está errado – o judiciário instrumentalizado… blá, blá, blá…
    Perfeitamente.
    Além de insultar Bolsonaro, coisa que não serve para absolutamente nada, o que a esquerda propõe para vencer a eleição presidencial de 2026?
    (A eleição do 2022 já tem vencedor: Jair Bolsonaro.)

    1. Engano seu. A choradeira, se acontecer a desgraça que você ocultamente espera, por ser um ressentido, será de todos. Ou, pelo menos, todos os que se mantiverem psicologicamente sãos até lá.

  13. A cartilha do PT é repetida por 90% dos jornalistas e comentadores desse blog.
    Não contem comigo.
    Eu pretendo infernizar a vida dessa esquerda adolescente.
    Lula é um cadáver histórico, merece um funeral com fanfarras e soldados. Que descanse em paz e tenha por toda a eternidade o seu merecido repouso.
    Vamos lá, esquerda, além dessa múmia heroica, o que mais vocês têm para oferecer?

    1. Quanta pretensão achar que com bobagens vá infernizar a vida de alguém! Só vai passar por ignorante e ridículo. Inferno é o regime que você propugna.

    2. E o que tem a ver PT com empresa estatal? Com a Petrobras? Esta existe desde 1953, cuja fundação foi fruto de um movimento que envolveu civis e militares (na época alguns desses ainda prestavam, estudavam), capitalistas e socialistas, liberais e até conservadores (os há os que pensam). Sua querela, então, é com o PT e a confundiu com empresas estatais? Que salada! Você é meio confuso. O troço parece ser mais psicológico ou psiquiátrico do que político/econômico.

    3. Mais do que você, certamente, que somente agora realmente se apresentou, ao qualificar como esquerdistas adolescentes todos os que lhe responderam com FATOS, os quais, inclusive, você disse pretender infernizar a vida. Ou seja, coisa de criancinha mimada, birrenta e pirracenta, que inferniza a vida de quem tenta colocar juízo em sua cabeça.

  14. Nós vamos sair dessa fazenda, eu tenho certeza disso. Vindo de onde viemos, nós já fomos bem longe, e ainda mais longe iremos, se conseguirmos enquadrar esse vasto exército de parasitas do funcionalismo público.
    Mas não é o PT, o partido dos milhões de funcionários públicos – para os funcionários públicos, tudo, para o resto do povo, um monte de mentiras e de propaganda fajuta… é isso o PT – que vai nos conduzir.
    Eu odeio sindicatos de funcionários públicos.

    1. Mas são os parasitas do funcionalismo público que morrem nos hospitais públicos salvando vidas na pandemia, são os professores que nos ensinaram nas escolas públicas, são os funcionários dos postos de saúde públicos, são os diplomatas que nos representam mundo afora, o aparato judicial, os policiais civis e militares, os bombeiros militares e as forças armadas. O serviço público federal existe desde 1889 e foi modernamente organizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Público, em julho de 1938. O que tem o PT com isso? E o que tem os sindicatos de funcionários públicos com a Petrobras? Os empregados da empresa são celetistas. Acho que você odeia o mundo e quer dele se livrar. Mas é mais fácil acontecer o contrário e para isso há solução.

        1. Uma homem de 60 anos, que estudou na FFLCH-USP, escrever esse monte, escrever as estultícias, o bestialógico que você cometeu por aqui, não deveria reclamar de “insultos pessoais”. Você não tem o menor apreço por si. É de provocar a vergonha alheia. Mas, é isso o que a internet tem nos legado: um bando de parvos que se consideram no direito de proferir bobagens, mentiras, engodos, deformações, desvios de caráter etc. etc. etc. É a chance que o rebotalho da humanidade tem de se regozijar, fruir a sua pequenez, a sua sordidez.

          1. Mau-caráter é pouco. Estou sendo camarada. E seu depoimento depõe contra tão conceituada instituição universitária e a esperada sabedoria que se espera com o passar dos anos. A deformação, pelo visto, está no DNA ou vem de berço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador