Agentes do GSI abandonam a segurança de evento com a presença de Lula e ministros do STF

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Apesar da ação, integrantes da equipe do governo eleito afirmaram que não houve prejuízos à proteção de Lula

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) protagonizaram na manhã da última quarta-feira (14) um novo episódio de constrangimento em relação ao governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Na ocasião, os agentes – subordinados do general Augusto Heleno – que atuavam na segurança da posse do ministro Bruno Dantas na presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) se retiraram do local antes do fim do evento. 

O gabinete trabalhava na segurança na sede do TCU porque estava prevista a participação do vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos). Mas, quando foram informados que o político havia cancelado sua presença os agentes se retiraram do local.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”     

Os agentes estavam atuando na revista de convidados com pórticos de detecção de metal. Com a saída repentina, a segurança de Lula teve que substituir os detectores para dar continuidade à revista de convidados ao ato.

Apesar da ação, integrantes da equipe comandada pelo delegado Andrei Passos Rodrigues — indicado por Lula chefiar a Polícia Federal— afirmaram que não houve prejuízos à proteção do presidente eleito, segundo a Folha de S. Paulo. 

Já o GSI confirmou que desmobilizou seus agentes após o cancelamento da ida de Mourão à sede do tribunal. “Tendo sido cancelada a participação da autoridade, a equipe do GSI foi desmobilizada, já que não lhe cabia realizar, conforme a legislação vigente, a segurança da solenidade nem de qualquer outra autoridade presente”, disse por meio de nota.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Certo dia recebi um meme com dois cachorros vira-lata se matando entre si, enquanto o caco, cheio de ração, abandonado pelos dois brigões serviu de delicioso prato a um terceiro, esperto, que nem ligou para os brigões; ao contrário aproveitou a idiotice de ambos para se empanturrar. Não tive como não fazer uma comparação: a maioria dos funcionários militares e civis em geral, se pegando no tapa com a esquerda, com xinga vai, xinga vem, enquanto os verdadeiramente poderosos levam tudo, quando muito deixando as raspas

  2. Não seria melhor esses nóias abandonarem o serviço público? Se eles foram para a putaqueopariu junto com o general Heleno o Brasil ficará mais tranquilo.

  3. Tomara que a mão da justiça, via PF, não demore a alcançar os segredos funestos e camuflados que indicam a participação de autoridades do GSI na prática e comando de operações nada republicanas, segundo denúncias comprometedoras.
    A desonra e o abalo na reputação de instituições públicas, deixam a entender que, após o golpe e a usurpação do poder presidencial de Dilma Rousseff, a degradação de militares que ocuparam cargos públicos destinados a civis, se multiplicou a ponto de se tornar como a pior e a mais desonrosa representação de militares em governos ocupados por civis, de todos os tempos.

  4. O que parece estar faltando na formação dos nossos oficiais, além de noções de civilidade e cidadania, é a noção de dever funcional. Mas, como dever funcional é matéria de direito administrativo voltada aos civis, o general graveto prevarica sem se dar conta. Esse ato do GSI é punível. Agentes do GSI são, antes de tudo, servidores públicos e não guarda particular exclusiva de algum general.

  5. É muito provavel que o cara de papa defuntos helenico, tenha planejado com o vice “tronco de curral” essa história de ir à posse e depois, no meio do evento, avisar que não iria mais, para justificar a retirada dos agentes do GSI e dos equipamentos de rastreamento de armas, e assim permitir que algum jagunço bolsonarista entrasse armado e fizesse o serviço. Felizmente o futuro diretor da PF estava atento e atuou imediatamente. Essa armação precisa ser investigada com rigor. Esses canalhas fascistas já provaram que são capazes de tudo e muito mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador