Documentário sobre o fechamento dos leitos de longa permanência do Instituto Municipal Nise da Silveira

Este vídeo documenta o acontecimento recente do fechamento do setor de longa permanência/internação do Instituto Municipal Nise da Silveira

Enviado por Lucio Massafferri Salles

Documentário sobre o fechamento dos leitos de longa permanência do Instituto Municipal Nise da Silveira

Este vídeo documenta o acontecimento recente do fechamento do setor de longa permanência/internação do Instituto Municipal Nise da Silveira, nome dado ao antigo Hospital do Engenho de Dentro no qual Nise da Silveira desenvolveu, por décadas, o seu trabalho de desinstitucionalização e tratamento de afecções psíquicas usando expressões artísticas, escuta e um genuíno acolhimento às dores da alma; o direito de existir e viver livremente. Conforta a alma poder rever nesse documentário, feito com arte pela amiga e companheira de Luta Antimanicomial, Valeria De Leoni, depoimentos de colegas com quem trabalhei e de pessoas que (em equipe) pude acolher e acompanhar em tratamento, visando a realização dessa liberdade para fora dos muros do hospital.  Esse documentário me transportou em memória para o ano de 1987, quando conheci o Hospital do Engenho de Dentro durante a realização de uma pesquisa acadêmica em Psicopatologia, que teve como tema de estudo o trabalho revolucionário de Nise da Silveira, no campo da Saúde Mental. Nise era muito próxima de meu tio Arthur e foi também colega de meu pai, Lauro, ambos psiquiatras alinhados com as ideias e as práticas desenvolvidas por ela. Quis a força do desejo que eu viesse a ser estagiário de Nise em sua Clínica Casa das Palmeiras, me tornando posteriormente colaborador e coordenador desse espaço por um determinado tempo. Fui fortemente influenciado por esse convívio (1994/98; 2006/2008) e o meu período trabalhando no Instituto Municipal Nise da Silveira ocorreu no ano de 2011/12. A todos e todas as almas e corpos envolvidos nessa luta, a minha eterna gratidão, o meu respeito e o meu amor \o/.

_____________________________

Reflexões:

Segundo Nise da Silveira: “Quem passa por experiências profundas e radicais – como a loucura, a prisão, a morte de um ente querido, a tortura, o exílio e a fome – nunca mais volta a ser o mesmo. Os valores se modificam…[…]… Há quem ache que não aguenta ficar numa prisão, mas uma vez lá dentro, você aguenta…Não tem saída. Aguenta sim!” (HORTA; B. Nise. Arqueóloga dos Mares. 2008. P. 286-304).

_____________________________

Reflexões:

“Cuidar verdadeiramente do outro, Talvez, o grande projeto humanístico colocado em prática pela psiquiatra alagoana Nise da Silveira, durante toda a sua vida, tenha sido cuidar verdadeiramente do outro, de sua alma (psique) e consequentemente de seu corpo. Nise cria que o próprio “estado do ser” denominado de loucura poderia ser em si mesmo uma busca, um esforço da alma em existir e em se organizar diante de um mundo (este sim) imerso em terríveis ambiguidades e irracionalidades. As formas das mandalas, desenhadas e pintadas pelos seus pacientes, nada mais seriam, cria Nise, do que o esforço em se organizar e dar unidade ao psiquismo estilhaçado pelo atravessamento brutal de uma realidade percebida como hostil. Assim, as expressões da arte, cuja potência e os efeitos curativos Nise tão bem soube utilizar em vida, na sua clínica, podem ser compreendidas como potentes movimentos de cura. A cura como transformação do ‘estado do ser’ que poderá ser vivido com mais alegria. A cura como modificação da alma, como uma boa mudança, de um estado psíquico para outro, melhor e mais bem posicionado, frente à lida diária com as aporias insolúveis das complexas relações entre pessoas e mundo. Tal processo, de potencialização da vida, tem grandes chances de dar certo, com um genuíno acolhimento, não só das diferenças relativas aos modos de expressão e de existência entres os seres, mas principalmente através do verdadeiro cuidado com o outro.” (Nise da Silveira Filósofa da Alma (artigo; Lucio Massafferri Salles https://www.ensaiosfilosoficos.com.br… )

_________________________________________

– Nise da Silveira, filósofa da alma (artigo): https://www.pragmatismopolitico.com.b…

– No coração de Nise, a recepção da loucura (artigo/GGN): https://jornalggn.com.br/artigos/no-coracao-de-nise-a-recepcao-da-loucura-por-lucio-lauro-b-massafferri-salles/amp/

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador