O sistema público de televisão digital e a saúde

Enviado por Aracy Balbani

Ministérios das Comunicações, Educação e Saúde, em cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fiocruz, assinaram acordo para levar o excelente conteúdo do Canal Saúde à população pela TV digital pública. Será o prenúncio do despertar do Governo Federal para a comunicação com a população?

Da Agência Fiocruz de Notícias

Canal Saúde passa a ser canal público em 2016

por Regina Castro

Os ministros da Comunicação, Educação, Cultura e Saúde assinaram um acordo para a instituição do Sistema Público de Televisão Digital nesta terça-feira (1º/9), no Ministério das Comunicações. A iniciativa prevê a entrada no ar de quatro canais públicos – entre eles, o Canal Saúde –, a partir da digitalização da televisão brasileira, que tem início previsto para abril de 2016, podendo estender-se por dois anos até cobrir todo o território nacional.

“O Brasil ainda deve um conjunto de TVs públicas para a população se enxergar e que isso signifique um acréscimo de valor cultural, educacional e de democratização da informação”, afirmou o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, na assinatura do acordo. Além dos Ministérios das Comunicações, da Educação e da Saúde, o projeto envolve a Secretaria de Comunicação Social, Fiocruz e EBC.

A previsão é que ainda em 2015 entrem no ar Canal Saúde e o Canal da Educação, ocupando faixas da multiprogramação da TV Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na sequência essa transmissão se estenderá a outras cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, com o acréscimo do Canal da Cultura.

“O Canal Saúde não é do Ministério da Saúde. Nem é um canal da Fiocruz. É um canal SUS.  Mais do que em uma perspectiva estatal, temos que trabalhar como  uma perspectiva de comunicação pública”, destacou o Ministro da Saúde”,  destacou Arthur Chioro.

Idealmente, cada canal terá uma frequência própria, mas isso depende da estruturação de uma rede pública de transmissões, o que ainda pode levar algum tempo. Os canais públicos terão preferência para ocupar os canais 7 a 13 da TV Digital. Essa faixa, chamada de VHF alto, atualmente abriga emissoras de TV analógica.

O acordo de cooperação reúne canais já existentes, como TV Escola e Canal Saúde, além daqueles já criados pelo decreto nº 5.820/06 e ainda inativos (demais faixas do Canal da Educação e Canal da Cultura). A EBC, com recursos originários dos órgãos que programam os canais, será a responsável pela aquisição de equipamentos, transmissão dos canais e manutenção da infraestrutura.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo funcionário publico que

    Todo funcionário publico que conheço tem plano de saúde , paga TV a cabo, e seus filhos estão em escolas particulares.

     

      1. Eu não afirmei que todo

        Eu não afirmei que todo funcionário publico tem plano de sáude etc apenas os que eu conheço.

        Se você estende a todos, eu entendo que pode não ser uma inverdade, apesar de generalizar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador