México suspende relações diplomáticas com o Equador, em meio a invasão de embaixada em Quito

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Presidente López Obrador afirmou que Equador violou soberania do México, após policiais prenderam o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas

Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.| Foto: Presidência México

O governo do México anunciou, na madrugada deste sábado (6), que rompeu as relações diplomáticas com o Equador, após agentes policiais invadiram a embaixada mexicana na capital Quito. 

Segundo informações da Associated Press (AP), as forças policiais equatorianas foram até a embaixada mexicana na noite de ontem para prender o ex-vice-presidente do Equador, condenado a seis anos de prisão por corrupção, Jorge Glas.

Glas, que seria alvo de uma perseguição do atual governo conservador do presidente Daniel Noboa, recebeu asilo político do México e estava na embaixada desde dezembro de 2023. 

O presidente mexicano López Obrador, emitiu comunicado sobe o caso, que classificou como violação do direito internacional e da soberania do México, por meio da rede social X. Ele disse ter sido informado da invasão pela Secretária de Relações Exteriores.

“Acabo de ser informado por Alicia Bárcena, nossa secretária de Relações Exteriores, que a polícia do Equador entrou à força em nossa embaixada e prendeu o ex-vice-presidente daquele país, que estava refugiado e solicitando asilo devido à perseguição e assédio que enfrenta“, escreveu o presidente em sua mensagem.

“Isso representa uma violação flagrante do direito internacional e da soberania do México, motivo pelo qual instruí nossa chanceler a emitir um comunicado sobre este ato autoritário, agir legalmente e imediatamente declarar a suspensão das relações diplomáticas com o governo do Equador“, acrescentou.

A chanceler mexicana anunciou ainda, na mesma noite, que “em consulta com o presidente López Obrador, diante da flagrante violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e dos danos sofridos pelo pessoal diplomático mexicano no Equador, o México anuncia o imediato rompimento das relações diplomáticas com o Equador“.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Equador que ficou com o Assange enquanto quis …

    Se Lula se refugiasse numa embaixada (ele nega), seu Jair teria dado a ordem de invadir ?

    O governo já protestou do ato do Equador.

  2. No passado, o erro da esquerda era depositar confiança demais na inevitabilidade da revolução comunista e acreditar que o autoritarismo podia ser uma opção revolucionária. A direita por sua vez cometia um erro mais letal: apostar tudo no nacionalismo autoritário e nas guerras catastróficas que eles provocavam. A hegemonia do neoliberalismo modificou substancialmente a equação. Na fase atual, a esquerda erra sempre que coloca os interesses mesquinhos de curto prazo do capital financeiro acima dos interesses de longo prazo da sociedade. O erro da direita é acreditar que pode destruir a “rule of law” na arena internacional e dentro dos estados que governa sem que isso em algum momento se reflita em prejuízos para os negócios como de costume.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador