O senador Sergio Moro (União-PR) teria votado a favor e Deltan Dallagnol estava “desesperado” com a aprovação de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação consta em mensagens recebidas e enviadas por Sérgio Moro em seu celular, durante a sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (13).
As mensagens aparecem em fotografias do celular de Moro, captadas pelo fotógrafo Brenno Carvalho, ao jornal O Globo. Em uma delas, Moro conversava com o seu suplente, Luiz Felipe Cunha.
O suplente perguntava ao senador: “vai votar contra?”. Moro não respondeu, mas ligou para Cunha, em chamada falhada. Em seguida, Luiz Felipe da Cunha retornou a ligação, no qual conversaram por alguns minutos.
Após a ligação, o suplente diz: “Deltan desesperado.”
“Me ligou, mandou mensagem e etc”, “só para seu conhecimento”, disse Cunha ao senador, que enviou: “[Dallagnol] mandou msg [mensagem] aqui”, “falo algo [para ele] aqui?”, “o que acha?”.
E o suplente respondeu: “Amigo, pela estratégia relatada, aparentemente, não há o que [ser] dito. Eu disse ao Deltan que [você] sabe o que faz e que estarei [ao] seu lado sempre, por lealdade e por saber que você é um cara correto.”
Algumas palavras da mensagem não podem ser lidas, porque são tapadas pela mão do senador no celular.
Em outra fotografia, Moro recebe mensagem de um contato identificado como “Mestrão”.
“Sergio, o coro está comendo aqui nas redes, mas fica frio que jaja (sic) passa, só não pode ter vídeo de você falando que votou a favor, se não isso vai ficar a vida inteira rodando”, disse a pessoa.
E Sergio Moro responde: “Blz [beleza]. Vou manter meu voto secreto”.
Ao jornal O Globo, a assessoria de Moro tentou dar outra versão à resposta, de que não se tratava de uma confirmação do voto favorável a Dino: “A pessoa em questão, sem ter informação do voto do senador Sérgio Moro, fez a sugestão somente porque distorceram o posicionamento do parlamentar nas redes após cumprimento ao ministro Dino.”
“Em resposta, o senador disse que iria manter o sigilo do voto, que é um instrumento de proteção contra retaliação.”
Leia mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Danou-se o marreco. Imagino que acabou de perder grande parte do pouco respeito e das poucas admirações que lhe restavam.
Acabou-se e se danou.