Itamaraty condena invasão da embaixada do México no Equador

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O governo do presidente Lula (PT) também prestou solidariedade ao líder mexicano López Obrador

Lula e Obrador durante viagem ao México. | Foto : Ricardo Stuckert.

O governo brasileiro condenou, “nos mais firmes termos”, a invasão da embaixada do México, localizada em Quito, pela polícia do Equador na noite de ontem (5). O presidente Lula (PT) também prestou solidariedade ao líder mexicano López Obrador.

Em nota emitida na manhã deste sábado (6), após o México suspender as relações diplomáticas com o Equador. “A ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas“, afirmou o órgão.

Nesta sexta-feira, as forças policiais equatorianas foram até a embaixada mexicana e prenderam o ex-vice-presidente do Equador, que seria alvo de uma perseguição do atual governo conservador do presidente Daniel Noboa, Jorge Glas.

O presidente mexicano López Obrador, emitiu comunicado sobe o caso, que classificou como violação do direito internacional e da soberania do México.

Segundo o Itamaraty, “a ação constitui clara violação à Convenção Americana sobre Asilo Diplomático e à Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas“.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “perseguição do atual governo conservador” a condenação deve ser pela INVASÃO EM SI e não pelo aspecto político do país.

    Creio que não passaria na cabeça do atual governo brasileiro caso Bolsonaro alvo de mandato de prisão provisória tivesse pedido refúgio na Embaixada da Hungria invadir o prédio com a PF.

    Mas esta nova direita parece querer romper com princípios básicos da civilização.

  2. Pois é: aqui, com a embaixada húngara, se trata segundo as leis e convenções internacionais. Com extrema direita não se brinca: eles são selvagens e se vangloriam disso. Corda curta! Ou se será pego e estraçalhado pelos pitbulls.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador