Walmart, no Brasil, demite 300 antes do Natal e fará ajustes pelo mundo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Webster Franklin

do Correio do Brasil

PIB zero na França e EUA demitem brasileiros na véspera do Natal

Por Redação, com agências internacionais – de São Paulo e Paris

 
 
 
Demissões ocorrem, principalmente, nos setores administrativos do Walmart no Brasil

Demissões ocorrem, principalmente, nos setores administrativos do Walmart no Brasil

Apesar dos recentes sinais positivos nas economias norte-americana e europeia, relatório divulgado nesta terça-feira mostra que a economia francesa registrou contração de 0,1% no terceiro trimestre devido ao impacto da queda nos investimentos e nas exportações, informou o instituto nacional de estatísticas. O PIB do segundo trimestre foi revistado para mostrar um crescimento de 0,6%, ante os 0,5% divulgados anteriormente. Com o resultado do terceiro trimestre, caso o desempenho França for nulo no último período do ano, a taxa de crescimento de 2013 ficará em 0,1%, o que implicará em novas demissões no ano que vem.

 

Nos EUA, uma das principais lojas de varejo também comunicou, nesta manhã, a demissão de cerca de 300 funcionários no Brasil, na véspera do Natal. Com o fechamento de 25 lojas em novembro no Brasil e uma reestruturação em curso em vários países onde atua, o grupo norte-americano Walmart seguiu com sua política restritiva, principalmente da área administrativa. A empresa informou, nesta terça-feira, que “revisou processos internos e redefiniu estruturas de áreas administrativas, resultando na redução de funcionários em algumas áreas”, mas não confirma o número. O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que representa a categoria, informa que são 300 demissões.

O Walmart tem 544 lojas no Brasil e emprega cerca de 80 mil funcionários. Até dezembro do ano passado eram 547 lojas. Neste ano, foram 25 fechadas e outras 22 abertas, de acordo com o grupo. Ricardo Patah, presidente da entidade, afirma ter se reunido há cerca de dez dias com o novo presidente da rede varejista, Guilherme Loureiro, para discutir o processo de reestruturação e a realocação dos demitidos.

– Estamos em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa. O que sabemos é que a dispensa, feita nessa época do ano, o que já mostra um desrespeito aos funcionários e uma prática antissindical, ocorreu no Brasil e pode ocorrer em outros países. Na China também foi feito anúncio de fechamento de lojas – diz o sindicalista.

Em outubro, a companhia informou que estava tomando várias medidas, entre elas fechar unidades com baixo desempenho em algumas regiões. Na ocasião do anúncio, o grupo informou que tentaria reacolocar parte da mão de obra.

Dificuldades

Terceira maior rede de supermercados no Brasil e maior varejista do mundo, o Walmart informou que as medidas eram necessárias porque o cenário econômico era “difícil” e “imprevisível” no mundo inteiro, segundo declaração do presidente-executivo da empresa, Mike Duke. A rede não informa detalhes da dispensa. Afirma que “como parte do processo de melhoria da performance da empresa no Brasil, o Walmart está focando na construção de uma base sólida para o futuro, tornando o negócio mais eficiente para continuar a investir e a crescer no país, oferecendo a melhor experiência de compra para os seus clientes”.

Ainda de acordo com a empresa, “a companhia fez todos os esforços para realocar o maior número possível de funcionários em outras unidades da rede”. Até o final do ano, o Walmart informa que “irá gerar cerca de 2 mil novos empregos diretos nas 22 novas lojas abertas neste ano, que representaram investimentos de cerca de R$ 1 bilhão”.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O crime

    A transferência de um “negócio” brasileiro de comércio de gêneros alimentícios de primeira necessidade para empresas estrangeiras é um crime.

    A americana Walmart comprou a rede de mercados do brasileiro Paes Mendonça prometendo melhores serviços e preços menores.  A rede Paes Mendonça tinha o seu maior número de lojas em Salvador. Depois da transferência a qualidade dos produtos e o número de atendentes caiu signitivamente. Tornou-se comum encontarmos nas prateleiras determinados produtos com selo da Walmart e sem opção de outras marcas.

    1. O regime é de economia de

      O regime é de economia de mercado, entra e sai quem quer, os bons tem melhor resultados que os ruins, a empresa não tem obrigação de manter empregos , pode contratar e demitir, seguindo as leis, no regime de economia de Estado, como em Cuba, todos são funcionarios publicos até o pais quebrar como um todo mas mesmo Cuba mandou embora de uma só vez 500.000 funcionarios publicos em 2010.

      1. Como?

        Nada pode ser questionado em relação ao “mercado”?

        Os preços cobrados, a falta de qualidade e diversidade dos produtos, serviços ruins, o mau atendimento,…

        Por isso alguns o chamam de “deus mercado”.

        Abane, AA, abane…, ou trague

        http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/337211/gd/1205977115/Charge-EUA-dizem-que-nao-vao-diminuir-a-emissao-de-gases.jpg

        1. O mercado já tem leis demais

          O mercado já tem leis demais para atrapalhar, só trabalhistas são 2.597 normativos nos ultimos dez anos, não transgredindo nenhuma dessas milhares de regras a empresa é livre para tomar o rumo que quiser, assim como voce pode escolher o bairro onde mora, o carro que compra, a camisa que vai usar, a esposa com quem vai casar.

          1. Atraoalhar o funcionamento da

            Atraoalhar o funcionamento da economia de mercado. Na Coreia do Norte não há esse problema, quem tem uma galinha já é considerado rico.

        2. “Os preços cobrados, a falta

          “Os preços cobrados, a falta de qualidade e diversidade dos produtos, serviços ruins, o mau atendimento,…”

          Supra as suas necessidades onde vc seja bem atendido, com precos baixos e produto de qualidade, voce e’ um homem livre.

          Voce esqueceu que vive em um pais (gracas a Deus) onde impera a economia de mercado? Voce tem varias opcoes disponiveis para usufruir, desde a quitanda da esquina ate’ as grandes redes……Nao esta’ satisfeito? Vaza pra Cuba, Venezuela, North Corea, meu caro e grosseiro amigo…

           

            

           

  2. demissoes da Valmat

    Demissoes  em plena vespera do Ntal é como  um presente de NATAL dado  aos funcionarios da empresa, um castigo  contra o  governo braisleiro, uma  tentativa de  sacanear  com o Brasil,  é assim que veja  nao tem outra explicaçao  pois é o país  onde eles tem  origem  la fora que  estao em crise  e  as  demissoes  sao feitas aqui no Brasil,  isso nao tem explicaçao  eles  querem  camuflar  uma  crise no Brasil  a qualquer custo. 

     

  3. Engodo

    Exatamente o que o Assis comentou. Perto da minha casa, aqui no subúrbio do Rio de Janeiro havia uma loja enorme do Pes Mendonça (que virou Wallmart), continuou boa, cheia de clientes, e agora, em novembro fechou !!! Posso assegurar que falta de clientela não era bem o problema nesta unidade. Que coisa ! Que presente de Natal!

  4. A diferença entre quem gosta e quem não gosta do Brasil.

    A explicação pouco convincente, da direção brasileira do Walmart, de que o braço brasileiro da rede, teria que ajustar-se, não explica estas demissões, pois conforme seus últimos balanços, a divisão brasileira operou o último ano fiscal, com lucro, daía intenção de abrir mais 22 lojas, e gerar mais de 2000 novos empregos.

    A empresa aonde atúo, apesar de está sendo ora comandada por um grupo tambem extrangeiro, está fazendo exatamente o contrário, no que concerne a geração de empregos, e confiança no mercado consumidor brasileiro. Tivemos que aceitar a determinação do CADE, de fechar ou vender algumas lojas, aonde temos monopólios, entretanto, o fechamento que está sendo feito gradativa e moderadamente, não causou nenhuma demissão, que não fosse pelo processo conhecido como PDV, sem causar embaraços na relação com os sindicatos, e só prá lembrar, o atrazo na assinatura do acôrdo coletivo 2013/2014, que ficou “parado” desde a data do dissídio da categoria lojista(setembro) e só neste último dia 19, foi finalmente acôrdado, só emperrou, por culpa da intransigencia daquela rede citada acima, em conceder míseros 1%, sobre o índice do ano passado, e fechamos(com o voto contrário do Walmart) em 8%, retroativo a setembro.

    Esse é o risco de ficarmos nas mãos de extrangeiros.

  5. O grupo Pão de Açucar tambem

    O grupo Pão de Açucar tambem fez uma grande readequação de custos anos atrás, conduzida pelo rei do corte de custo Claudio Galeazzi, saiu de uma sede enorme na Av.Luis Carlos Berrini para uma sede mostissima na região da Av.Brigadeiro Luis Antonio. Como o Abilio Diniz era amigo do PT ninguem reclamou.

  6. Savanas e Mercados

    Mercado é feito de gente, por gente. para gente.

    Sem gente é desmercado,.vazio.

    E precisa de regras entre elas.

    Não é savana de felinos e gazelas.

    Com a única “regra” de devorar.e ser devorado.

    Não é “super” mercado, para alguns se servirem.

    Até jogos têm regras, cara-pálida.

    Quanto mais palavras que representam relações humanas.

    E não relações entre abutres e caniças.

    A menos que palavras vazias.

     

    PS: No seu tolo exemplo de uma ditadura como a Coréia do Norte, certamentetem há menos regras ainda.

  7. O Walmart que controla o

    O Walmart que controla o Maxxi Atacado encerrou as atividades em aproximadamente 25 lojas. Na minha região, até este mês, fecharam as lojas da minha cidade Rio Claro, e de Limeira, Marília e Bauru.

    Para os jornais da cidade, os funcionários mostraram um comunicado interno enviado pela matriz que justifica as razões do fim de suas atividades nessas localidades. De acordo com o documento, a ordem é fechar as portas das lojas consideradas com um desempenho aquém da expectativa e daquelas que ocupam uma área de até três mil metros quadrados, como é o caso de Rio Claro.

    Mas a direção do grupo assegura que fará tudo o que for possível para manter os postos de trabalho.

    Hã, hã…me engana que eu gosto. 

  8. walmart no MS FECHAM AS PORTAS

    NA CIDADE DE CAMPO GRANDE MS AS DUAS LOJAS  MAXXI FECHARAM SUAS PORTAS, E DEMITIRAM TODO PESSOAL.. ATENDIMENTO PESSIMO, GERENTE MAU HUMORADO ESTAO NA RUA AGORA.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador