Assange completa quatro anos na embaixada do Equador em Londres

Jornal GGN – Neste domingo (19), Julian Assange, fundador do Wikileaks, completou quatro anos em reclusão na embaixada do Equador em Londres, no Reino Unido. Em razão da data, foram marcadas diversas manifestações de apoio ao australiano, em vários países, ao longo de toda semana. Os atos estão programados para Madri, Nova York, Quito, Atenas, Buenos Aires, Belgrado, Bruxelas, Milão, Montevidéu, Nápoles, Paris e Sarajevo.

Personalidades internacionais anunciaram que irão participar das atividades, incluindo nomes como o filosófio Slavoj Zizek, o ex-ministro grego Yanis Varoufakis, o linguitas Noam Chomsky, os diretores Michael Moore e Ken Loach, o prêmio Nobel argentino Adolfo Pérez Esquivel. 

Assange se refugiou na embaixada do Equador para escapar de uma extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Ele crê que a acusação da Suécia é um pretexto para enviá-lo aos Estados Unidos, onde é acusado por ter revelado milhares de documentos secretos através do Wikileaks.

Do Opera Mundi

Assange completa quatro anos ‘detido’ na embaixada do Equador em Londres; ativistas organizam protesto global
 
Entre personalidades que participarão das atividades estão Noam Chomsky, Slavoj Zizek, Yanis Varoufakis, Ai Weiwei, Vivienne Westwood e Michael Moore

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, completa, neste domingo (19/06), quatro anos de reclusão na embaixada do Equador, em Londres. Para marcar a data, capitais de diversos países realizarão manifestações em apoio ao australiano e ele fará pronunciamentos via teleconferência.

Com a chamada “Primeiro eles vieram por Assange…”, os atos estão programados ao longo de toda a semana em Madri, Nova York, Quito, Atenas, Buenos Aires, Belgrado, Berlin, Bruxelas, Milão, Montevidéu, Nápoles, Paris e Sarajevo.

Diversas personalidades internacionais anunciaram que participarão das atividades, entre elas o linguista Noam Chomsky; o filósofo Slavoj Zizek; o ex-ministro de Finanças da Grécia Yanis Varoufakis; os músicos Brian Eno, Patti Smith, PJ Harvey; o prêmio Nobel argentino Adolfo Pérez Esquivel; o artista e ativista chinês Ai Weiwei; a desenhista Vivienne Westwood e os diretores Michael Moore e Ken Loach.

Desde 2010 Assange é perseguido pela Suécia. Para evitar uma extradição a este país, onde é acusado de crimes sexuais, o ativista está refugiado na sede diplomática do país sul-americano que lhe concedeu asilo político.

Assange teme ser extraditado para a Suécia porque considera que a acusação de assédio sexual é um pretexto para enviá-lo aos Estados Unidos, onde é acusado por ter revelado milhares de documentos secretos deste país, e onde pode ser condenado à prisão perpétua pelo crime de espionagem.

Apesar de a ONU já ter se manifestado em defesa de Assange, o Reino Unido mantém a disposição de prendê-lo tão logo o ativista deixe a embaixada equatoriana. Isso porque o Ministério Público sueco emitiu uma solicitação de detenção europeia e a renovou em maio deste ano.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador