10 de junho de 2026

Seguranças de Lula pedem ajuda para enfrentar ameaças de morte e ampliação do porte de arma

Segundo a equipe de segurança este é um "cenário inédito" na história, o que "amplia o desafio" da operação

A equipe da Polícia Federal responsável pela segurança do ex-presidente Lula (PT) pediu apoio à Superintendência do órgão diante de “adversidades” enfrentadas com a expansão do porte de arma de fogo no país.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De acordo com o grupo da PF, “o contexto político e social no qual se realizará a operação de segurança é composto por, entre outras adversidades, opositores radicalizados e acesso a armas de letalidade ampliada decorrente das mudanças legais realizadas em 2019”. 

A FLEXIBILIZAÇÃO DE ARMAS POR BOLSONARO: ENTENDA AS MUDANÇAS NA LEI

O trecho do documento, obtido pela Folha de S. Paulo, é uma referência às normas editadas por Jair Bolsonaro (PL) que facilitaram o acesso a armas de fogo pela população.

Segundo a equipe de segurança, este é um “cenário inédito” na história da democracia brasileira, o que “amplia o desafio” da operação.

Os delegados também destacam  “ameaças de morte ao candidato e representantes dos partidos, bem como a perpetração de atos de intimidação e violência, identificados antes do início da campanha, como o atentado ao ônibus da caravana ao ex-presidente Lula, alvejado em maio de 2018 na cidade de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul/PR”.

A segurança de Lula, líder das pesquisas eleitorais, tem como responsáveis os delegados federais Andrei Augusto Passos Rodrigues, Rivaldo Venâncio e Alexsander Castro Oliveira.

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

O pacto de Bolsonaro com militares e a morte de Marielle

A formação das milícias bolsonaristas

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GalileoGalilei

    10 de agosto de 2022 8:20 am

    Os filhotes do RioCentro e do Gasômetro estão a solta.

Recomendados para você

Recomendados