TCU aprova investigação sobre gastos de Bolsonaro no cartão corporativo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Dados apontam aumento de gastos no dispositivo público durante o período eleitoral de 2022

Foto: Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (15), a abertura de uma investigação que irá apurar a legalidade dos gastos sigilosos do ex-líder do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no cartão corporativo entre outubro e dezembro de 2022. 

O pedido foi apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFFC) da Câmara dos Deputados, por meio de uma solicitação do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”     .

Com base em dados do Portal da Transparência, o parlamentar afirmou que houve uma “explosão de gastos” no cartão corporativo “no período eleitoral”, já que em relação ao mesmo período de 2021, foi constatado um aumento de 108% nos gastos. 

Em meio aos indícios do “aumento expressivo” nos gastos, TCU autorizou a “realização de fiscalização para verificação da legalidade e legitimidade destas despesas”.

Além disso, o Tribunal também determinou a abertura de fiscalização contínua dos gastos do cartão corporativo da Presidência da República “na modalidade de acompanhamento”, a fim de evitar eventuais desvios de finalidade do dispositivo.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador