Taxa de juros de 10 anos nos EUA negativa

Porque não será suficiente a lenta, gradual e segura redução dos juros brasileiros. O nosso BC, por mais cheio de boa vontade que possa estar, ainda está muito devagar com a queda dos juros.

Mesmos atingindo os nossos 8% previstos pelo mercado (lembrando que os nossos 8% são no curto prazo), baixos considerados os nossos padrões históricos, este patamar é monumental considerado os juros atualmente praticados lá fora no momento.

Precisamos rever os nossos conceitos de juros baixos.

Eu considero que as atuais baixas nos juros não serão suficientes coisa nenhuma para estimular a economia.

O Brasil pode reduzir os juros até chegar na nossa armadilha de liquidez, idêntica às dos países ricos, que ainda não será suficiente para fazer a nossa economia crescer o que pretendemos. O que não significa que não devessemos ser mais agressivos nas reduções dos juros.

O problema é estrutural e é global (e é político).

As nossas commodities não valem mais o que valiam, a China não cresce mais o que crescia, mas continuamos importando o que importávamos.

A meu ver, não está na hora de comemorar a suposta agressividade do governo Dilma na redução dos juros e nos estímulos à economia, mas a falta dela.

http://krugman.blogs.nytimes.com/2012/05/06/meanwhile-in-the-bond-market/

May 6, 2012, 6:34 pm

Meanwhile, In The Bond Market

The real interest rate on 10-year US bonds is now firmly negative:

This is as clear a demonstration as you can ever expect to see that the models some allegedly authoritative figures use to analyze the economy are dead wrong; it’s also an indication that obsessing over the deficit, and actually cutting back sharply on government investment, are crazy.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador