CBERS – Ciência e inovação para o desenvolvimento, por Walter Sorrentino

Embaixador Li Jinzhang na solenidade de 30 anos do Programa CBERS

CBERS – Ciência e inovação para o desenvolvimento

por Walter Sorrentino

Realizou-se nesta quarta-feira, 29 de agosto, na Embaixada da China em Brasília, solenidade de comemoração dos 30 anos do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite), satélite de recursos terrestres, quatro dos quais em funcionamento e aguardando a quinta unidade.  

O CBERS é uma cooperação internacional de alto nível, talvez o principal projeto tecnológico de cooperação entre dois países em desenvolvimento. É exemplo de parceria Sul-Sul, numa estratégia “ganha-ganha” que beneficia os dois países.

O CBERS integra, para nós brasileiros, os esforços para relançar o Programa Espacial Brasileiro e o Centro Espacial de Lançamento de Alcântara, por mais soberania, inovação e desenvolvimento do Brasil. 

No novo contexto geopolítico internacional, com o papel do multilateralismo e o destacado esforço chinês em liderá-lo em função da paz e cooperação mundial, pelo desenvolvimento e autodeterminação das nações, o acesso ao espaço é vetor chave para o desenvolvimento de um país, tendo em vista a excelência científica e tecnológica envolvida, desafiando a indústria de fronteira, além da formação de pessoal altamente qualificado.

Nesta data, fazemos votos de que a parceria CBERS avance, bem como outras no âmbito dos BRICS, devidamente referendadas pelo Congresso Nacional, visando à cooperação entre nossos países, benefícios comuns e compartilhados.

Trata-se de, no âmbito do Programa Espacial Brasileiro, realizar acordos que a um só tempo, garantam preservação da propriedade intelectual aos interessados em lançar artefatos a partir da Base de Alcântara, no Maranhão, sem implicar em medidas lesivas ao interesse nacional e tendo em vista a primazia da soberania nacional brasileira no CLA, a “janela brasileira para o espaço”. 

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. insensatez

    Ao dar publicidade à esse programa que já dura 30 anos os responsáveis decretaram o seu fim. Chamaram a atenção dos corretores de plantão. Brejo.

    Antes do fim do ano o golpista e seus quarenta colaboradores já terão vendido a parte do Brasil. A preço de banana, mediante a uma módica comissão. Como tem sido feito com todo o resto das jóias da coroa. Transação que será aprovada pelo congresso, militares, midia,  judiciário, com tudo.

    O povo? Estará correndo atrás do “dicumê”. Já os remediados que pensam que são ricos estarão no zap enviando a última da Venezuela bolivariana. Ou fazendo campanha do Boçalnaro ou do Amoéda. Tudo verdade verdadeira, deu na globo.

    Bye bye, CBERS. Foi bom enquanto durou.

  2. Parceria Sul-Sul? Não

    Parceria Sul-Sul? Não entendi, A China mudou de hemisfério?, Ou os cochinhas mudaram o Brasil? Outra coisa que eu não entendo, por que dizem que a China é um país em desenvolvimento, e neste contexto principalmente, o tecnológico?

  3. Peço um milhão de dólares em

    Peço um milhão de dólares em desculpas, mas não consegui fazer a seguinte imagem em minha mente:

    O prédio está em chamas, o chefe e mais competente dos bombeiros está encarcerado numa masmorra, a família corre para tentar salvar o que consegue. Aí o Júnior chama o pai: “Pai, pai! Vem ver o trabalho que eu vou apresentar na feira de ciências do colégio.”

  4. Que piada. Gastamos dinheiro,

    Que piada. Gastamos dinheiro, não ganhamos nada com isso e aposto que demos tecnologia de graça para os chineses.

    Nós próximos 5 anos, quando a população estiver trabalhando para conseguir o feijão e arroz no almoço, esses gênios acham que alguém vai dar a mínima para projetos aero-espaciais!?

    Jesus… Porque nesse país NADA dá certo?

     

    1. já é alguma coisa!

      “Porque nesse país NADA dá certo?”

      Não sou Gisuis mas respondo: O Brasil é líder disparado na produção de coxinhas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador