Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Crônica de uma morte anunciada, um dia realizada, por Rui Daher

Crônica de uma morte anunciada, um dia realizada

por Rui Daher

Amigos e amigas, os mais queridos. Neste texto, expresso ódio mais intenso daqueles a quem mais odeio. Peso a mão direita, a única que terei por oito semanas. Uma raiva que pode estar sendo alimentada por esse incômodo como pelas chuvas que derrubaram lindas árvores do bairro onde moro.

Amanhã, 24 de janeiro, juristas mequetrefes decidirão e, provavelmente, condenarão o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, único estadista que governou o Brasil depois de Getúlio e Juscelino, com olhos para o povo.

Reforço: jogo, mas não sou enxadrista ou profundo analista. Quando escrevo, não sendo para a chacota de um País que não conhece sua História, prefiro ser um bufão pouco entendido.

Lula conseguiu o possível numa Federação de Corporações aparelhada para garantir incólume o acordo secular das elites. Desculpem-me, não apenas as econômicas, mas seus desdobramentos nas heranças educacionais, de saúde e cultura.

O capítulo que, provavelmente, se encerrará no TRF-4/RS, acolhendo sentença de um juiz de 1ª instância, provada por grandes juristas nacionais e estrangeiros, ser eivada de erros, vícios e, eminentemente, persecutória, impedirá que Lula se candidate à Presidência da República, nas próximas eleições.

Por que o meu ódio de quem sabe quem? Não preciso citá-los, estaria introduzindo bosta num texto que não se pretende galhofeiro.

Logo depois de empossado, Lula já começou a ser açodado por folhas e telas cotidianas desonestas, partidárias, concessionadas por um governo que se pretendia democrático e republicano.

Para consertar a economia encontrada em frangalhos, não empunhou bandeiras e conceitos esquerdistas. Escreveu uma Carta e deu a Henrique Meirelles a tarefa de alegrar banqueiros, industriais, ruralistas, comércio, e fazer a economia crescer a taxas aceleradas.

Mas como Lula era lido? Pelada e churrasco na Granja do Torto, estrela plantada nos jardins do Palácio, falta de um dedo, sem instrução formal, não fala inglês, toma cachaça a bebida do brasileiro pobre, fica suado durante os discursos, precisa se enxugar, de improviso só fala merda, “por que levar Dona Marisa a todos os lugares que vai”? E o irmão Vavá, conhecem-no? Deviam. Aquela gente do ABCD paulista.

Devo ter esquecido muita coisa. Firulas embrionárias das Organizações Globo, que não afetavam nem os números da economia nem seus índices de aprovação.

Vinham Datafolha e Ibope, na esteira do mensalão, instrumento centenário de financiamento de campanha eleitoral e coalizão pela governabilidade. A pífia oposição, em orgástica espera, anunciava: “agora cai”. Ao contrário, subia.

Na crise econômica mundial (2007/8), agiu da única maneira correta. Adotou medidas anticíclicas e continuamos crescendo. Aproveitou o ciclo de bons preços das commodities para fazer insersão social, nem mesmo negada pela direita.

É esse o retirante nordestino, metalúrgico, líder sindical, político, com dois mandatos como presidente, que saiu com a maior aprovação da história, fez duas vezes sua sucessora, quem vocês querem arrebentar e prender por ganância de poder?

Todas as pesquisas eleitorais levam à sua vitória. Tem a preferência do povo. E do outro lado o que temos? Alckmin. Barbosa, Bolsonaro, Dória, Huck, Ayres Brito, Janaína, Lobão, Meirelles (Globo).

Uma cigana me diz: a morte ronda seus destinos. Meus temores da finitude durarão mais 20 anos, ela me diz. Acredito. Sou do bem.

Mas pudesse matar todos vocês nenhuma culpa sentiria.

https://www.youtube.com/watch?v=f0qRGpD5-q0   

  

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bravo Rui! Curto e claro. E

    Bravo Rui! Curto e claro. E também o faria com prazer.

    O que esses pré-fascistas não imaginam é que andam caprichando para termos bonitas guilhotinas na avenida Paulista. 

  2. Bravo Rui! Curto e claro. E

    Bravo Rui! Curto e claro. E também o faria com prazer.

    O que esses pré-fascistas não imaginam é que andam caprichando para termos bonitas guilhotinas na avenida Paulista. 

  3. Espero que não

    “Se fosse Deus a vida bem que melhorava. Se fosse Deus daria aos que não têm nada.” Não foi um pouco isso que Lula fez? Mas isso eles não querem. Eles querem o Brasil do “burro sem rabo”,  puxando carroça para eles irem arrogantes em cima. 

  4. prova de fogo

    Passamos pela prova de fogo da democracia onde as instituições estão à prova. A grande maioria do povo não está atenta aos fatos pois a dita grande midia (PIG) esteve e está dando as rédeas do processo. E a chapa está esquentando!

  5. Digo o mesmo.

    Mas ao contrário torço para sua condenação, não será preso, será levado ao STF e lá será absolvido. 

    Desta forma o mito continua e o Brasil não mais usará o Lula como muleta para sair da crise. Ele já fez história para muita gente. 

  6. O Amor e a Ira

    Eu acredito na sua luta.

    Eu acredito no seu amor pelo povo brasileiro.

    ana_canas luis inácio.
    eu acredito na sua luta.
    eu acredito no seu amor pelo povo brasileiro.
    um verdadeiro líder que fez uma revolução nesse país.
    avançamos como nunca antes.
    avançamos? – me perguntam.
    mas quem avançou?
    avançaram os que não tinham nada.
    os que não tinham o que comer.
    os que não tinham um teto.
    os que não tinham acesso à uma universidade.
    esses, 08 milhões.
    avançaram as mulheres, os negros, os pobres, os índios, os miseráveis, os sem teto, os sem terra, as empregadas domésticas, a indústria, a economia, a escolaridade, a dignidade, a esperança, a oportunidade.
    alguém discorda?
    alguém aí poderia desmentir esses fatos?
    poderia?
    não.
    ninguém pode.
    ninguém.
    para além dos partidos, escolho apoiar o homem que acredito.
    escolho correr todos os riscos – e que afinal, me pergunto, que riscos? se estamos na vida mesmo é para amar.
    amar e abraçar as belezas que nos transcendem?
    vítima de uma perseguição política orquestrada pelos três poderes.
    um julgamento arbitrário, totalmente parcial, feito às pressas e de forma escabrosa.
    sem provas!
    uma condenação desejada por um grupo que não suportou ver a igualdade nesse país.
    uma elite que se perpetua nos espaços de poder, oprimindo e massacrando.
    pessoas que não querem dividir seus privilégios.
    cenas infindáveis de um golpe fascista e seus capítulos bizarros.
    e é por isso que estou ao seu lado, oferencendo o pouco que tenho – a minha voz e algumas canções, com toda admiração e gratidão do mundo.
    aos que apoiam outros candidatos, o meu respeito (apesar da minha profunda discordância), pois a democracia é o exercício da governação através do sufrágio universal.
    e é por ela, a democacria – que hoje agoniza num estado de exceção e fraude, que o direito de luis inácio de ser candidato à presidência da república em 2018
    deve ser garantido.
    noam chomsky, chico buarque, bono vox, raduan nassar, wager moura, sérgio vaz, eu e tantos e tantos outros, estamos todxs
    com você. ❤https://www.instagram.com/p/BeLefAiBS09/

     

     

     

  7. O dia que Deus estará destraido

    fico com vc Rui e com Vandré:

    Vida que não tem valorHomem que não sabe darDeus que se descuide delesO jeito a gente ajeitaDeles se acaba

  8. crônica….

    Caro sr. Rui, se me permitir, quero tratar de outro assunto que me parece tão grave quanto nossas omissões políticas. Bipolaridade. A tal que o sr. se contrapôs aos seus parceiros e textos, quando trataram de Agropecuária, Agronegócio ou Embrapa. Bipolaridade de veículos de comunicação, de imprensa, da mídia que diminuem o espaço sobre Agropecuária, no minímo 40% da riqueza nacional, em detrimento assuntos corriqueiros, tendências religiosas, pautas do cotidiano. Não que não tenham seu valor. Mas os pesos e medidas estão totalmente desproporcionais. E o conhecimento da vivência, do testemunho, da presença, de ver a realidade ‘in loco’ e poder relatar para centros distantes? Que estão recebendo notícias, muitas vezes, distorcidas. Muitas vezes, tendenciosamente distorcidas. E a cada dia, Andanças Capitais, mais e mais podadas?!!  Mas não me surpreende. Este país, cujas elites, desconhecem a participação popular, impedia sistematicamente o pronunciamento das pessoas em jornais e revistas impressas. Na mídia televisiva, ainda mais. Com o advento da internet, houve um a abertura de espaços públicos para comentários ou opiniões. Fenômeno momentâneo. Mesmo na Imprensa conectada, a cada dia, mais e mais restrito ficam estes espaços. Participação Social? Nem arranhamos o verniz da Pluralidade. Desconhecemos e omitimos nossa própria realidade. ‘Andanças Capitais’ com vivência e conhecimento, em toda a mídia, tem uma meia dúzia. Mais e mais restritos. E queremos falar em Democracia? O Brasil é inacreditável !! Bipolaridade é pouco !! abs.    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador