Moro pode usar programa de TV para mandar prender Lula na segunda (26), aponta colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O blog Os Divergentes divulgou na terça (20) um artigo de Helena Chagas sobre rumores que circulam em Brasília acerca da possibilidade de Sergio Moro usar o programa Roda Viva, da TV Cultura, para decretar a prisão de seu réu “preferido”, o ex-presidente Lula.
 
Segundo a jornalista, há possibilidade existe diante do impasse no Supremo Tribunal Federal, que tem apenas até sexta-feira próxima para rediscutir a prisão em segunda instância para valer em benefício de Lula. Os embargos do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região devem ser julgados na segunda, 26. Mas, diante do cenário, também não seria nenhuma surpresa se este julgamento fosse adiado.
 
Por Helena Chagas
 
Em Os Divergentes
 
Gran finale: Moro mandando prender Lula ao vivo
 
O tempo está passando e já tem muita gente preocupada, inclusive nos arredores do STF, com a possibilidade de estar sendo preparado um “gran finale” para a prisão do ex-presidente Lula. Não há qualquer confirmação oficial, mas esse roteiro prevê que o TRF-4 examine – e negue – os embargos da defesa na próxima segunda-feira, dia 26. A partir disso, a prisão poderia ser quase imediatamente decretada pelo juiz Sérgio Moro. Que estaria aonde? No programa Roda Viva, da TV Cultura.
 
A entrevista de Moro, ao vivo, na noite de 26 de março, já foi confirmada pela emissora. E não haveria final mais midiático para Lava Jato do que a cena do juz, ao vivo, anunciando, finalmente, a prisão de seu réu preferido. Para os aliados de Lula, um escárnio. Para os xerifes da Lava Jato, uma festa.
 
Para o distinto público – mexido nos últimos dias pelas manifestações que se seguiram à execução da vereadora Marielle Franco – ninguém sabe. Só o que se sabe é que a prisão de Lula, venha no dia em que vier, se vier, não será um passeio.
 
Por isso, esta é uma semana tensa, muito tensa aqui em Brasília. O tempo parece estar passando ainda mais rapidamente no STF, que só teria até esta sexta para tomar alguma decisão em tese sobre a determinação da prisão em segunda instância. Mas a Corte está dividida e perplexa com a resistência de sua presidente, Cármen Lúcia, perante os holofotes da mídia, em colocar o tema em pauta. Mal-estar é pouco para definir o clima hoje no STF.
 
É por aí que os bombeiros vão tentar fazer a única coisa que sabem: jogar água fria. Dentro e fora do STF, a começar pelo TRF-4.  Ninguém vai se surpreendet se os embargos de Lula não forem julgados no dia 26, ao contrário do que se espera.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se isso acontecer, e seria a

    Se isso acontecer, e seria a “desmorolização” total da justissa, sem aspas, que já se apequenou o bastante,

     

     

    que petistas invadam aquele estudio e deem o seu recado…… 

  2. Moro….

    Só a propaganda feita com o Juíz-Espetáculo já mostra a que veio. É a aberração Tupiniquim. Juiz comentando sobre Investigados e Réus, sobre Processos, antecipando decisões, tentando influenciar outras Instâncias da Corte,…Mas é a Aberração construida por 40 anos de Redemocracia. E todos os Lunáticos que querem construir mais 40. E ainda tem outros Lunáticos que acreditam que pode dar certo. “Loucura é fazer sempre as mesmas coisas, da mesma forma e esperar por resultados diferentes”. Covas, FHC, PSDB, Picolé, Neves, Lula, Mercadante, Haddad, PT, Esquerdas, Campos, Marina, Silva’s, construirão mais o que, que já não construiram nestas décadas todas de Eleições Escravagistas de Voto Obrigatório?  

    1. …”Loucura é fazer sempre as

      …”Loucura é fazer sempre as mesmas coisas, da mesma forma e esperar por resultados diferentes”…

      Ou Ze Sergio, não seria mais loucura imaginar que as coisas permanecem estáticas e, em repouso?

      E, o que diria vosmecê da pessoa que toca a mesma música e, nem vira o lado do disco. E olhe, que nem mais se usa tal artefato pra se ouvir música.

      Abraços.

      Orlando.

  3. Nada mais apropriado que a

    Nada mais apropriado que a prisão daquele em que a mídia transformou em vilão, Lula, seja decretada pelo mocinho pela TV. Bem apropriado para a verdadeiro novelão em que uma operação da justiça foi transformada. “1984” na veia!

  4. A Revolução não será televisionada

    O art. 36 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional dispõe que é vedado ao magistrado, entre outras, coisas, manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.

     

    Ora, Juiz exerce a jurisdição nos autos. Em sendo assim, não e possível juiz tomar decisão fora dos autos, na frente de holofotes.

    Se isso acontecer, eu vou comprar uma arma, claro, prá legítima defesa, porque a elite sanguessuga não respeita mais os pobres. Vide a Marília Neves caluninando uma morta e uma Senhora com Síndrome de Down e a Sra. Carmem Lúcia desdenhando dos Autistas. Conheço muitos policiais que vendem armas e munição no mercado paralelo.

  5. Na boa….acho que já chega

    Na boa….acho que já chega de sermos palhaços dessa mídia que faz o que quer.

    Eles tem que sentir na pele a força que o povo sofrido e trabalhador tem.

    CHEGA………CHEGA……..CHEGA

    1. Pelo que tomei conhecimento

      Pelo que tomei conhecimento Lionel, há muito, a Rede-Viva foi a óbito. Aproveitaram o evento e, a requalificaram com a nova alcunha de Rede-Morta. Tanto que sua programação só recolhe e apresenta, bagaço de cana moída e sem o sumo. Ou seja, apenas restolho.

      Orlando

  6. se acontecer…

    ou se o STF deixar que aconteça

    o Brasil estará mergulhando na mesma decadência moral e espiritual que  a Alemanha mergulhou ao ver em Hitler o seu grande líder

  7. Judiciário Fascista e Traidor do Brasil

    O fascismo avança porque o sistema judiciário é cúmplice.

    No fascismo ou nazismo não existem Direitos Humanos.

  8. Viajou na maionese
     

    Primeiro: o lula não vai ser preso na segunda feira, porque tem de transitar a decisão dos embargos e aó ai vai descer pro Moro.

    Segundo: quem viu a ultima prisão decretada, do Gerson almada, percebeu que demorou mais de 30 dias pra descer tal decisão do TRF4 pro Moro, e isso não depende da vontade deles, mas de burocracia mesmo, então não será nem na segunda, nem na terça…

    Terceiro: até hoje o Moro nunca falou em entrevista de caso específico. Dúvido que na segunda ele fale algo sobre o tema, fora que esse tipo de decisão segue um rito processual dentro dos autos, então só um tresloucado acreditaria que ele arriscaria anular tudo o que fez só por uma entrevista, e ainda mais no “roda morta”….mesmo que fosse na Globo eu duvido…

    Por fim ainda cabe mais um embargo dos embargos, ao presidente do TRF4 se não me engano, então tudo isso é espuma….

    Entendo a paúra da “tchurma” com o tique taque do relógio, principalmente dada a reversão de espectativas com o tal “povo na rua” (pelo que se vê das caravanas no Sul a revolta popular vai ser vista se NÃO PRENDEREM o cara), com o fato de que, efetivamente, ele NÃO SERÁ CANDIDATO, porque a lei não permite de forma clara (e o Fux vai impor, como pré-requisito pra registro de candidatura a apresentação da certidão criminal, na forma da Lei da ficha limpa, que é emenda Constitucional, pois surgiu como efeito da revisão 4 de 1997, da CF, então não tem como reclamar), com a irreversibilidade da sentença do triplex e a aproximação das próximas condenações (do sítio, etc), mas esse tipo de reportagem plantando essas viagens é fake news….serve só pra colocar incauto em polvorosa…

     

  9. Maria Luisa pintada para a guerra

    Mas vai decretar como, em plena entrevista, fora do horario de trabalho, a prisão de Lula? “Lula, agora teje preso!” Ele vai, certamente, apelar para que o TRF-4 determine a prisão de Lula “o mais rapido possivel”. Vai fazer um teatrinho de” olha como sou um juiz honrado. Condenei o Lula-ladrão e estou fazendo de tudo para que ele va preso”. Têm tontos que acredtiam. Acreditaram no boimate…

    Ou antes de ir par ao programa, se ao vivo, vai fazer o decreto, avisar os colegas da Globo e cia. e mandar que os policiais façam a prisão pouco antes do horario do Roda-Viva? A gente tem visto de um tudo nesse judiciario!

    Meu pai era um anti-televisão. De que lembre ele assistia, quando podia, o jornal a noite da Cultura e o Roda-Viva. E assim desde meus doze anos que assistia o Roda-Viva com ele. E vi passar pelo programa gente de todos os espectro politico, como Brizola, o general Newton Cruz, um cara marginalizado como Plinio Marcos, coisa que hoje provavelmente não se vê mais no Roda-Viva. Portanto que Sergio Moro, que tanto batalhou para virar “alguém”, va ao RV, não surpreende. O que surpreendera é se terão Entrevistadores nesse programa que farão as perguntas que precisam ser feitas, entre elas a questão da intervenção americana na politica e economia brasileira através da Lava Jato, entre mil outras.

    Esta programado para a semana que vem no Alter’Brasilis, um espaço de debate cultural e politico em Paris sobre o Brasil, uma palestra de Ciro Gomes na semana que vem, em plena quarta-feira. Mas o que me chamou a atenção é que o Alter’Brasilis esta programando uma palestra com nada menos nada mais que Rodrigo Janot. E Rodrigo Janot, assim como Ciro Gomes, sendo recebido como salvacionsita. Mas isso não vai ficar assim não. Porque eu vou la.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador