Michel Aires
Graduação em filosofia pela UNESP. Mestre em filosofia pela UFSCAR. Doutor em educação pela USP. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase na Teoria Crítica, em particular, nos pensamentos de Herbert Marcuse e Theodor Adorno. Possui artigos publicados nas áreas de educação, filosofia e ciências sociais.
[email protected]

Governo Lula e os desafios para erradicar as desigualdades sociais, por Michel Aires

Os problemas mais graves que enfrentamos hoje, nos grandes centros urbanos, são a fome, a miséria e as desigualdades sociais.

Marcelo Camargo – Agência Brasil

Governo Lula e os desafios para erradicar a fome, a miséria e as desigualdades sociais.

por Michel Aires de Souza Dias

Segundo um estudo feito pelo World Inequality Lab (Laboratório das Desigualdades Mundiais) o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. A desigualdade social se caracteriza pelas diferenças econômicas e pelos padrões de vida, assim como pelas diferenças de acesso a direitos, bens e serviços entre os indivíduos. O estudo foi dirigido pelo famoso economista francês Thomas Piketty, que escreveu um dos maiores best sellers sobre a economia em nossa atualidade: “O capital no século XXI”. Segundo seu estudo, os 10% mais ricos no Brasil ficam com mais da metade da renda nacional, ou seja, 58,6% da renda total. O Chile tem uma distribuição de renda parecida, lá os 10% mais ricos ficam com 58,9% da renda. Contudo, há também uma grande desigualdade nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, os 10% mais ricos ficam com 45% da renda total do país. Na China, o índice é de 42%. Por sua vez, na Europa há uma taxa menor, mas persiste a desigualdade, a média é entre 30% e 35% (Fernandes, 2021). É por causa dessas grandes diferenças de renda entre ricos e pobres, em todo o mundo, que a ONU (Organização das Nações Unidas) colocou como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 10) a redução das desigualdades. Essa meta tem como finalidade alcançar, até 2030, o empoderamento e a promoção da inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou condição econômica.

Outra meta importante do desenvolvimento sustentável (ODS11) é o de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis, garantindo a todos moradias decentes e adequadas. Para cumprir essa meta será necessário garantir à população habitações seguras, dignas e acessíveis, com infraestrutura básica e urbanizada, com atenção especial para os grupos mais vulneráveis.  Os problemas urbanos têm se agravado desde a década de 1980, com o advento das políticas neoliberais. Com o fim do Estado de bem-estar social, os indivíduos perderam a proteção do Estado. Houve uma maior precarização dos serviços públicos e do mercado de trabalho: “O poder Público deixou de ser a principal provedor do bem-estar-social, de infraestrutura e dos serviços públicos, o regulador do espaço urbano, deixou também de investir prioritariamente nas camadas populares a fim de atender as demandas sociais locais e a assumir um papel empreendedor” (Alves; Barndenburg, 2018, p. 56). Com as políticas neoliberais, se valorizou mais a economia e o mercado em detrimento dos indivíduos. A iniciativa privada começo a assumir o papel do Estado como provedor das demandas sociais. Os interesses do capital se sobrepôs aos interesses coletivos.  O resultado disso, nós já sabemos, foi o aumento da fome, da miséria, do desemprego, da violência e da criminalidade.  Para o economista Bresser-Pereira (2020), o neoliberalismo é uma forma de capitalismo agressivo, desestabilizante e desestruturante, deixando as pessoas inseguras, insatisfeitas e ansiosas. Nesse sentido, a crise atual que vivemos no Brasil não é política, mas é uma crise de natureza econômica e social. Não são as instituições democráticas que falharam, mas é o modelo econômico neoliberal que falhou. 

O Brasil fechou o ano de 2022 com cerca de trinta e três milhões de pessoas passando fome, que moram em condições precárias, com baixos níveis de saúde, educação e saneamento básico.  Os problemas mais graves que enfrentamos hoje, nos grandes centros urbanos, são a fome, a miséria e as desigualdades sociais.  São esses problemas que se tornaram uma barreira para termos cidades mais inclusivas e sustentáveis. Para cumprir as metas da ONU, será necessário, antes de tudo, acabar com os assentamentos precários e a miséria. Torna-se um desafio alcançar o acesso à habitação segura e os serviços públicos de qualidade. Segundo uma pesquisa feita em 2022 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil tem 11.403 favelas, onde habitam 16 milhões de pessoas, com aproximadamente 6,6 milhões de domicílios. A maior favela do Brasil é a Sol Nascente, que por ironia fica na capital política do país, em Brasília, com aproximadamente 87.184 habitantes. A segunda é a famosa Rocinha, no Rio de Janeiro, com 67.199 moradores. A terceira é a Cidade de Deus, que fica em Manaus, com 55.361 moradores. As populações que moram nessas comunidades são as que mais são afetadas pelas políticas neoliberais. O desemprego, a pobreza, a inflação alta, a poluição, a insegurança e a falta de saneamento básico são condições comuns a esses moradores.

O governo Lula tem grandes desafios pela frente, mas o balanço já é positivo. Nesse ano de 2023, houve a retomada e a consolidação de 75 programas que beneficiam a população e colaboram para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Algum desses programas já são bem conhecido do público e marcas consolidadas do governo petista:  O Bolsa Família, o Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, o Novo Pac, o Brasil Sorridente, o Bolsa Atleta, o Brasil sem Fome, o Luz para Todos. Além desses programas, também foram retomados as políticas de investimentos em cultura, a preservação do meio ambiente, as políticas afirmativas de igualdade racial, a política de valorização do salário-mínimo e a educação em tempo integral. Todas essas políticas colaboram para reduzir as desigualdades sociais, acabar com a fome e erradicar a pobreza, contribuindo para o avanço da Agenda 2030 da ONU.

Lula disse em seu discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU, que a Agenda 2030 é a mais ampla e mais ambiciosa ação coletiva, voltada para o desenvolvimento e a sustentabilidade. Contudo, as metas a serem alcançadas podem se tornar um grande fracasso. Para ele, estamos na metade do período de implantação, mas ainda muito longe de cumprir os objetivos decididos. A maior parte das metas caminha em ritmo lento. Em suas palavras: “O imperativo moral e político de erradicar a pobreza e acabar com a fome parece estar anestesiado. Nesses sete anos que nos resta, a redução da desigualdade dentro dos países e entre eles deveria se tornar objetivo síntese da Agenda 2030. Reduzir as desigualdades dentro dos países reque incluir os pobres nos orçamentos nacionais e fazer os ricos pagarem impostos proporcionais ao seu patrimônio”. Ele disse ainda que o Brasil está comprometido em cumprir todas as 17 metas. Também afirmou que o Brasil elaborou uma ´decima oitava meta, cujo objetivo é alcançar a igualdade racial.

Em seu discurso, Lula deixou bem claro que sua grande ambição é erradicar a fome e a miséria no país. Para isso, lançou uma série de iniciativas através do plano Brasil sem Fome, para reduzir a pobreza e a insegurança alimentar. Citou o seu mais famoso programa, que se tornou referência mundial: o Bolsa Família. Também mencionou a lei que tornou obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres. Responsabilizou as políticas neoliberais por agravar as desigualdades econômicas e políticas, que hoje assolam as democracias pelo mundo. O grande legado dessas políticas, disse ele, “é uma massa de deserdados e excluídos”. Também afirmou que dos escombros causados pelas políticas neoliberais, surgiram os aventureiros de extrema-direita, que negam a política e vendem soluções fáceis para os problemas que enfrentam as democracias, aprofundando cada vez mais a fome, a miséria e as desigualdades sociais.

O discurso de Lula tocou na ferida purulenta que hoje é responsável pela fome, miséria, desemprego, violência e a desigualdade: as políticas neoliberais. Se os países não estão conseguindo cumprir as metas do desenvolvimento sustentável, é porque as políticas predatórias neoliberais têm devastado as economias pelo mundo. Como afirma Bresser-Pereira (2014. p. 96): “[…] desde os anos de 1980 houve um grande aumento do risco econômico – crises financeiras, flexibilização e precarização do trabalho, desemprego, perda de segurança diante da doença e da velhice. A multiplicação das crises financeiras foi fruto da desregulação neoliberal”. As políticas neoliberais precarizaram o trabalho, destroem as leis trabalhistas, acabam com o Estado de bem-estar social, concentraram renda, produzem grandes desigualdades e substituem o poder político pelo poder das grandes corporações. O resultado disso é o enfraquecimento da democracia e a impossibilidade do planeta terra se desenvolver e evoluir de forma sustentável. 

Referências

ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades Educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Editora Intersaberes, 2018.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A democracia não está morrendo: foi o neoliberalismo que fracassou. Lua Nova, São Paulo, nº 111, p. 51-79, 2020.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Modernidade neoliberal. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, nº 84, p. 87-102, 2014.

FERNANDES, Daniela. 4 dados que mostram por que Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo relatório. BBC News Brasil, 7.12.2021 Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59557761>


Michel Aires de Souza Dias – Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Michel Aires

Graduação em filosofia pela UNESP. Mestre em filosofia pela UFSCAR. Doutor em educação pela USP. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase na Teoria Crítica, em particular, nos pensamentos de Herbert Marcuse e Theodor Adorno. Possui artigos publicados nas áreas de educação, filosofia e ciências sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador