Oposição conquista vitória nas primárias no Chile

Do Jornal GGN

Chile: Oposição conquista grande vitória nas primárias

Victor Saavedra

Jornal GGN – A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, do Partido Socialista, foi a grande vencedora das eleições primárias deste domingo (30), ao obter mais de 73% dos votos válidos pelo pacto Nueva Mayoria. Nas primárias do pacto Alianza, governista, o vencedor foi Pablo Longueira, da União Democrática Independente (UDI), com pouco mais de 51% dos votos.

Em termos numéricos, a vitória foi ainda mais significativa para a candidata: com seus mais de 1 milhão e meio de votos (1.561.563 de um total de 2.137.423 votos da coalizão da esquerda), a ex-mandatária obteve, sozinha, quase o dobro do total de eleitores da base governista (806.601).

No Chile o voto não é obrigatório, pelo que o comparecimento nas primárias é considerado um reflexo do poder de mobilização dos candidatos para a decisão do dia 17 de novembro.

A ex-mandatária afirmou, após a divulgação do resultado, que não é hora de cantar vitória, e que seu trabalho agora é conquistar um triunfo ainda no primeiro turno. “O pior erro, por mais felizes que estejamos, é baixar a guarda e não seguir trabalhando até ganhar, tomara que no primeiro turno dia 17 de novembro”, afirmou Bachelet.

Continua aqui>>>

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador