Covid-19 e a milícia desalmada do capitalismo, por Alexandre Filordi

Milícia é uma associação militarizada que defende interesses próprios, inclusive matando; ameaçar faz parte da obviedade de suas ações.

(Os Sobreviventes, Käthe Kollwitz, 1923)

Covid-19 e a milícia desalmada do capitalismo

por Alexandre Filordi

Quando Walter Benjamin afirmou que o “capitalismo deve ser visto como uma religião, isto é, o capitalismo está essencialmente a serviço das mesmas preocupações, aflições e inquietações a que outrora as assim chamadas religiões quiseram oferecer resposta”, o filósofo sublinhava o caráter místico, dogmático e idólatra do capitalismo.

Mas também é preciso lembrar que a consolidação das religiões oficiais no Ocidente é marcada pela afirmação do poder unilateral sem dispensar guerras. As cruzadas, as guerras santas, Lutero apoiando os príncipes para perseguir os camponeses, Calvino expulsando de Genebra os “vagabundos” não convertidos, etc. Pelo paralelo benjaminiano, poderíamos afirmar que o capitalismo é uma milícia religiosa. 

Milícia é uma associação militarizada que defende interesses próprios, inclusive matando; ameaçar faz parte da obviedade de suas ações. As milícias no estado do Rio de Janeiro são evidentes neste caso. As milícias religiosas como estamos vendo nos dias atuais outro exemplo: templos fechados são lucros cessantes. 

A pior milícia, contudo, é a dos detentores dos mecanismos econômicos e sociais exploratórios do capitalismo. Esta milícia, além de seus aparatos militarizados – carros blindados, escoltas armadas, residências-quarteis (vulgo condomínios), sistemas de vigilância, etc. – detém de igual modo os mecanismos exploratórios simbólicos e culturais: é proprietária dos meios de comunicação massivos, portanto, manipula e falsifica a informação; compra políticos que defendem seu interesse; influencia nas políticas públicas conforme a necessidade de seus ganhos; mas também tem acesso à melhor educação, saúde, meio de transporte, alimentação e cuidados vitais, mantendo o ciclo da desigualdade social.

A pandemia do COVID-19 tem colocado as vísceras da milícia do capitalismo em franca exposição. No Brasil, vergonhosamente, não há um mínimo movimento, ainda que fosse emergencial, para suspender o pagamento dos juros da dívida pública aos bancos privados; tampouco uma taxação imediata das grandes fortunas ou cobrança de impostos sobre dividendos – a mística religiosa dos ricos rentistas. Não, nada disso! O que se faz no lugar?

Um governo chantagista, mitomaníaco, covarde, associado a tal milícia capitalista – façamos de conta que esteja associado apenas a esta – inventa mecanismos para suspensão salarial dos pobres trabalhadores brasileiros; normaliza o desemprego em massa, defendendo os patrões; assume a velocidade dos vermes para não despachar logo mecanismos econômicos a recobrir a restrição econômica ao trabalho; lamenta que é difícil governar, quando vê que demandas humanas não são produzidas por robôs de comunicação; não cria nada, absolutamente nada, que pudesse minguar os lucros no lugar de salvar vidas.

A milícia desalmada do capitalismo sempre ganhou musculatura debaixo da aba dos chapéus políticos mancomunados com os interesses do próprio capitalismo, algo tão normal como uma missa no Brasil. É preciso denunciar este jogo sórdido; é preciso denunciar que os empresários que compram seus jatinhos com o dinheiro público do BNDES, a juros que nenhum trabalhador sonha ao se endividar, agora despedem seus funcionários ao léu, pois o lucro é santo! – deixo os nomes à curiosidade do/a leitor/a; é preciso denunciar o cinismo dos que, há bem pouco, enxugavam a máquina do Estado e agora convocam pesquisadores de institutos públicos de pesquisa, diga-se de passagem, padecendo cortes vitais de verbas, para combater o COVID–19, é que uma das armas preferidas desses milicianos é o cinismo.

O COVID–19 denuncia tudo isso. Mas denuncia também: as existências humanas devem estar à frente dos dogmas e dos idólatras capitalistas; o sistema social baseado na doutrina do capitalismo exploratório e desumano, até bem pouco acumpliciado inclusive pela população precarizada, não passa de uma maldição, anátema e farsa. 

Os contornos existenciais que importam não são da ordem da mística da religião como capitalismo. Os contornos existenciais que importam são: a frágil carne humana, a fome, o medo de morrer, o desamparo social, o corpo morto proibido de ser velado, a dor, o fôlego que pode faltar, o remédio ausente, a casa sem água e esgoto, etc. O combate ao COVID-19 só passa a ter sentido se igualmente for combatida a milícia desalmada do capitalismo. 

Alexandre Filordi (EFLCH/UNIFESP)

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns pelo texto tão instigante e pela coragem de desafiar esse status quo. “A milícia […]do capitalismo sempre ganhou musculatura debaixo da aba dos chapéus políticos mancomunados com os interesses do próprio capitalismo, algo tão normal como uma missa no Brasil”. Eis aqui uma síntese de todos os elementos que motivaram o golpe de 2016 e a consequente eleição do capitão Messias, que segue profetizando a necessidade de sacrificar trabalhadores (soldados) para servir a tal religião. Foi necessário um agente externo para demonstrar como funciona a engrenagem, os menos aptos, “a carne mais barata do mercado”, os pobres, sempre deixados para trás, mal alimentados, mal assistidos, aqueles que nas palavras do presidente estão acostumados a tomar banho de esgoto. Serão estes escudos para os vassalos que lutam ávidos para defenderem seus senhores, seu juramento de fidelidade. É de fato uma cruzada capitalista, uma guerra… Sim é necessário seguir denunciando. É como na oração de São Francisco onde houver “ódio, que eu leve o amor” e onde houver cinismo que eu leve a verdade.

  2. “A pandemia do COVID-19 tem colocado as vísceras da milícia do capitalismo em franca exposição. No Brasil, vergonhosamente, não há um mínimo movimento, ainda que fosse emergencial, para suspender o pagamento dos juros da dívida pública aos bancos privados; tampouco uma taxação imediata das grandes fortunas ou cobrança de impostos sobre dividendos – a mística religiosa dos ricos rentistas. Não, nada disso! O que se faz no lugar?”
    Outro dia em um comentário meu neste site sugeri as mesmas coisas para ajudar no combate ao “coronavairus”.
    Mas, infelizmente não temos governo e sim um bando de celerados ocupando o lugar de um governo.

  3. Obrigado por sua importante reflexão em tempos de pandemia e pandemônio. O contexto aponta para a necessidade de solidariedade e partilha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador