Ser cristão, por Hans Küng

Ao começar a circular na história universal, ‘cristão’ era termo ofensivo mais do que honroso epíteto. Quem ainda se lembra disto?

The dead Christ and three mourners *tempera on canvas *68 × 81 cm *1470-1474

Enviado por Felipe A. P. L. Costa.

Ser cristão.

Por Hans Küng [*].

Mas, se (sofre) como cristão,
não se envergonhe, antes,
 glorifique a Deus por tal nome.

– 1 Pdr 4: 16.

O Cristo.

O termo ‘cristão’ hoje traduz mais a ideia de sono (Schlafwort) do que a de impacto (Schlagwort). Há tanta coisa cristã: igrejas, escolas, partidos políticos, grêmios culturais e naturalmente a Europa, o Ocidente, a Idade Média, sem falar no ‘rei cristianíssimo’ – título conferido por Roma onde, aliás, se dá preferência a outros atributos (‘romano’, ‘católico’, ‘eclesiástico’, ‘santo’), para equipará-los simplesmente com ‘cristão’. Como qualquer inflação, também esta inflação conceitual conduz à desvalorização.

Lembrança perigosa.

Será que alguém ainda se recorda da origem suspeita da palavra ‘cristão’? Originou-se em Antioquia, consoante o testemunho dos Atos dos Apóstolos. Ao começar a circular na história universal, ‘cristão’ era termo ofensivo mais do que honroso epíteto. Quem ainda se lembra disto?

Foi quando pelo ano 112 Gaio Plínio II, governador romano de Bitínia, província da Ásia Menor, consultou o imperador Adriano a respeito dos ‘cristãos’, acusados de numerosos crimes, mas que, segundo o inquérito feito, apenas se recusavam a prestar culto divino ao imperador, parecendo, no mais, gente pacata a entoar hinos a ‘Cristo, como a Deus’ (= recitar o ato de profissão de fé?) e a respeitar os mandamentos (não furtar, não saquear, não cometer adultério, não mentir).

Pouco depois, um amigo de Plínio Cornélio Tácito, ao elaborar uma história da Roma imperial, relata, com bastante fidelidade, o incêndio de Roma (no ano 64), atribuído, pela voz do povo, ao imperador Nero e por este descarregado na conta dos ‘crestãos’: palavra que se derivaria de ‘Cristo’, nome de certo sentenciado pelo procurador Pôncio Pilatos, sob o imperador Tibério. “Essa superstição perniciosa”, diz Tácito, como de resto tudo que é nocivo e não presta, acabou por encontrar o caminho de Roma onde, após o incêndio, chegou a arrebanhar grande número de adeptos.

*

[*] Hans Küng (1928-2021). O excerto acima foi extraído do blogue Poesia Contra a Guerra. Fonte original: Küng, H. 1976 [1974]. Ser cristão. RJ, Imago. O versículo bíblico, acrescentado aqui, foi extraído de Bíblia sagrada (Paulinas, 1965), em tradução de Matos Soares.

* * *

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hoje temos judeus ortodoxos desejando refazer o julgamento de Cristo. Cristo foi inocentado por Pôncio Pilatos que disse não ver nele crime algum. Contudo ser contado entre os malfeitores era uma profecia que se cumpria. Passado milhares de anos ( promessa do messias, o messias, a ressurreição do messias) os eleitos de DEUS, vem mantendo suas fés inabalaveis.
    Lametamos porem que pessoas e instituições procurem macular a imagem do messias. Isto contudo tambem foi profetizado. O que me resta é a clara e serena tranquilidade de que não caira um jota ou til sem que tudo o que esta escrito aconteça, pois o messias não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador