Temer cortou a bolsa de Ronaldo, mas não os vôos de jatinhos para seus Ministros

Conheci o jovem Ronaldo Rodrigues Alves Braga em um evento do Colégio Rio Branco, do Instituto Semear, para amparar financeiramente jovens brilhantes sem condições financeiras.

Vindo de escola pública, do bairro de Francisco Morato, Ronaldo passou em terceiro lugar no curso de Ciências Sociais da USP. Sua apresentação foi brilhante. Falou das condições de Francisco Morato, de como passou a organizar seu grupo para reivindicar junto ao poder público. Sem apoio da mídia local, recorreram às redes sociais. A sequência de apresentações, dele e de outros alunos, aumentaram minha fé na rapaziada que está nascendo.

Pois o Ronaldo passou em um processo seletivo para estudar por 6 meses ciências políticas na Sciencies Po., uma das melhores do mundo.

Quando se preparava para voar, o governo Temer cortou os subsídios para intercâmbio. Uma viagem de jatinho da FAB de José Serra para São Paulo equivale ao custo do curso e ainda sobra troco.

Sem alternativa, Ronaldo está recorrendo a uma vaquinha virtual.

Vá conhecer sua história no endereço https://www.catarse.me/ronaldonasciencespo_2017

O projeto

Amig@s,

Fui aprovado no intercâmbio acadêmico da Sciences Po, uma das universidades francesas mais conceituadas em ciência política e relações internacionais. No entanto, não tenho recursos suficientes para me bancar em Paris. 

Como vocês sabem, cresci no município de Francisco Morato, na periferia da Grande São Paulo. Com muito esforço, dada a precariedade das escolas públicas, ingressei no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP). E apesar das dificuldades, consegui ficar em terceiro lugar no vestibular.

Desde que iniciei minha jornada escolar, tenho o sonho de estudar na França. Como minha família não tinha condições de bancar os cursos de línguas, tive que aprender francês e inglês sozinho pela internet. Se a falta de recursos não me fez desistir antes, agora mesmo, que meu sonho está tão próximo, é que não vou abandoná-lo.

 

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Félicitations

    Vou colaborar com a vaquinha com muita satisfação. Tenho fé que Ronaldo conseguirá ir à Sciencies Po e, no regresso, nos ajudará a construir um Brasil em que crianças e jovens talentosos sejam respeitados e possam desenvolver todo o seu potencial intelectual.

  2. Coisas de um governo hostil

    Coisas de um governo hostil ao povo e servil ao mercado, mídia e Instituições criminosas sob o aplauso de mercenários e verdadeiriamente corruptos, essa gente que do golpe de estado se locupleta..,..somos um país em que a Senzala nunca se rebelou e por isso essa zelite zelote bizarra e, prá lá de ignara,  deita e rola…Temer é covarde e só mexe com quem é incapaz de lhe derrubar, daí os 58 bi para o Judiciário, grandes aumentos para MPF, PF, Globo, SBT, Veja, Folha, Estadão…

     

     

  3. Se pudersse iria ajudar

    Se pudersse iria ajudar também. E eu falaria pra ele que, se de repente, surgir alguma oportunidade pra ficar por lá, não pense duas vezes e fique, porque aqui, gente que vem da condição social do Ronaldo, é visto como escravo, e não ser humano. 

  4. Os  recursos haviam sido

    Os  recursos haviam sido suspensos já no Governo anterior, fato este que foi amplamente noticiado, fazendo com que estudantes que já estavam no exterior tivessem de voltar com recursos próprios,

    Alias, o programa foi praticamente todo suspeito após o próprio Governo Dilma ter avaliado que houve precipitação no lançamento, sendo que diversos alunos que não conheciam a lingua inglesa haviam viajado para outros universidades pelo mundo,  sem que entendessem as aulas.

    O programa foi apelidado pelos próprios alunos de Férias sem fronteiras custeada pelo Governo.

    No desespero de se reeleger, queimaram dinheiro público na educação, e quem paga o pato é o Ronaldo´.

    1. Marlos, você acha que educação é investimento ou gasto?

      Se você acha que educação é investimento, e não gasto, você não deveria afirmar que ‘queimaram’ dinheiro público na educação.

      Se você acha que educação é gasto e não investimento, tudo bem, então ‘queimaram’ dinheiro público na educação, mas se você acha o contrário, então você deveria jogar fora apenas a água suja do banho e preservar a criança, e não jogar fora tanto a água suja quanto a criança.

      “O Haiti é aqui
      O Haiti não é aqui
      E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
      Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
      Plano de educação que pareça fácil
      Que pareça fácil e rápido
      E vá representar uma ameaça de democratização
      Do ensino do primeiro grau
      E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
      E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto
      E nenhum no marginal
      E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
      Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco
      Brilhante de lixo do Leblon
      E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo
      Diante da chacina de 111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
      Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
      E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
      E quando você for dar uma volta no Caribe
      E quando for trepar sem camisinha
      E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
      Pense no Haiti, reze pelo Haiti
      O Haiti é aqui
      O Haiti não é aqui”

      Caetano Veloso

  5. Com entusiasmo!

    Já providenciei a minha contribuição, com entusiasmo. Não será a mesquinhez do atual governo que impedirá esse jovem de prosseguir nos seus estudos.

    Aproveito para sublinhar o quanto a divulgação desse movimento aqui no blog atesta a generosidade dos seus administradores, que teima em persistir. Isso é realmente um alento.

  6. O cara faz
    Serviço social.

    Na boa….
    Há argumentos contrários!

    Não é para bancar todos… E porque é pobre E foi aceito.

    O Estado precisa de critérios! E sob qualquer critério que seja estabelecido, Ciências Políticas, jamais será prioridade!

    Precisamos de um plano! Um plano necessariamente excluirá um MONTE de gente!
    Lembre se disso!

    Boa sorte para ele. Espero que consiga alguma bolsa.
    Masbum programa para este perfil específico jamais!

    1. Referências, por favor:

      Referências, por favor: Número de decreto federal ou portaria ou circular do Ministério… documentos, por favor!

  7. Felicitações
    Parabéns pela sua conquista e muita força contra as medidas tão truculentas e insanas tomadas por esse desgoverno que se instalou após um golpe institucional. Hoje as esperanças por dias melhores reside exatamente em ações dessa juventude da qual você faz parte, pois os “velhos” estão meio atordoados, girando em círculos, sem saber como fazer para tomar o caminho certo. Faça o seu curso e volte ao Brasil para ajudar o seu povo a conquistar um futuro melhor.

  8. A pergunta que não quer

    A pergunta que não quer calar: bateu panela? alguém da família bateu panela?? Eu questiono pq muita gente q vi batendo panela, estão na mesma situação… e???? aguentem 😉 

  9. Boa sorte garoto não desista

    Boa sorte garoto não desista do seu sonho nunca, eu sei o que é vim de baixo e ter que disputar um lugar ao sol com os bem “nascidos”, passei no vestibular de uma universidade federal, em uma época que era praticamente impossivel um aluno oriundo de escola publica entrar na universidade federal da Bahia, na hora da matricula alegaram que a escola que cursei o 2º grau (era assim que chamava na época) não era reconhecida,  sendo que a escola era do governo do estado da Bahia na época governada pelo coronel ACM ( que o demonio mantenha a sua alma presa no inferno pela eternidade), chorei feito criança no Conselho estadual de educação, mas consegui o atestado sobre uma coisa obvia, se a escola é do governo do estado como pode ser ilegal para esse mesmo estado? no minimo eles imaginavam que ninguém conseguiria ir além, então consegui me matricular e me formei. O Brasil é um país onde o pobre sofre tudo que é geito. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador