A História da Lendária Gravadora Stax

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Jns

O ‘REVOLVER’ ESTAVA ARMADO NA STAX RECORDS

Além da extraordinária Janis Joplin, The Monkees e Elton John gravaram na Stax.

O álbum Revolver, com canções repletas de referência ao Soul, seria gravado em Memphis.

 

A ascensão da Stax Records, o rótulo lendário que ele ajudou a construir, e o conto trágico de Redding

ROBERT GORDON / 18/01/2014

“O meu cabelo levantou cerca de três centímetros e eu não podia acreditar que aquele cara tinha aquela voz.”

Otis Redding was the jewel in the southern soul crown of Stax, the Memphis record label through whose doors he'd walked five years earlier as a driver and roadie, desperate to sing

Otis Redding era a joia da coroa do Soul do sul da Stax, a gravadora de Memphis, onde ele tinha entrado há cinco anos como motorista e roadie, desesperado para cantar.

Dois dias antes do acidente que o matou, aos 26 anos, Redding havia gravado os vocais para a dolente balada (Sittin ‘On) The Dock of the Bay.

No dia 10 de dezembro de 1967, prejudicado pela baixa cobertura de nuvens e tempo frio, o avião particular de oito lugares transportando estrela do Soul de 26 anos, Otis Redding apresentou problemas.

Há quatro milhas distante de Madison, no Wisconsin, um morador de Lake Monona ouviu o peculiar som alto do motor do avião voando baixo e saiu para vê-lo surgir através das nuvens e mergulhar na água.

Dois dias antes do acidente, Redding completou uma sessão de gravação em duas semanas, quando gravou os vocais do material reunido para quase quatro novos álbuns, incluindo (Sittin’ On) The Dock of the Bay, uma balada sentimental que ele acreditava que poderia ser um grande sucesso.

A canção estava quase terminada quando Redding deu uma pausa para tocar em Nashville, Cleveland e Madison. 

‘Otis enterrou a cabeça no estúdio antes de partir”, diz o guitarrista Steve Cropper” e disse: “Vejo você na segunda-feira.”‘

Dos oito a bordo do bimotor Beechcraft, só trompetista Ben Cauley da banda de turnê de Redding The Bar-Kays sobreviveu. 

(Sittin ‘On) The Dock Of The Bay alcançou o 1º lugar nos EUA e 3º no Reino Unido, mas, com a morte de Otis, a Stax perdeu talvez o seu talento mais brilhante. 

Entre 1960 e 1975, a Stax colecionou 167 hits Top 100 pop e consolidou as carreiras de Redding, Isaac Hayes, Staple Singers, Sam & Dave, Booker T & the MG e Wilson Pickett.

A banda de Otis Redding o Bar-Kays retratado fora do antigo cinema que se tornou estúdios Stax.  Quatro membros da banda morreram no acidente de avião que matou também Redding

A Bar-Kays, a banda de Otis Redding, do lado externo do antigo cinema que se tornou os estúdios Stax. Quatro membros da banda morreram no acidente de avião que também vitimou Redding

Mas a história da Stax é mais do que uma história de uma gravadora de discos. 

Durante os anos 60 e 70, quando cada passo em direção à igualdade parecia provocar dois passos para trás na repressão e na retração, este pequeno grupo de pessoas em Memphis revelavam, pacificamente, a harmonia racial.

Ao longo da América do Sul nesse período, a mistura de raças era nada menos do que um ataque ao reino social. Mas dentro da Stax, brancos e negros trabalhavam lado a lado desde o final da década de 50.

Pessoas que não poderiam jantar publicamente juntos faziam um belíssimo trabalho musical que o público – negros e brancos – aplaudiam. Quando eles saíam do estúdio, os policiais brancos davam o baculejo para checar a segurança dos brancos que conversavam com os negros.

Jim Stewart, um violinista amador, lançou o rótulo Satellite Records dentro uma garagem emprestada em 1957, enquanto trabalhava formalmente no First National Bank de Memphis.

O acidente de avião que deixou Otis Redding mortos

O avião acidentado que deixou morto Otis Redding

Em 1960, Rufus Thomas e sua filha Carla entraram no novo estúdio da empresa, realocado em um antigo cinema em Memphis, e daí para as paradas nacionais com o primeiro grande sucesso da gravadora, Cause I Love You.

O grupo racial misto Booker T & The MGs, formado por jovens músicos locais, tornou-se a banda da casa, e logo teria um sucesso mundial com o funky instrumental Green Onions. 

E um motorista da Geórgia, que transporta amplificadores, se tornaria a primeira estrela mundial da gravadora.

Redding pisou pela primeira vez na Stax, em agosto de 1962 como o driver para o guitarrista Johnny Jenkins. As gravações de Jenkins fracassaram, mas Redding permanecia, insistindo que ele poderia cantar, durante todo o dia.

Em uma das sessões [baterista] Al Jackson disse: “O cara grande e alto, que dirige para Johnny, está me incomodando até a morte, querendo me obrigar a ouvi-lo cantar”, contou o guitarrista Steve Cropper MG.

Os músicos tinham começado a deixar os instrumentos, quando eles finalmente deram a Otis a sua chance.  Chamaram-no até o piano e ele pediu ‘acordes de igreja’.

“Nós começamos a tocar e ele começou a cantar These Arms of Mine”, diz Cropper. “O meu cabelo levantou cerca de três centímetros e eu não podia acreditar que aquele cara tinha aquela voz.”

‘Otis parecia ser uma pessoa com uma missão”, disse Jones, o organista da Booker T & The MG. “Ele nos pegou com essa missão e tornou-se um de todos nós.”

Com a morte de Redding, Stax perdeu talvez o seu talento mais brilhante

Com a partida de Redding, a Stax perdeu o seu mais brilhante talento

Sam & Dave, um duo formado por Sam Moore e o padeiro Dave Prater, em um show de talentos da Flórida, tornaram-se a próxima grande descoberta da Stax, mas foi Isaac Hayes, um emergente produtor e compositor – que mais tarde brilhou e se tornou famoso por seu papel como Chef na série de desenhos animados do South Park  – que lhes deu o seu estilo, alimentando-os com sucessos Hold On, I’m Comin’ and Soul Man.

Hayes, trabalhando em uma planta industrial frigorífica, havia sido rejeitado várias vezes por Stax antes de ser contratado como pianista que depois se tornou compositor e produtor de dezenas de hits. Dentro de alguns anos, ele se tornaria a maior estrela da gravadora.

Isaac Hayes no escritório estúdios Stax em 1971 Um trabalhador em uma planta industrial frigorífica, que tinha sido rejeitado várias vezes por Stax antes de ser contratado como pianista e depois, um compositor e produtor de dezenas de sucessos

Isaac Hayes no escritório dos estúdios Stax em 1971,  um operário de uma planta industrial frigorífica, tinha sido rejeitado várias vezes pela Stax antes de ser contratado como pianista e, mais tarde, se transformou em um compositor e produtor de dezenas de sucessos

Poderosos cantores de Soul mudaram-se para a Stax.  Wilson Pickett, um cantor de  clubes de New York, não estava chegando a lugar nenhum, quando ele foi indicado para a Stax, em 1965, pelo parceiro da gravadora Atlantic Records de New York.

Wilson Pickett

Musicalmente, Stax e Wilson Pickett era um encontro celestial do Soul, mas Pickett não era nenhum anjo

O produtor Jerry Wexler da Legendary Atlantic conhecia a beleza e as avaliações positivas recebidas por Pickett no palco e percebia o poder latente da sua vocalização para Soul. 

“Antes que os Panteras Negras se transformassem em uma questão política, eu costumava chamá-lo de ‘Pantera Negra'”, diz Wexler.

“E eu adorei a sua voz: era como se ela fosse feito de aço e arame, de tão bonita.”

“Quando James Brown costumava gritar, era um grito… quando Pickett gritava, era uma nota musical – uma grande vantagem”.

The Midnight Hour, uma canção na linha de ‘I can’t wait until the midnight hour’, com a melodia composta por Steve Cropper, foi trabalhada com a aprovação de Pickett e levou seis semanas para subir ao 1º lugar, passando quase três meses nesta posição. Musicalmente, para a Stax, Pickett era um toque feito no céu do Soul, mas Pickett não era nenhum anjo e o seu tempo na gravadora foi de curta duração.

“Ele tinha uma personalidade corrosiva com um monte de gente”, diz Wexler.Adds Cropper: ‘Wilson cresceu na rua e ele levou isso com ele.”

Em uma sessão de follow-up, a banda se rebelou. Ele tinha sido difícil antes e, naquele momento, The Midnight Hour tinha feito dele uma estrela. Pickett foi obrigado a buscar músicos de fora, oferecendo-lhes US $ 100 para cada um para eles voltarem para as gravações.

‘Os caras fecharam a cara”, diz Jim Stewart. “Eles disseram: ‘Não traga esse babaca aqui novamente. Não temos que aturar essa porcaria.'”

Embora a Stax abrigasse estrelas em ascensão e muitos registros nas paradas, ela ainda eram uma empresa provincial, na primavera de 1966. 

Carla Thomas foi muitas vezes apelidado de Rainha de Memphis Alma

Carla Thomas, de Memphis, a Rainha do Soul

Então, quando o telefone tocou e a voz rachada do outro lado disse que a chamada era da Inglaterra, eles se perguntavam se era uma piada.

A incredulidade foi ainda testada quando o interlocutor se identificou como Brian Epstein, manager dos Beatles. 

Como seu álbum Rubber Soul, de dezembro 1965 indicado, eles estavam dançando ao som do Soul e queriam gravar o próximo álbum na Stax.

O segredo se espalhou rapidamente e, em pouco tempo, todo mundo em Memphis parecia saber. Logo as meninas estavam entrando na loja de discos, oferecendo dinheiro para obter informações, tentando comprar o vestido de secretária que usariam quando os Beatles entrassem pela porta.

“Se eles queriam gravar, a Stax nãe era tão ruim”, diz o saxofonista com banda de sessão Stax os Mar-Keys, Don Nix. 

“Eles tinham programado tudo e estava tudo definido. Eles chegariam em um helicóptero no telhado, mas a notícia vazou.”

Uma vez que os fãs tinham confirmado a data oficialmente e a Beatlemania encontrava-se em polvorosa, os Beatles tiveram que cancelar a gravação.

O álbum Revolver seria gravado em Londres com canções cheias de referência ao Soul. 

No vídeo, Beatles por Earth, Wind & Fire

http://youtu.be/MKskYvTGEHE height:450]

Os instrumentos de sopros e o estilo vocal em Got To Get You Into My Life são o hino mais óbvio ao Soul americano, mas o funk negro de Taxman e o ponche brilhante de Good Day Sunshine  também teria sido gravados em Memphis.

Os Beatles cancelaram, mas artistas como Janis Joplin, The Monkees e Elton John gravaram na Stax. A Stax foi a fasquia para formar o grão do sentimento na música comercial.

O funk dos Beatles inspirado na música negra americana

http://youtu.be/9ACvZdOKuWg height:450]

A Instalação da Tristeza e a Insolvência da Stax

Otis Redding comprou 270 acres próximo de Macon, na Geórgia, e construiu uma casa com 12 quartos para toda a sua família. Em um esforço para ver ma sua esposa e os filhos com maior frequência, ele comprou um avião. 

Quando surgiram notícias da morte de Otis, Cropper lembra: ‘Temos uma ligação do Atlântico, dizendo: “Nós temos que correr atrás de alguma coisa. O que você tem? E eu imediatamente disse: Precisamos mostrar o nosso hit – eles ainda não tinham encontrado o corpo de Otis.’

Cropper atirou-se na ação para concluir Dock Of The Bay. Ele acrescentou a guitarra elétrica e os sons das gaivotas e das ondas.”

“Tentando trabalhar em algo assim, quando você não sabe onde um de seus amigos mais próximos está, é difícil.”

“Todo mundo estava andando olhando para os pés por dois meses depois disso”, disse Marvell Thomas, músico da Stax.

“Houve verdadeira tristeza naquele local. A Stax era um lugar feliz, lugar cheio de vivacidade, havia conversas nos corredores e muitos compositores para mostrar mais uma demo, mas ficou quase tudo parado.”

O Country Boy da Geórgia e a Rainha do Soul de Memphis

[video:http://youtu.be/tNWSI-AP1cA height:450

A Stax continuaria em atividade por mais sete anos, antes de se encaminhar para a insolvência.

Nada em Memphis jamais seria o mesmo…

Eu preciso rir e quando o sol está lá fora
Eu tenho algo do que posso rir
Eu me sinto bem de uma maneira especial
Estou apaixonado e está um dia ensolarado

[video:http://youtu.be/HHBQVvUs1os height:450

As informações do Daily Mail foram marteladas com vídeos da Internet

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Memphis Soul

     

    CASA BRANCA – 2013

    O concerto celebrou o memorável Soul, que veio de Memphis, no Tennessee, na metade da década de 60, e também homenageou a lendária gravadora Stax-Volt Records, que contou com artistas como Otis Redding, Carla Thomas, Al Green, Mavis Staples e muitos outros.

    [video:http://youtu.be/1A3kFaIFjIs width:600 height:450]

  2. Alma

    O músico negro que é genial é um ET que extrapola qualquer dimensão e qualquer escala de valor artístico.

    Resta aos branquelos baterem palmas!

    Tá no sangue…

    Tá na alma!

  3. Beatles

    Taxman é do George. Simplesmente fantástico ver como smplesmente nos solos ele era comedido, o suficiente pra gente imaginar como seria se ele resolvesse viajar no solo e deixar o gosto de quero mais. E, em tempo, o baixo da gravação original deu de 100 nesta gravação.

  4. Até Elvis gravou por lá, uma

    Até Elvis gravou por lá, uma das melhores sessõe dele em 1973 (tudo está no album Elvis at Stax), o festival tem em filme e dvd, muito bons.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador