Lula criticou a ideia fixa do déficit, e o tal do mundo não se acabou, por Luís Nassif

O mercado já pré fixou um déficit de 0,8%, portanto os 0,25% de Lula nem fizeram cócegas. Mas as manchetes se repetiram, tentando espalhar o terrorismo de sempre.

Uma das promessas de Lula na campanha eleitoral, moradia tem sido uma das prioridades do atual governo. Foto: Ricardo Stuckert

O jogo é o mesmo de sempre. Qualquer declaração do governo que vá contra dogmas fiscais provocam manchetes imediatas anunciando queda da bolsa e alta do dólar.

O mesmo ocorreu ontem, quando Lula declarou que 0,25% de déficit não mata ninguém. O mercado já pré fixou um déficit de 0,8%, portanto os 0,25% de Lula nem fizeram cócegas.

Mas as manchetes se repetiram, tentando espalhar o terrorismo de sempre.

Só para efeito de comparação:

  1. Em 2003, houve 207 pregões.
  2. 109, ou 53% registraram queda.
  3. 98, ou 47% registraram alta.
  4. A queda de ontem foi de -1,286%. Foi a 25o maior queda do ano. Ou seja, houve 24 pregões com quedas maiores do que ontem.
  5. O nível do Ibovespa foi 7,6% inferior ao pico ao ano, em 26.07.2023
  6. No entanto, foi 15,7% acima do piso de 23.03.2023

Se analisar desde 2022, foram 226 pregões em alta e 228 em queda. E o índice de ontem é 17,9% maior do que o piso de 15.07.2022

Se o mercado espera um déficit maior do que o chutado por Lula, qual a razão das manchetes? Falta do que fazer. Há uma declaração de Lula que foge do script e a mídia sai atrás de explicações. E elas sempre vão para os bordões de sempre:

  1. Fortalecimento do Rui Costa em relação a Fernando Haddad.
  2. Fortalecimento do PT em relação a Haddad.

O que houve, objetivamente falando, é que Lula percebeu a armadilha de centrar o discurso exclusivamente na meta de fim do déficit fiscal. Primeiro, porque não será alcançada. E não adianta a Fazenda explicar que joga uma meta ambiciosa para conseguir um resultado melhor. Se insistir na meta zero, qualquer resultado negativo será uma derrota para o governo.

O segundo ponto é que caiu a ficha de Lula que se não começar a montar um discurso de desenvolvimento, se aguardar a dança de salão do Fernando Haddad e Roberto Campos Neto – na qual quem conduz é Campos Neto -, vai haver uma corrosão irreversível de sua popularidade e um desmanche da grande rede de aliança democrática.

No entanto, não basta mudar o discurso. Nos próximos dias, Lula terá que apresentar planos concretos, que não podem ficar apenas em políticas compensatórias ou no PAC.

Sobre o tema, escreverei nos próximos dias.

Leia também:

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quase 1 ano depois e a crítica do lula é a conquista, com todo respeito , nassif, é como um escravo tentar se livrar de seus grilhoes os roendo com os dentes. Acho que precisamos mais de ações , até silenciosas, que quando venham a publico , já estejam concretizadas, apesar de ser dificil tomar uma decisão favoravel ao brasil sem os caes vigilantes dos interesses da elite europeia e anglo americana farejarem e combaterem . Vejo seu grande respeito ao lula e como junto a outros blogs como o outraspalavras são as poucas vozes de claridade intelectaul quando o assunto sejam politicas economicas do estado , mas está dificil acreditar no lula com toda essa passividade e aforma como tem delegado seu governo, cujo coração sejam as politicas economicas e o confrontamento das velhas logicas que aprisionam o desenvolvimento brasileiro em potencial , ao sr fernando henrique haddad , o proximo candidato de esquerda fovorito do conglomerado de presstitutes encabeçada pelo globo . Achoo que esse mandato levara o lula a se sentir humano novamente . A china, sr lula , esta mais precoupada em se proteger dos avanços anorte americanos do que sustentar o brasil com seu mega consumo . O velho petismo não funcionara

  2. Sabe o que eu acharia inteligente do haddad, promover politicas economicas reais como uma agenda secundaria , mas principal, esvaziando uma pretensa agenda principal de efetividade , ao sabor do mecado , para ser oferecida como banquete a midia , para oferecer um minimo timing para se poder governar sem todas essas chantagens , sem essas bobagens de falas inuteis para a base eleitoral, de forma que quando os caes da guarda da presstitute , do congresso e stf viessem a farejar indicio de que o governo esteja a promover o desenvolvimento social , economico e tecnologico , essa agenda secundaria , que seja a principal, ja se efetivou . Enfim, sei que seja algo dificil senão impossivel . Mas veja o haddad levando o governo atual como uma agenda bolsonarista suave e leve, se nos ultimos quatro anos . Claro .é dificil diante de grande parte do estado tomado de degenerados corruptos cujo interesse unico seja enriquecer e se hedoniar com jovens pagas de alta classe, enfim, com uma midia sobotando cada sinal de progresso. Mass como o globo , a folha , podem canonizar o haddad, como o fizeram com o bolosnaro , e não se crer que ele tem enterrado o governo lula . O que a gleisi disse, um deficit de 2 % é irrelevante caso o estado tenha investido em politicas publicas e o que mais sejam que em seis meses a um ano geraram um crescimento de produtivdade em todas as aereas de 10% . Mas o haddad, e creio que tanto aqui quanto no outras palavras se seja exaustivo nisso e de forma aprofundada, se mantem com essa ideia fixa,é melhor ter aquele 0% no deficit e abdicar dos 10% de crescimento . Enfim, ta tudo dominado , fato, o controle que a elite financeira possui do estado é amplo demais e a popula~çaoç,obrigado pt e lula e dima pq vcs contrinuiram ao achar que um diploma eleva o grau de inteleigencia e politização do civis, qualidade não é numero ,, está entretida demais com churrasco , musica, futebol , carnaval e bacanal.O brasil é uma nação subdesenvolvida culturalmente e isso é fato . Eu tenho livros em minha loja que tenho tentado passar adiante , quase novos, ficam numa cesta , e garanto já estão absolutamente empoeirados , talvez alguem os compre para acender uma churrasqueira para assar uma picanha e beber cerveja . kkkk. Sabe o que o pt podia fazer , criar um auxilia para escritores que publicam recorrentemente , para se tornarem independentes das grandes corporações , tem se auxlio cultural para cantores mega milionarios, filmes estilo pronanchanchada, carnavais e engraçado o pt nunca se interressou por isso , deixando os pobres escritores a merce do lixo industrial das grandes editoras e seus traficos de influencia. 14 anos no poder e uam parcela do bolsonarismo foi responsabilidade suas e quica a volta dele tb seja . Fod—-se esse pais de mer———————-da

  3. Nassif, faço criticas ancoradas em minha necessidade e necessidade de milhares de brasileiros roubados em seus direitos previdenciários,foram roubados pelo congresso brasileiro, sem uma única opinião que não fosse a do mercado e da mídia, tradicionalmente, contra os interesses dos trabalhadores e do povo, em especial a Globo que quer sempre a audiência do povo, mas sempre conspira e forma opinião para sempre deixar esse povo a mercê da escravidão do mercado. A informação do IBGE sobre a população idosa, é devastadora, e de como em dez anos perdeu seus direitos, nenhuma mídia PIG ou PROG, está entendendo o tamanho do problema, enlouqueceram e acham que velhos devem serem moradores de rua.

  4. Sendo praticamente leigo no assunto, minha imaginação fez a seguinte analogia: o governo Temer deixou sua armadilha, tipo um Cavalo de Tróia e o governo Bolsonaro deixou aberta sua espécie de Caixa de Pandora.
    Após assumir, o governo Lula se deu conta
    das armadilhas e do campo minado. Porém, não contava que até as trincheiras, que poderia assegurar maior resistência, também estariam minadas.
    Resumo: se retroceder, se explodem; se permanecerem em resistência, em breve estariam liquidados.
    Então, só restaria avançar e partir pra cima com tudo e surpreender por baixo, seguido por todo exército progressista e com o auxílio luxuoso de importantes adversários políticos, porém eternos e leais patriotas.
    “Digo por cima, pela coragem e o avanço pra cima deles. Digo por baixo, como em muitas guerras, espécies de túneis estratégicos e fatores surpresa, como seria o uso dos BRICs e da criação da Moeda Mercosul.”
    Imagino ainda que assim fazendo, também iriam descobrir que grande parte dos fantasmas são cães fantasiados que ladram, mas não mordem e não assustam.
    E o melhor de tudo é
    acreditar que uma corajosa reação, com avanço progressivo intenso e a verdadeira e única chave que pode libertar a Esperança da caixa prisão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador