Cuidado com as Fakenews amigas, por Gustavo Conde

Cuidado com as Fakenews amigas

por Gustavo Conde

A ala fascista da nação continua com seu instrumental violento, mentiroso e covarde, simplesmente porque nenhum procurador da república entrou com alguma ação para coibir essas práticas. Percebam que o Ministério Público é muito importante para coibir violência e práticas desonestas. Ele foi concebido justamente para ser esse termômetro e ser uma espécie de agência de controle das civilidades disponíveis no nosso tempo histórico.

Uma procuradoria omissa em um país cuja pauta política e social principais são realizadas por uma emissora de televisão que também pratica violências e frauda contratos só poderia chegar a esse nível de colapso generalizado das instituições.

MBL, empresários, especuladores, políticos racistas, jornalistas pelegos, garotos de recados, michês de grupos de mídia (lembrei do Escosteguy aqui, d’O Globo, não sei por quê), filósofos de aluguel, agressores de rua, haters, isentões, fascistões, ignorantões e toda sorte de criaturas do espectro da delinquência verbi-voco-visual de direita, seguem praticando seus crimes sob os olhares mais indiferentes do Ministério Público, da imprensa concessionária e de alguns muitos intelectuais que se dizem de esquerda só para efeito de reputação autoral.

Óbvio que eles não vão apenas continuar a agredir Manuelas, a matar Marielles, a ameaçar Lulas, a trollar Ciros, a vazar Chicos, a homenagear Cármens. Eles vão intensificar essas ações, protegidos que são por esse estado antidemocrático de direita.

A ferida central, crucial, nevrálgica e irradiadora de fascismo no Brasil é o senhor Ministério Público – e digo isso tomado por uma imensa infelicidade, já que sou amigo de procuradores da mais extrema competência e que sofrem igualmente por habitarem uma instituição que não lhes empresta a menor consideração ética e humana.

O momento é dramático e todas essas práticas desumanas e violentas irão se intensificar nas barbas do estado brasileiro que segue acéfalo. A brutalidade da vez está com o regime controlado e industrial das fakenews. Com Lula preso, elas se intensificaram em dois eixos.

Um é o segmento clássico da desova mentirosa de informações via perfis de rede social de direita, com seus seguidores robôs, humanos ou não. Outro segmento produtor de fakenews, no entanto, é o mais ardiloso e complexo: propaga-se notícias falsas em favor de Lula para que os massivos apoios reais que se multiplicam em velocidade avassaladora sejam desacreditados.

Essa dinâmica recrudesceu depois que Lula foi preso e teve sua popularidade disparada. A resistência democrática passa ainda por mais essa dificuldade que a tecnologia e a degradação das índoles dos diversos agentes obscuros que transitam parasitando uma sociedade fragilizada emocionalmente impõem.

O cerco vai se fechando e se intensificando também porque as eleições se aproximam carregando consigo o mais absoluto fracasso do golpe de direita que usurpou a democracia do país. A Globo e seus seguidores não têm sequer um candidato competitivo para chamarem de seu. Agonizam moralmente na mesma medida em que a violência policial e do regime de exceção consolidado crescem exponencialmente periferias afora.

O momento é de atenção. O momento é de mobilização. O momento é de concentração. O momento é de garantir a liberdade de volta de Lula e da democracia.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Recentemente, circulou nas

      Recentemente, circulou nas redes um video atribuído à Chico de Oliveira com a entrada do plantão da globo nos primeiros segundos. Muita gente acreditou e compartilhou.

  1. Os erros do foquismo não serão repetidos.

    Os erros do foquismo não serão repetidos.

    Durante um momento de refluxo das esquerdas na América Latina nas décadas de 60-70 surgiu a partir de um livro de um filósofo francês, Régis Debray, “Révolution dans la révolution?”, uma tendência que pretendia através de focos de movimentos guerrilheiros, principalmente no meio rural, criar as condições para uma revolução socialista.

    A interpretação feita por este filósofo francês, que chegara atrasado na revolução cubana, é que a partir de um foco revolucionário, tendo por núcleo alguma figura sebastianista ou mesmo mística como um Antônio Conselheiro de esquerda, as massas adeririam o movimento e resultariam coisas como os vietcongs.

    Os erros da proposta foquista foram tantos que é difícil relatá-los todos em detalhe, erros que eram percebidos pelos dirigentes remanescentes das organizações tradicionais socialistas, tanto as vinculadas aos movimentos com origem na revolução russa que se burocratizaram ou não, como até por elementos trotskistas que tinham melhor formação. As lideranças mais consistentes da esquerda que ainda não estavam mortas ou presas, ou eram empurradas pelos militantes mais próximos, jovens e despreparados, ou eram classificadas como uma burocracia stalinista.

    Os foquistas partiam de constatações totalmente falsas, como a de ter a longa preparação do movimento guerrilheiro dos vietcongs como um exemplo de Foquismo, ignorando por completo a história deste movimento, pensavam que a formação de focos de guerrilhas no meio rural iriam motivar movimentos de massas rurais naturalmente guiados pelos “sábios” quadros dirigentes. A imensa maioria destes quadros eram originados de meios urbanos totalmente desgarrados das condições de vida dos camponeses.

    Ou seja, em última instância o Foquismo contrariava toda a experiência exitosa dos movimentos que levaram a revolução russa e a chinesa. Em resumo, não seria a massa revoltada que poderia ser ajudada pelas direções partidárias a achar o seu caminho, mas as direções partidárias que conduziriam as massas desde um momento que não havia uma revolta organizada ou mesmo desorganizada.

    O Foquismo é uma ideologia que tem mais a haver com filmes distópicos de Hollywood, onde diante de uma situação completamente opressiva da sociedade, aparece um herói revolucionário hollywoodiano, que com um pequeno grupo de “revolucionários” consegue ou não derrotar os opressores, ou seja, algo extremamente fantasioso.

    O mais interessante de tudo é que a ideia de revolução vendida pelos foquistas é comprada pela extrema direita como a origem de qualquer revolução. Ou seja, há um país feliz em que todos estão em harmonia, e chega de algum ponto do universo lideres guerrilheiros saídos do nada, que começam a pregar uma “ideologia” estranha a todos, a luta de classes, e se os Rambos direitistas não agirem rapidamente matando estes núcleos de comunistas, os pobres camponeses e operários serão iludidos por estes espertalhões.

    Como origem desta falsidade que a extrema direita compra de um Foquismo distorcido na mente dos direitistas, proveniente de uma má leitura dupla do que é uma revolução, leitura errada dos foquistas e leitura ainda mais errada dos foquistas feita pelos direitistas, as forças de direita aguardam o surgimento dos mesmos. Porém como não vem estes grupos revolucionários para os Rambos direitistas eliminarem, começam verdadeiros delírios, como o de associar grupos de criminosos comuns com forças revolucionárias. Ou pior, começam as forças de (des)ordem a provocar e a incitar movimentos para que eles acham que a esquerda deve atuar.

    Um exemplo destas tentativas de provocações, se lê nas redes sociais frases desconexas, tais como: Vamos pegar em armas (só não dizem que armas, quando e por quem!). É a hora da reação popular (como a reação popular fosse incitada pelo facebook)! Que mostram mais como a direita quer provocar do que qualquer coisa.

    O sonho de todo o militar direitista é que comecem “focos” revolucionários, completamente distantes dos movimentos sociais, para que eles possam arguir o fantasma do terrorismo de esquerda, para começarem o verdadeiro terrorismo de direita.

    Meus caros amigos, como diria a minha avó, prudência a caldo de galinha não faz mal a ninguém. A revolução americana, a francesa, a russa, a chinesa e mesmo a cubana, nasceu do interior da maioria da população e não de um grupelho que salta a frente de todos e diz: Sigam-me os bons! Pois esta fala é do Chapolin Colorado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador