Fim da Intervenção no Distrito Federal: “sentimento de dever cumprido”, diz Cappelli

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Com prisão de golpistas e restabelecimento da segurança em Brasília, Cappelli diz ter "sentimento de dever cumprido"

O interventor federal, Ricardo Cappelli, durante entrevista coletiva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A intervenção do governo Lula na Segurança Pública do Distrito Federal terminou, por decreto, nesta terça-feira (31). O interventor Ricardo Cappelli afirmou que retorna, a partir de amanhã, como secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Em nota, Cappelli agradeceu a Lula e ao ministro Flávio Dino, da Justiça, e afirmou que tem hoje, com a prisão de golpistas e o restabelecimento da segurança em Brasília, “o sentimento de dever cumprido”.

“Termina hoje a intervenção. Agradeço ao presidente Lula e ao ministro Flavio Dino pela confiança. Foram dias duros. Tive que tomar decisões importantes no calor dos acontecimentos. Fiz o meu melhor, espero ter acertado. Retorno ao MJSP com o sentimento de dever cumprido.”

No relatório final sobre a invasão aos Três Poderes, em 8 de janeiro, Cappelli concluiu que houve falhas graves operacionais dos comandantes das forças de segurança do Distrito Federal, a omissão de agentes do Estado e a conivência de militares do Exército.

No texto, o interventor também recuperou todo o plano feito pelos golpistas, dentro do acampamento, em frente ao quartel general do Exército, em Brasília, e lista todas as medidas tomadas, sob o seu comando, para desmantelar os criminosos.

Além da reação imediata dos atos do dia 8 de janeiro, da abertura de investigações e a prisão de golpistas, Cappelli também tomou iniciativa, antes de deixar o cargo, e deixou pronto um plano de segurança para a posse de parlamentares no Congresso Nacional e a reabertura do ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), amanhã (1º).

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador