Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Os cursos nos EUA, a lógica de poder e a doutrinação ideológica, por André Araújo

Por André Araújo

Comentário ao post “Xadrez do esperto e do sabido na cooperação internacional

O artigo esgota o tema. Os EUA, desde a Segunda Guerra, adotaram uma prática de doutrinação, na visão deles no bom sentido, para abraçar corações e mentes de estrangeiros em relação ao “American way of life” em todos os campos da cultura, da economia, da política, das profissões. Há dois tipos de sensibilidade em relação a cursos e treinamentos nos EUA: pessoas de formação mais sofisticada, que já saem do Brasil com boa base cultural e visão de mundo com certo grau de informação ampla, são menos sensiveis a esses “cursos”. O perigo está nas pessoas mais simples que tem uma visão de vida e de mundo limitada ou provinciana. Ai o efeito dessa dutrinação é devastador, porque age como se o paraíso fosse revelado, uma lavagem cerebral evidente sobre mentes virgens de maiores conhecimentos.

Tive uma experiência própria sobre esse tema, em 1974 a empresa de minha família foi vendida a uma multinacional americana, das maiores naquele tempo e hoje, com sede em St. Louis, no Missouri. Depois da compra, eu continuei como diretor presidente por contrato e, no segundo mês, começaram a levar gerentes para cursos nos EUA. Era uma empresa familiar e os gerentes eram pessoas simples do ABC paulista, voltaram completamente transformados, outras pessoas, falando exaustivamente sobre a viagem, sobre o que viram, pareciam convertidos em uma nova religião, entusiasmados com tudo o que vivenciaram, não só nos cursos mas também na cidade, na organização da vida, ficaram “americanizados fanáticos”, deslumbrados porque o choque entre sua vivência simples e uma civilização mais avançada foi muito grande e dado de uma só vez sem tempo para absorção e reflexão.

Essa “doutrinação” levada a cabo nos centros de ensino, governamentais ou privados, nas empresas, nos “think tanks”, não se resume apenas à técnicas mas inclui, de propósito, a transferência de valores e posturas da civilização americana, sua ética que tem pontos positivos e negativos, como toda civilização tem, ao proporcionar cursos eles fazem isso na melhor das intenções, não é algo maligno na visão deles, mandaram 400 mil jovens ao exterior nos PEACE CORPS, para regiões inóspitas e perigosas, é uma visão de pregador que quer ganhar convertidos, se isso faz mais mal do que bem, na percepção dos americanos eles só estão promovendo o bem.

Essa leitura pode ser feita de várias formas, a mais simplória delas é manejar “teorias da conspiração” que são falsas.

O apoio tem sim valor geopolítico, mas os EUA acham que estão ajudando e não atrapalhando os países receptores. Foi assim no Plano Marshall, foi assim no Acordo do Trigo com o Brasil na década de 40, desse acordo e da Missão Abbink e da Missão Cooke saiu a ideia e os recursos para criar o BNDE e o primeiro plano de desenvolvimento integrado.

Um caso famoso desse processo citado por George Kennan em seu primeiro livro A RÚSSIA E O OCIDENTE, um clássico, narra a ação da Comissão Hoover, no fim da Primeira Grande Guerra, que levou trigo à uma Europa devastada e faminta. Hoover, que depois seria Presidente dos EUA, ofereceu enviar grande volume de alimentos à Rússia então recém-convertida ao comunismo, Lenine agradeceu a generosidade, mas não aceitou as condições da Comissão Hoover. Os americanos queriam controlar a distribuição da farinha dentro da Rússia e Lenin não aceitou essa condição, o povo continuou faminto mas Lenine tinha sua própria lógica de poder, disse  “se nós não podemos controlar a distribuição de que nos serve a farinha?”.

Há sim uma lógica de poder nesses cursos nos EUA, mesmo que na visão deles exista boa intenção. Esses cursos para procuradores e juízes nos EUA deveriam, a meu ver, ser totalmente vedados a nossos operadores do Direito porque se aproximam muito dos riscos geopolíticos de doutrinação real. Uma coisa é dar cursos para médicos, outra coisa muito mais perigosa é dar cursos para procuradores e juízes, porque aí não se trata de técnica e sim de VALORES E PRINCÍPIOS e isso diz respeito à politica, estamos submetendo funcionários brasileiros à doutrinação politica e isso vai contra os fundamentos de grandes Estados nacionais que tem seus próprios objetivos geopolíticos, aí incluindo princípios de aplicação do direito sobre a sua realidade nacional que não é a mesma dos Estados Unidos.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sr. André Araujo mais uma vez

    Sr. André Araujo mais uma vez indo direto ao ponto. É fato, pessoas sem uma base cultural e educacional sólidas ficam deslumbradas quando viajam à países de primeiro mundo, conheço várias assim (inclusive parentes). Por outro lado, tenho alguns colegas de trabalho que viajaram diversas vezes para EUA e Europa e o relato deles é digamos, mais imparcial, não tão deslumbrados. Enxergam os pontos positivos mas também fazem a inevitável comparação com o Brasil e estranham coisas rotineiras sem sentido. Resumindo, existem mais coisas em comum com o Brasil que possamos imaginar, entendem que aquelas sociedades estão no estágio em que se encontram porque se lutou muito, inclusive correndo muito sangue…. E quanto aos membros de nosso judiciário, estou de acordo com o Sr. Araujo, o resultado vemos hoje. Parabéns!

  2. Curso nos EUA

    … Onde já se viu boas intenções na mente e comportamento de um Predador?

     Os EUA e seus seguidores não param um segundo na sua ância de Dominar e Controlar o Mundo. Como se faz, pouco se vê, mas o resultado está aí, um mundo desorientado, desequilibrado, caótico em todos os sentidos, só não vê quem é cego ou quem não quer ver.

     

  3. A hipótese da doutrinação pressupõe…

    A hipótese da doutrinação pressupõe que o doutrinado é um indivíduo totalmente inerme e susceptível à mensagem que se deseja passar. Nossos empresários, militares e juízes são assim?

    Se são, você está afirmando que o brasileiro é um povo de crianças e retardados. Se não são, eles julgarão a mensagem transmitida conforme seus próprios valores e absorverão aquilo que julgarem pertinente.

    1. Deixei absolutamente claro

      Deixei absolutamente claro que há DOIS tipos de alunos desses cursos, um tipo de aluno com formação cultural elevada não é susceptivel à doutrinação, outro tipo de aluno, com baixa formação cultural É sensivel à doutrinação.

       

    2. O Jogo de Banco Imobiliário Mundial.

      Não se trata de inteligência, se trata da conquista dos corações e mentes dos discípulos. Tomarão decisões próprias, independentes, porém convergentes com o doutrinamento soft recebido. Acabam reduzidos a uma peça do tabuleiro, manuseado subliminarmente pelo jogador.

      Neste grande jogo de Banco Imobiliário Mundial, o Brasil ainda é uma casa do tabuleiro que fornece dinheiro e matéria prima para o jogador que a ocupar. A gestão interina e os doutrinados são a arma da vez do jogador experiente, para garantir que o Brasil continue casa do tabuleiro, e não concorrente jogador. 

        1. Bom e velho complexo de vira-latas

          A Russia é tão imperialista como os EUA, seria tolice se libertar de uma cela para se trancar voluntariamente em outra. Essa bipolaridade (ou EUA ou Moscou) é exatamente o que denominamos de complexo de vira latas dos brasileiros. Temos que criar a nossa própria identidade cultural, política e econômica, deixar de ser casa do tabuleiro e passar a ser jogador. Ademais, a influencia cultural russa não nos alcança.

  4. O efeito ,parece, que é

    O efeito ,parece, que é imediato.Contamina por osmose até os que não participaram desses curso ou seminários, lava -cérebros.Pode-se imaginar  um  funcionário do estado brasileiro entregar cópias de processo em curso,que envolvam ,empresas estatais,grandes empreiteiras, executivos e técnicos do estamento,a autoridades de potência estrangeira?. Retribui,esta, com documentos que  podem  desarticular  áreas sensíveis expondo ,novamente, técnicos e executivos como suspeitos de crimes.Resumindo,  a  caixa de Pandora  foi destapada  pela descoberta e anúncio da existência do  pré-sal. A evolução cronológica  dos fatos  não deixa dúvidas.

  5. Acabei de ler um comentário

    Acabei de ler um comentário do André Elebê e é muito pertinente a colocação dele

    “Quem esses procuradores/Juízes pensam que paga os seus salários,que vêm dos impostos

    destas empresas que ELES ajudam a falir!?”(esses irresponsáveis viu!!)

  6. VIRALATISMO é fenomeno mundial

    O escravo  é mais escravo do fato de aceitar  interiorizando essa condiçao que do trabalho realizado como escravo.

    O viralatismo é o fenomeno de sometimento  emocional e cultural  as grandes potencias e o Imperio mas esse fenomeno

    existe tambem nas grandes potencias em relaçao a o Imperio que dita e pressiona mesmo a seus aliados de primeira categoria.

    Europa esta subjugada totalmente ao Imperio USA, ela esta desmontando o modelo de bem-estar social, assinando Tratados

    “comerciais” que engloba tudo, cultura, comida,normas,leis,direito laboral,etc.

    Os aliados do Imperio sao mais acompanhadores subjugados que outra coisa, em resumen um Viralatismo mais branco e 

    mais chique.

    Nosso trabalho e bem mais arduo,  lutar contra a opressao cultural do racismo em quanto milhoes de negros, indigenas,

    mestiços, morenos que temos interiorizado a inferioridade  imposta pelo opressor e depois o medo que o Imperio impoe

    as naçoes para submeter o controle sob as riquezas, as mentes, a consomaçao, a politica, os gastos da naçao, tudo!!

     

  7. VIRALATISMO é fenomeno mundial

    O escravo  é mais escravo do fato de aceitar  interiorizando essa condiçao que do trabalho realizado como escravo.

    O viralatismo é o fenomeno de sometimento  emocional e cultural  as grandes potencias e o Imperio mas esse fenomeno

    existe tambem nas grandes potencias em relaçao a o Imperio que dita e pressiona mesmo a seus aliados de primeira categoria.

    Europa esta subjugada totalmente ao Imperio USA, ela esta desmontando o modelo de bem-estar social, assinando Tratados

    “comerciais” que engloba tudo, cultura, comida,normas,leis,direito laboral,etc.

    Os aliados do Imperio sao mais acompanhadores subjugados que outra coisa, em resumen um Viralatismo mais branco e 

    mais chique.

    Nosso trabalho e bem mais arduo,  lutar contra a opressao cultural do racismo em quanto milhoes de negros, indigenas,

    mestiços, morenos que temos interiorizado a inferioridade  imposta pelo opressor e depois o medo que o Imperio impoe

    as naçoes para submeter o controle sob as riquezas, as mentes, a consomaçao, a politica, os gastos da naçao, tudo!!

     

  8. É o velho e manjado colonialismo cultural…

    O  grande sonho das elites é gozar da veneração dos subalternos, legitimar sua dominação de classe pela atribuição de superioridade intelectual, moral, estética, racial… Todo senhor prefere ter vassalos dóceis, fascinados pelo suposto mérito e infinita grandeza de seus déspotas. Li não me lembro aonde que os conquistadores espanhóis fizeram-se enxergar como deuses encarnados pelos povos que conquistaram, obtendo destes uma submissão reverencial.

    O colonialismo cultural dos americanos é uma reedição desse mecanismo. Moro, Janot e seus asseclas, ao que tudo indica, desenvolveram uma verdadeira veneração, uma submissão reverencial aos amos gringos. Tornaram-se miquinhos amestrados dos sinhozinhos de uóxinton, suplicando ao menos a graça de ser aceitos como capitães do mato daqueles seres superiores – ajudando-os a processar a Petrobras, por exemplo. Onde já se viu um país atrasado repleto de pretos e analfabetos pretender ser soberano, e não um mero quintal de uma civilização tão infinitamente superior como os EUA?

  9. Eis que subitamente me vem a

    Eis que subitamente me vem a mente a seguinte pergunta: quantos membros da PF, MPF e Justiça Federal participaram pelo menos uma vez na vida desses cursos ou de alguma maneira teriam desenvolvido relações de coleguismo com profissionais de estados estrangeiros, em particular os EUA ? Alguém tem essa informação ? Seria interessante checar os nomes que mais recorrentemente aparecem an midia como Dallagnol, Carlos Lima, Janot, Delegada Érika, etc.

  10. O ex trotskista Paulo Francis

    O ex trotskista Paulo Francis “viu a luz” numa dessas ocasiões, que de vez enquanto ele gostava de narrar em seus textos, entre eles, o poderio capacidade produtiva da industria americana. E a sua sedução, ao que ele mesmo indicava começou com a “bondade” da Fundação Ford, que segundo ele o ajudou em um de seus mais difíceis momento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador