Plano de Desenvolvimento vai estimular produção de bens para a cadeia de petróleo

Jornal GGN – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Petrobras promoveram um encontro nesta quarta-feira (16) na cidade de Ipatinga-MG para apresentar o Plano de Desenvolvimento de Fornecedores da Petrobras para representantes da iniciativa privada. Sindicatos e a Federação das Indústrias de MG (Fiemg) também participaram e também estão unidos no projeto que visa fortalecer as APLs (Arranjos produtivos locais) para a cadeia de petróleo, gás, construção naval e offshore (exploração de óleo em águas profundas).

O evento abordou o Plano de Desenvolvimento das APLs que beneficia cinco territórios brasileiros fornecedores, ou com potencial de fornecimento, do setor: O entorno da Bahia de Todos os Santos (BA), no Vale do Aço (MG), em Suape (PE), na região do Comperj (RJ) e em Rio Grande (RS). Trata-se de uma ação integrada da política industrial do governo federal, o Plano Brasil Maior, e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Recentemente a ABDI e a Petrobras firmaram um convênio para apoiar o fortalecimento da governança desses cinco APLs. Para a realização das ações previstas no convênio, a Petrobras entrará com aporte financeiro de R$ 4 milhões, que será executado pela ABDI em dois anos.

O coordenador de Energia da ABDI, Jorge Boeira, comentou a parceria. “Vale destacar que essa ação coordenada do governo federal precisa do apoio de estados e municípios para que os resultados sejam atingidos, por isso atuamos muito próximos dos parceiros locais”, explicou.

Com informações da ABDI

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador