Comissão de Direitos Humanos do Senado pede áudios sobre torturas

Pedido foi feito por Humberto Costa (foto) após reportagem que divulgou trechos inéditos de gravações em posse do Superior Tribunal Militar

Senador Humberto Costa (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal enviou ofício ao Superior Tribunal Militar (STM) solicitando o envio das gravações efetuadas pela corte relacionadas a torturas praticadas no período da ditadura militar.

No ofício, o presidente da comissão, senador Humberto Costa (PT), afirma que as gravações “registram relatos de casos de tortura durante a ditadura militar. Miriam Leitão diz que os áudios são vozes do tempo sombrio da ditadura militar que foram resgatadas pelo historiador Carlos Fico, titular de História do Brasil da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]”.

“Os áudios revelados pelo historiador Carlos Fico e Miriam Leitão mostram o quão abjeta é uma ditadura, em que mulheres grávidas eram torturadas para confessar crimes que não haviam praticado. Defender ditadura é defender tortura, é deixar a sociedade na mão de monstros”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania), em suas redes sociais.

O pedido foi efetuado na última segunda-feira (18/04), após a divulgação de trechos dos áudios pela jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo, referentes a sessões do STM entre 1975 e 1985, e encaminhado ao presidente do STM, ministro general Luis Carlos Gomes Mattos. As informações são da Agência Senado.

Leia Também

“Não estragou minha páscoa”, diz presidente do Superior Tribunal Militar sobre áudios de tortura

“Revolução Democrática de 1964”, diz Mourão sobre ditadura brasileira

A sinceridade macabra de Mourão, por Francisco Celso Calmon

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os arquivos estão disponíveis tem tempo , o historiador teve de brigar para ter acesso , agora a “comichão” quer … tá legal …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador