Lula mira reconstrução de pontes como principal política para recuperar a imagem externa do País

O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, relatou que o presidente quer estabelecer relações com EUA, UE, China e países vizinhos.

Créditos: Reprodução YouTube/ Lula

O futuro ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira, relatou quais foram as orientações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as primeiras políticas adotadas a partir de janeiro para recolocar o Brasil no cenário internacional.

Segundo Mauro Vieira, Lula disse que o País esteve ausente por muito tempo da política mundial e, por isso, recomendou a reconstrução de pontes com os países da América Latina.

A África também está no radar do próximo chefe do Executivo, que almeja estreitar a proximidade com os países do velho continente, além de estabelecer “relações intensas, com solidariedade e cooperação”, de acordo com o embaixador.

“Lula também quer reconstruir pontes com os parceiros tradicionais do mundo desenvolvido: Estados Unidos, União Europeia e China, com relações intensas, produtivas e equilibradas. Uma relação soberana”, acrescentou Vieira.

Primeiras viagens

Argentina e Estados Unidos serão as primeiras viagens internacionais de Lula. Em ambos os casos, o presidente eleito recebeu convites para que os encontros ocorressem antes da posse, mas por limitação de agenda, Lula teve de postergar as visitas.

Mauro Vieira acredita que o próximo chefe do Executivo deverá visitar o tigre asiático logo no início do governo. “Ele irá, e já está acertado, fazer uma visita aos Estados Unidos, da mesma forma que uma visita oficial à China nos primeiros três meses, no máximo.”

Equipe de governo

Ainda na coletiva de imprensa, realizada na tarde desta quarta-feira (14), em Brasília, Mauro Vieira anunciou dois nomes para o Itamaraty: Maria Maura Rocha para secretária-geral e Ricardo Monteiro, como chefe de gabinete.

LEIA MAIS

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador