Recado do Nassif: Por que Doria finalmente agiu contra o massacre de Paraisópolis

É incompreensível que uma operação com mais de 30 PMs, sem um oficial comandando, tenha passado em branco.

O colega Fernando Britto já tinha me alertado que o massacre de Paraisopolis era fruto do bolsonarismo de Bolsonaro – não o de Joao Doria jr.

De fato, a morte do sargento Ronaldo Ruas ouriçou a tropa. Era tido como uma espécie de paizão da PM e morreu durante um pancadão no local. De lá para cá, o clima esquentou até chegar na tragédia dos 9 meninos mortos. Seu irmão é político ligado ao bolsonarismo.

Indaguei de um procurador, especializado em direitos humanos, o que poderia ter ocorrido. Segundo ele, foi uma tragédia em que a PM, tradicionalmente violenta, perde o controle.

Agora, a informação de que não havia nenhum oficial comandando a tropa, mas apenas um subtenente, reforça a ideia de uma represália dos bolsominios contra a favela. E foi coisa armada. É incompreensível que uma operação com mais de 30 PMs, sem um oficial comandando, tenha passado em branco.

As duas razoes para, finalmente, Doria demonstrar alguma empatia com a tragédia, se deve a dois fatores:

  1. A infiltração bolsonarista.
  2. A ampla votação que teve na favela, que só foi divulgada dias depois.
  3. A repercussão negativa de sua frieza inicial.

Luis Nassif

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: alegria em vê-lo postar após a intervenção. Votos de grande recuperação!
    A notícia de que o Sr. Doria teve ampla votação em Paraisópolis é retrato do fracasso do Brasil progressista (mas aqui ressalte-se que é um fenômeno global, não brasileiro. O Vox na Espanha teve expressiva votação em uma das regiões mais pobres da Espanha, a Andaluzia).
    O Wilson Cinegnose tem toda e absoluta razão em afirmar que a esquerda está perdendo de goleada a batalha de comunicação (semiótica).
    Dória e Paraisópolis é um oxímero por definição. E, no entanto, ele foi o mais votado.
    É uma tragédia talvez até maior que a tragédia dos meninos e meninas lá assassinados.

  2. E se votou em Doria votou em Bolsonaro… Esses anos de PT não foram suficientes para que a população compreendesse o que é luta de classes e a diferença de governos de direita e esquerda. Pecamos com a comunicação e o preço é esse ai.
    Quanto ao Doria nem por um minuto se preocupa com a vida daqueles garotos e o sofrimento das familias. Na concepção dessa gente, essas mortes significam bandidos a menos. No youtube tem o documentario Morumbi versus Paraisopolis. Uma aulinha.

  3. Pelo andar da carruagem o transitado em julgado será a voz de prisão do delegado ou do policial : o mundo civilizado tem que condenar Moro por abuso de autoridade e crimes contra a humanidade
    Moro consegue prisão em primeira instância para casos sujeitos ao Tribunal do Júri
    Alguma dúvida de que o próximo passo desse fascinora é a sentença de morte a ser dada pelo policial, que veio com o pomposo nome de excludente de ilicitude pra que a polícia cometa assassinatos impunemente : eis aí o nazismo em nome Deus não é

  4. Não era do meu conhecimento que Nassif tinha se submetido a uma intervenção cirúrgica.Meus votos de plena recuperação,aliado ao meu afetuoso abraço.Quanto ao ora “post”,o comentário de Anonimo,11/12/2019 at 9:57,é de uma exatidão sublimar.O ego da esquerda latino americana,faz inveja ao Oceano Pacifico,segundo Boaventura de Souza Santos.Esse caso da votação de JD em Paraisópolis é fato gravíssimo que serve a de subsídio a esquerda para abertura de recuperação judicial,a antiga falência pois pois.

  5. Penso que foi mais uma ordem, do que um conselho. Na política vale tudo, principalmente para os fantoches, que são serviçais paus mandados da elite dominante e patrocinadora maior de seus passos e de seus destinos. Imagino que mesmo apoiando o desfecho da covarde carnificina, tão repetitiva nos governos de SP, os déspotas do alto comando não quiseram correr o risco de deixar que uma tamanha mancha de sangue ficasse marcada durante toda a campanha do fantoche da vez. Afinal, eu avalio, a indignação e revolta da população foi maior que esperavam e a comemoração teve que ser às escondidas.

  6. Curioso que a análise da maioria dos que postaram, seja que a esquerda falhou na comunicação. A mim, assim não parece. Creio firmemente que a esquerda falhou porque ao adotarem uma agenda econômica liberal, baseada no consumo, fortaleceram o conservadorismo típico daqueles que se tornam burgueses: medo de perder, desejo de ganhar.
    Ao permitir universidades tecnicistas que não fortaleceram a formação humana e ética, geraram o batalhão de jovens reacionários, que adotaram a agenda dos seus professores igualmente reacionários. Com o discurso formatado e afiado, tornaram-se como é comum aos jovens, refratários a qualquer outro discurso que não confirme o ponto de vista implantado.
    O discurso de “vencer na vida”, se conferiu ganhos à sociedade, logo esta se viu ameaçada pela insegurança (medo de perder seus bens) da política de segurança. Apesar da responsabilidade do ente federado na condução destas políticas, o PT, destacadamente pelo mini-nistro J.E. Cardoso, foi incapaz de gerar uma política de segurança. Pior, deixou que os jornais panfletassem o governo federal como responsável pelo caos da segurança pública.
    Isto calou fundo nos novos conservadores. Para estes, de que adianta a televisão e celulares novos, se estes seriam tomados pelos ladrões, pelos nóias, que imediatemente seriam libertos pelos “direitos humanos”, que de fato, sempre agiu de modo oblíquo no país, ao priorizar o individual sobre o coletivo. Explico, ao optarem pelas garantias individuais do que pela qualidade do ambiente prisional, por um sistema mais humanizado. Ao fazerem a primeira opção, passaram a mensagem de se preocupar mais com o bandido do que com a sociedade.
    Por fim, para governar, Lula fez acordos inescusáveis. Permitiu que a banda podre, a mesma que anos depois derrubou Dilma, assumisse a origem da corrupção pesada: o ministério das Minas e Energia, de onde se articularam os escândalos que solaparam a credibilidade ética do presidente. O fato dele não se beneficiar, no que acredito, não exime o fato que nem Lula ou Dilma agiram de fato para conter a corrupção. Dilma, para ser justo, até defenestrou parte da direção da Petrobrás, mas aparentemente, pelo fato de haverem colocado como culpada do caso Pasadena.
    Enfim, os erros sao mais graves e profundos que mera comunicação.
    Não acredito em meas culpas, que servirão apenas para açular os ânimos dos ultra direitistas e mídia ultraliberais como FSP, Globo, Estadão, Veja. Acredito que o PT deve mudar a postura, declarar antecipadamente, membros do governo. Estabelecer planos para recuperação da economia. Pautas de segurança. Educar para cidadania, interferindo no modelo tri-partite. Deve reformar o judiciário. Enfim, deve fazer o que deveria fazer e não vir com o papo de que melhorou a economia, melhorou tudo.
    Descobriram enfim que a frase “é a economia, estúpido”, não é tão perfeita.
    Boa sorte para os que ficarem na luta e boa sorte e pronta recuperação para o Nassif.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador