A foto, a história da foto e uma dúvida: quem é esse estudante?, por Rogério Marques

Aproveito a data para rever esta foto do grande Evandro Teixeira, que por mais de 40 anos foi repórter fotográfico do saudoso Jornal do Brasil.

Foto: Evandro Teixeira

A foto, a história da foto e uma dúvida: quem é esse estudante?

por Rogério Marques

Hoje, 28 de agosto, a Lei da Anistia completa 40 anos sem que as atrocidades da ditadura militar tenham sido punidas, como aconteceu em outros países que viveram situações parecidas, como Argentina e Uruguai.

Importante lembrar que o atual ocupante do Palácio do Planalto já defendeu a tortura e a ditadura militar publicamente, e tem como ídolo um notório torturador daquele período, o coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do sinistro Doi-Codi do II Exército, em São Paulo.

Aproveito a data para rever esta foto do grande Evandro Teixeira, que por mais de 40 anos foi repórter fotográfico do saudoso Jornal do Brasil. É um flagrante espetacular, nas manifestações estudantis de 1968 — o ano que acabou com o Ato 5 sendo decretado, o que resultou na fascistização total da ditadura.

Reparem que os óculos do estudante saltaram do rosto e estão no ar, em frente ao braço esquerdo dele.

Estive ontem em um evento promovido pela Arfoc — Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro, no Museu da República. Evandro e um timaço de fotógrafos estavam presentes, um ótimo evento. Quando o debate foi aberto à plateia, aproveitei para saber do Evandro Teixeira sobre as circunstâncias dessa foto.

Evandro confirmou que o estudante morreu. Naquele momento, ao tentar fugir, ele foi atingido pelo cassetete de madeira de um dos PMs. Na queda, bateu com a cabeça no meio-fio e ficou agonizando na avenida. Somente uma semana depois a família teria ficado sabendo de sua morte.

Mas ficou uma dúvida, que não deu tempo de esclarecer: esse rapaz foi identificado? Alguém sabe seu nome, um pouco da sua história e da sua família? Já pesquisei sobre isso e nada encontrei.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato e a indústria do compliance. Quer se aliar a nós? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora