Os últimos secretários de Alckmin

Folha de S.Paulo – Alckmin nomeia outro aliado de Chalita – 30/12/2010

Alckmin nomeia outro aliado de Chalita

Novo secretário da Educação também foi chancelado pelo parlamentar, que é alvo de críticas na cúpula tucana

Deputado federal eleito é rival político de José Serra e alinhou-se ao PT de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais

DANIELA LIMA
CATIA SEABRA
FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO

A despeito das críticas de líderes de seu partido, Geraldo Alckmin (PSDB) deu mais espaço no novo governo ao deputado federal eleito Gabriel Chalita (PSB-SP).

Ontem, o governador eleito anunciou mais quatro secretários, entre eles o deputado estadual Paulo Alexandre (PSDB-SP), que foi adjunto de Chalita na gestão anterior do tucano, para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O secretário de Educação escolhido por Alckmin, Herman Voorwald, também foi chancelado por Chalita. Alexandre é, portanto, a segunda indicação do parlamentar para o novo governo.

Muito próximo a Alckmin, Chalita não esconde antipatia por José Serra (PSDB) e é críticado por tucanos por ter trabalhado pela eleição de Dilma Rousseff.

Questionado sobre a ligação de Alexandre com Chalita, Alckmin minimizou. “Ele teve 215 mil votos. Tem vida própria”, afirmou.

Além de Alexandre, o governador eleito anunciou ontem o deputado federal Edson Aparecido (PSDB-SP) para Desenvolvimento Metropolitano; Andrea Matarazzo (PSDB-SP) na Secretaria de Cultura; e Jorge Pagura (PTB-SP) para Esporte.

Aparecido é aliado histórico de Alckmin e, desde o início da transição, era cotado para a chefia de Desenvolvimento Metropolitano, pasta recém-criada.

Ele será responsável por coordenar políticas para as três grandes regiões metropolitanas -Grande São Paulo, Baixada Santista e Campinas- que concentram 60% da população paulista.

COTA POLÍTICA

A manutenção de Andrea Matarazzo no governo era dada como certa. O tucano é amigo de Serra, mas sua permanência na Secretaria da Cultura não é uma deferência ao ex-governador.

Alckmin tem uma espécie de “dívida de gratidão” com Matarazzo -um dos poucos tucanos que apoiou sua campanha à Prefeitura de São Paulo, em 2008, contra Gilberto Kassab (DEM).

Já o novo secretário de Esporte foi indicado pelo PTB, conforme o Painel informou ontem. Médico neurologista, ele foi secretário municipal de Saúde durante a conturbada gestão de Celso Pitta.

Pela passagem no governo de Pitta, Pagura respondeu a denúncias de superfaturamentos e contratos ilícitos -que sempre rechaçou. Não foi condenado pela Justiça.

NOVOS SECRETÁRIOS

Hoje, Alckmin anunciará os últimos três secretários de seu governo. A Folha apurou que o deputado federal Júlio Semeghini (PSDB-SP) deverá assumir a Secretaria de Gestão Pública e João Sampaio, atual secretário de Agricultura, permanecerá no cargo.

A pasta estava reservada ao PMDB, que não emplacou um nome e parou as negociações. Como Sampaio tem perfil mais técnico que político, mantendo-o, Alckmin sinaliza aos aliados que ainda está aberto ao diálogo.

A terceira pasta a ser preenchida é a de Energia, que conta com Mauro Arce entre os cotados.

Ainda ontem, Alckmin confirmou que rebaixará a Secretaria de Comunicação a coordenadoria, que deve ficar com Fábio Lepique.

Clique aqui para ir à notícia

Para acompanhar pelo Twitter: http://twitter.com/luisnassif

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador