Reino Unido anuncia doação para Fundo Amazônia após encontro com Lula

O primeiro-ministro, Rishi Sunak, disse que a doação de R$ 500 milhões é uma homenagem ao trabalho do presidente brasileiro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Crédito: Ricardo Wolokita/Record

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, nesta sexta-feira (5), em Londres. Durante o encontro, Sunak afirmou que o país europeu vai fazer uma doação para o Fundo Amazônia.

Segundo o primeiro-ministro, a doação é uma homenagem ao trabalho de Lula em relação às discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. “O Reino Unido vai contribuir com cerca de meio bilhão de reais (80 milhões de libras) para o Fundo Amazônia para ajudar a combater o desmatamento e salvar a rica biodiversidade da região.”

Já o presidente brasileiro ressaltou que o encontro representa a retomada da relação do Brasil com o mundo, tendo em vista que o País ficou isolado durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Lula sugeriu ainda que ambos os países retomem as conversas para gerar oportunidades comerciais e discutir as questões climáticas, além de encontrar sinergia nas áreas de saúde, pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.

Guerra na Ucrânia

Bandeira já levantada em outros encontros com líderes de diversos países, Lula voltou a comentar o conflito na Ucrânia, a fim de encontrar soluções para por fim à guerra contra a Rússia. Ambos concordaram que a invasão russa é inaceitável, assim como as mortes resultantes do embate.

Mas o primeiro-ministro afirmou que, ainda que a paz seja interesse de todos, enquanto as forças da Rússia permanecerem na Ucrânia, será impossível para o país encontrar a paz. Cabe à comunidade internacional, então, dar continuidade às pressões sobre o presidente Vladimir Putin, para que ele retire as tropas.

Lula e Sunak devem se encontrar ainda no G7, realizado de 19 a 21 deste mês, no Japão, e na cúpula do G20, sediado pelo Brasil em 2024.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador