Ameaças de ataques em escolas em 20 de abril estão sendo investigadas, diz ministro da Justiça

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Ministro Flávio Dino tranquiliza famílias e assegura proteção às escolas: “Não há como convivermos com esse clima”

Reprodução/TV Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tranquilizou as famílias de alunos sobre a segurança de escolas e creches em todo país, nesta quinta-feira (20). Ele garantiu que a operação Escola Segura, instaurada de forma temporária após uma série de ataques a unidades escolares, irá continuar. 

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa convocada hoje, dia em que grupos ameaçavam sobre massacres no Brasil. Dino falou com os jornalistas na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, onde ocorre o monitoramento das ameaças nas redes sociais.

Hoje é 20 de abril, uma data em que nós estamos trabalhando muito fortemente porque havia e há alguns anúncios ameaças. Nós vamos manter esse monitoramento no nível máximo ao longo de todo dia e também nos dias subsequentes, ou seja, estou comunicando as famílias e a sociedade que o presidente Lula decidiu que a operação Escola Segura vai continuar”, disse o ministro. 

“Falou em nazismo, em neonazismo, ameaçou escolas, ameaçou comunidade escolar, diz que vai fazer ataque: nós estamos pedindo a prisão. E vamos continuar, porque não há possibilidade de convivermos com esse clima que alguns poucos querem criar em detrimento de 40 milhões de estudantes brasileiros”, garantiu o ministro da Justiça Flávio Dino.

Dino apresentou os dados da operação, que não tem data para encerrar, feita de forma integrada entre as polícias federais e as polícias estaduais. Segundo ele, “esse trabalho tem sido eficaz tanto no que se refere à prevenção quanto à repressão”. 

Como forma de assegurar a proteção dos bebês, crianças e adolescentes, o ministro ressaltou que todos os autores de ameaças serão devidamente responsabilizados.

Já ao ser questionado sobre a decisão de famílias de deixarem os filhos em casa e de escolas que suspenderam as aulas, Dino buscou tranquilizar a população. “Não cabe a nós julgarmos a decisão das famílias. Mas, até esse momento em que estamos conversando, 10h40, não há nenhuma razão objetiva para isso. Então eu diria que é uma atitude de tranquilidade, com vigilância, com acompanhamento, que nós estamos tendo“, esclareceu. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Escola Segura

Durante a coletiva, Dino afirmou que operação Escola Segura investiga 1.738 casos de violência ou ameaça em todo o país, a partir de 2.593 Boletins de Ocorrência (BOs) registrados. 

Com isso, até o momento, foram feitas 302 prisões ou apreensões e 270 operações de busca e apreensão “de armamento letais, armamentos não letais e outros artefatos que indicam – por exemplo – pertencimento a grupos propagadores de violência, como nazistas ou neonazistas”, pontuou o ministro.

Ao todo, estão trabalhando na operação – de forma integrada – 51 chefes de delegacias de investigação e 89 chefes de agências de inteligência de Segurança Pública.

#BrasilUnidoPelaPaz

Divulgação: Secom PR

O Governo Federal também lançou, nesta quinta-feira (20), a campanha “Tamo junto pela paz nas escolas”. A ação busca conter o pânico social em torno do tema e “sensibilizar a sociedade para a promoção de um ambiente escolar de paz”.

A ação, que conta com as hashtags #BrasilUnidoPelaPaz e #EscolaSegura, também busca chamar atenção dos governos estaduais e municipais para a ação conjunta em combate a violência e superação do medo instaurado nas escolas.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador