PT adia decisão sobre veto a doações de empresas

 
Jornal GGN – A cúpula do Partido dos Trabalhadores decidiu postergar a decisão oficial sobre vetar doações de empresas para as campanhas do partido. Apesar da deliberação da cúpula nacional de proibir os diretórios de receberem doações de empresas, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que esta decisão não será formalizada no encontro do partido, que ocorrerá nos dia 11 e 12 de junho, em Salvador.  Para Falcão, “não há por que o partido discutir isso agora, se não há nada aprovado no Congresso Nacional”.
 
Enviado por Antonio Ateu
 
Da Folha

PT decide postergar decisão sobre veto a doação empresarial

Legenda recua e deixará de referendar em seu encontro medida que proibiu seus diretórios de receber recursos

Falta consenso entre grupos internos; ideia é esperar o Legislativo deliberar sobre o tema, diz presidente da sigla

CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO

Sem consenso, a cúpula do PT adiou a decisão oficial sobre aceitar ou não doações de empresas para as campanhas eleitorais do partido.

O presidente nacional da sigla, Rui Falcão, disse nesta terça-feira (2) que o congresso da legenda –instância máxima petista– não vai ratificar a deliberação da cúpula nacional que, em abril, proibiu os diretórios de receberem doações de empresas.

Apesar do anúncio feito à época, essa decisão não será mais formalizada no principal encontro da sigla, que ocorrerá neste mês em Salvador e já tem confirmadas as presenças da presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Falcão argumenta que não faz sentido o partido discutir sua política de arrecadação antes que Câmara e Senado tomem uma decisão sobre o financiamento partidário.

Na semana passada, a Câmara aprovou, em primeira votação, inserir na Constituição uma emenda que permite que as empresas doem apenas para os partidos –que, nesse caso, ficariam responsáveis por distribuir os recursos entre seus candidatos.

O projeto vai a uma segunda votação na Casa e, se aprovado, segue para o Senado.

“Não há por que o partido discutir isso agora, se não há nada aprovado no Congresso Nacional”, afirmou Falcão.

O encontro do PT ocorrerá nos dias 11 e 12, em Salvador. Até lá, os parlamentares ainda não terão aprovado a proposta de forma definitiva.

O modelo de financiamento eleitoral defendido pela sigla, exclusivamente público, foi rejeitado pelos deputados –foram apenas 56 votos a favor, ante 343 contrários.

Também foi recusada proposta defendida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de prever na Constituição doações de empresas para candidatos.

EMBATE INTERNO

O PT proibiu seus diretórios de receberem doações de empresas dois dias após a prisão de seu ex-tesoureiro João Vaccari Neto, suspeito de envolvimento no esquema de desvios na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

A CNB (Construindo um Novo Brasil), maior corrente do PT, é contra a proibição.

Falcão disse que a ideia agora é manter a determinação provisória, em vigência desde abril, de não aceitar recursos de empresas para a sigla até que o Legislativo decida sobre o tema.

Só então o PT deverá se reunir para uma deliberação definitiva sobre o financiamento de suas campanhas. Fórmula que, porém, contrariou integrantes de outras correntes da legenda, como a Mensagem ao Partido.

O secretário Nacional de Formação Política do PT, Carlos Henrique Árabe, disse ver no comando da legenda “movimentos contrários à mudança” no sistema de doações eleitorais.

Segundo ele, Falcão afirmou durante reunião da executiva nacional do partido, nesta terça, que fará atualizações na tese que a CNB sugeriu para debate durante o o congresso do partido.

Para Árabe, o presidente da legenda revela com o gesto sua simpatia pela tendência refratária às mudanças.

“No nosso lado, sentimos um movimento pela mudança. O outro lado quer deixar como está”, disse.

Do Partido dos Trabalhadores

Falcão: fim do financiamento empresarial às campanhas do PT

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, declarou que o partido não receberá financiamento empresarial em suas campanhas políticas. A partir de agora, o financiamento acontecerá exclusivamente por meio de doações de pessoas físicas.

A afirmação foi dada em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (17), após reunião do Diretório Nacional, em São Paulo. A decisão será submetida a referendo durante o 5º Congresso Nacional do PT, previsto para acontecer em junho, em Salvador (BA).

Segundo ele, o partido elabora um mecanismo transparente para receber as doações da sociedade. O objetivo é criar uma ferramenta eletrônica onde o cidadão possa colaborar financeiramente com o PT. Os valores das contribuições deverão variar entre R$ 15 e R$ 1 mil.

Essa experiência já foi realizada durante a última campanha,  segundo a Secretária de Coordenações Regionais , Vívian Farias, quando a Juventude do PT fez um ensaio e o modelo foi aprovado.

“Parte do que foi arrecadado foi gasto exclusivamente para a campanha”, explicou.

Apesar dos membros da Executiva aprovarem o modelo, o projeto precisa ser aprovado durante o 5 Congresso Nacional do PT, que acontecerá entre o dias 11 e 14 de junho, em Salvador.

De acordo com o presidente do PT, Rui Falcao, os diretórios nacional, estaduais e municipais não receberão mais as doações.

“A decisão é um gesto do partido para lutar pela mudança na lei de doações”, disse Falcão.

Por Michelle Chiappa da Agência PT de Noticias.

 

Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PT e a Dilma nem precisam mais de

    oposição para perder o apoio de suas bases, só a maneira como ambos tem agido é suficiente para que eu repense meu voto em futuras eleições.

  2. Eduardo Cunha e Gilmar Mendes

    Eduardo Cunha e Gilmar Mendes ganhando de goleada do PT. Infelizmente o PT foge aceleradamente dos seus ideias.

  3. Eletrocardiograma de morto

    O discurso do presidente do PT assemelha-se a um eletrocardiograma de morto. Não elegi Rui Falcão no PED 2013, votei em Paulo Teixeira, que já não é mais meu candidato. Espero que o congresso do Partido que vai se realizar na próxima semana decida por um PED extraordinário para remover esse anacronismo da direção do Partido. 

    1. E não é?

      Pois é Fernando, te lendo lembrei que meu deputado também era o Paulo Teixeira. Com o advento da MP 664, fui na página dele e disse que se ele votasse a favor da tunga nas viúvas, eu não votaria mais nele… Pois ele votou a favor e perdeu meu voto, como aliás todos eles do PT, exceto o Welinton Prado de Minas… Então como eu não voto em MInas…

      Tô pensando se não voto nulo daqui prá frente, pois eu tenho uma vida inteira de luta por certos princípios que o PT desrespeitou. Todos sabíamos que haveria que se abrir mão de muita coisa, mas o “pragmatismo para governar” chegou a um nível nojento, descaracterizou demais o partido… Tô fora!

      Um abração amigo.

      1. Estou com o Pomar

        Serjão, em 2013 balancei entre o Paulo Teixeira e o Valter Pomar, acabei optando pelo Teixeira porque naquela ocaisão a situação do PT era outra. Atualmente fecho com o Pomar. 

      2. Pois é, de vez em quando me

        Pois é, de vez em quando me pego namorando a idéia do voto nulo. Mas aí “passo um sonho pelo rosto “e resolvo dar mais um tempinho… ô vida.

        1. Nira e Serjão

          Não me passa pela cabeça o voto nulo, sob qualquer hipótese, mesmo que o PT não participe da eleição. E também não me passa pela cabeça outro voto que não seja do PT, sob qualquer hipótese ou circunstância, ainda que viva mais 50 anos. 

          1. Eu não…
            Nira e Fernando, infelizmente eu me aproximo rapidamente do voto nulo. A vida não cansa de me surpreender, pois isso seria impensável psra mim a alguns anos atrás… Vida que segue..
            Fernando, quem sabe num dos encontros etílico político culturais em que nos vemos vc não me convence a insistir mais um pouquinho, kkk.
            Um abraço.

  4. coragem

    A decisão de recusar doações de pessoas jurídicas deveria ser da maioria do partido e não uma decisão dos dirigentes.

    Poderiam dar uma aula de democracia interna. Recusando por maioria, o partido teria a chance de retomar o protagonismo político, se diferenciando dos demais.

    Se o partido, aos olhos da população, não se renovar e se afirmar estará perdido.

    Perderá as eleições futuras para o maior partido de oposição, o “PIG” Presstituta Imprensa Golpista. 

  5. Como pode o Rui Falcão fazer

    Como pode o Rui Falcão fazer um discurso veemente informando a proibição do financiamento privado aos diretórios e depois voltar atrás? O PT perderá toda a credibilidade. Tem que ter coragem. Ele perderá dinheiro mas ganhará apoio se ratifica a decisão. 

  6. Deixa ver se entendi a fala

    Pra ver se entendi a fala do Rui Falcão . De acordo com o jornal , Falcão argumenta que não faz sentido o partido discutir sua política de arrecadação antes que Câmara e Senado tomem uma decisão sobre o financiamento partidário. Uai, mas quando o Diretório decidiu pela proibição também não havia decisão do congresso. Daí se o congresso decidir que ficam as doações de empresa o PT aceita constrangido ? Não vai mais ser submetido a referendum do congresso do partido ?De passagem, onde a folha teve a informação de que a corrente cnb seria contra a proibição? Se a cnb é contra, a derrota da proibição é inevitável. Vale o rolo compressor. E por falar nisso, a cnb não mudou de nome ?

     

     

  7. A militância aqui embaixo se

    A militância aqui embaixo se f… toda para defender o partido, e esses bundões de cima fazendo merda, arregando.

    Ah ! vão se catar !

    Tô ficando de saco cheio dessa cúpula do PT, bando de arregão, peida para todo mundo, não defende o partido.

    Nã boa, já está na hora desse Rui Falcão rodar.

     

  8. Me engana que eu gosto.

    “não há por que o partido discutir isso agora, se não há nada aprovado no Congresso Nacional”

    Mas não tinha sido uma medida unilateral do PT para moralizar o partido e diferenciar-se dos demais?

    “Rui Falcão, afirmou que esta decisão não será formalizada no encontro do partido, que ocorrerá nos dia 11 e 12 de junho, em Salvador.”

    Pera aí: o congresso do partido não seria a instância soberana para, eventualmente, decidir essa e quaisquer outras questões?

    Virou tema proibido pr’arraia-miúda do PT?

    Fica o dito e redito por não dito até que Lula, nosso candidato em 2018, o tenha dito.

    Quando o financiamento por empresas for assunto decidido no Congresso, aparecerá um qualquer Rui Falcão pra botar a culpa em Dudu Cunha  e no Gilmar.

    Me engana que eu gosto.

    1.  See Lula for o candidato,

       See Lula for o candidato, não precisa de doação de nada. Mas se for outro, não poderá dispensar nada

  9. PED extraordinário urgente!

    Publiquei no Facebook, em 16.04.2015: 

    1. Não votei no Rui Falcão, apoiado pelo Lula, no PED 2013, votei no Paulo Teixeira. Entendia – e entendo – que o caminho era a renovação, havíamos acabado de eleger o Haddad em 2012, o próprio Lula deixava isso claro, com a candidatura do Padilha. Não via sentido na insistência com o Rui Falcão. Tenho profundo respeito pelo seu passado, mas faço parte da velha guarda, da geração que aderiu ao PT na sua fundação. O que significa o Rui Falcão para um jovem?

    2. Hoje, mais do que nunca, precisamos de um presidente de partido que suba e desça do caminhão de som todos os dias, 7 vezes por semana. que empolgue o público. Vou a muitos atos políticos, procuro ir a todos. Dá desânimo quando o Falcão toma a palavra. Ademais, Rui Falcão completou 71 anos no ano passado. 71 anos. Não tem pique mais, está cansado, discurso ultrapassado, não empolga ninguém.

    3. Qual a situação hoje? Nossos parlamentares sumiram das ruas, dos comícios, do caminhão de som. Quem brilha, quem ocupou os espaços? O Guilherme Boulos. Boulos não é, nunca foi e jamais será PT, e na hora H jamais será aliado. Boulos tem agenda própria, trafega na sua própria raia. Ademais, é uma pessoa sem passado, só tem presente, nunca se desgastou com nada, jamais vai grudar sua imagem no PT. Se tiver que se lançar para um cargo, JAMAIS será pelo PT.

    4. Não fui no ato ontem, mas dê uma varrida na internet. Quem apareceu? O Boulos. Onde estavam os nossos? Se estavam, sequer apareceram. E tem outra. Luciana Genro, pelo visto, transferiu domicílio para SP. Oportunísticamente, grudou no MTST, não tem ato do movimento em que não esteja presente. Não estranhe se vier a disputar um cargo por SP em 2018. Não vou a atos do MTST porque a Luciana estará presente, e não vou lá para ouvir ela dizer no caminhão de som que PT e PSDB é o sujo falando do mal lavado, mais uma vez, como já presenciei. Em suma, Boulos e Luciana Genro fizeram dobradinha. Ela descobriu que não tem nada a fazer no RS, depois de ferrar com a reeleição do próprio pai. Agora não sai de SP.

    5. Perante o público jovem quem aparece? A dupla Boulos/Genro. Basta ver a TV Carta. Vácuo de poder dá nisso, tanto lá em Brasília como aqui em SP, alguém vai ocupar. Breno Altman tem toda razão. Dilma foi dúbia quanto ao veto ao PL 4330. Renan Calheiros saiu na frente e ocupou o espaço. Isso explica porque sobrevive há 30 anos na política, porque sabe fazer.

    6. Precisa trocar a direção do Partido urgente, e a nova direção tem que ocupar os espaços nas ruas e no caminhão de som.

    1. Não se perca pela idade do

      Não se perca pela idade do Rui Falcão, ou fica difícil. Lula vai fazer 70 anos em outubro. Falcão já era setentão nos anos oitenta.

  10. PERGUNTA AO SR. RUI FALCÃO!

    Se estamos na era da internet, por que o PT ainda elege delegados para que votem em suas convenções?

    Imaginem um sujeito chegando com todo esse poder de voto, representando todo um estado. Essa é a porta para a corrupção. É por aí que os lobbies entram com suas malas de dinheiro, oferecendo recursos pra campanha política, em troca de apoio a questões de seus interesses. Ou seja, o partido começa a ser comprado por aí…

    Por que isso, se todos os filiados podem acompanhar a convenção pela internet, inclusive em telões nos diretórios mais próximos, e votar na própria internet, identificando-se (voto aberto)?

     

  11. Se o PT optar pelo franciscanismo vai ficar sem condições de dis

    Se o PT optar pelo franciscanismo vai ficar sem condições de disputar

  12.  
    Desde  da Gloriosa que se

     

    Desde  da Gloriosa que se sabe que no petismo estão as pessaos mais honesta do Brsil e, portanto, eram os partidos que deveriam não receber doações de empresas, poiss essa doam por interessses corruptos, mas só doam ao petismo quem quer o bem do Brasil e por pura honestidade

     

  13. DOAÇÃO!
    DOAÇÃO!Olá, a boa notícia do público em geral chegou até você hoje como um dos maiores ganhadores de loteria de todos os tempos nos Estados Unidos, a Sra. Mavis Wanczyk. Na citaçãoMeu nome é Mavis Wanczyk, vencedor do jackpot da bola de poder $ 758.7milhões em agosto de 2017. Eu e minha família decidimos distribuir US $ 5milhões (US $ 5.000.000,00) cada para pessoas sortudas em todo o mundo como nossa própria maneira de ajudar a mudar o mundo para sempre. Entre em contato abaixoEmail: [email protected] para info / reivindicação. Continue lendo:http://Money.cnn.com/2017/08/23/News/Powerball-700-Million-Jackpot/Index.html muito bem sucedida.E-mail de contato: [email protected]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador