Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Moro, eu sei o que você fez no verão passado, por Armando Coelho Neto

Moro, eu sei o que você fez no verão passado

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Começo minha fala “segunda-feiral” com um prólogo. Em quase todo alvará de soltura, os juízes determinam a liberação do preso, usando uma expressão – “se por al não estiver preso”. Isso significa, grosseiramente, “solte, se por outro motivo não estiver preso ou não houver outra ordem de prisão”.

Feito prólogo, digo que muitos que dizem ter divergências políticas comigo têm, na verdade, divergência de caráter. Um delegado federal com passado sujo e outro que foi preso (recentemente) por corrupção foram às ruas gritar “Fora Dilma”. Outro, por não conseguir o cargo desejado nos Estados Unidos, na esperança de compor a equipe do golpe, também gritou “Fora Dilma”. Cito meros exemplos de uma enxurrada de outros, como as centenas de parlamentares envolvidos em corrupção, que tiveram depois suas capivaras reveladas. Portanto, Fora Temer!

Sobre política, costumo dizer que o que sei da vida não li em compêndios. Aprendi com os homens-caranguejos de Josué de Castro – um estudioso dos mangues recifenses que constatou que o caranguejo comia as fezes do homem, este comia o caranguejo que se tornaria as fezes que iria alimentar outro caranguejo… num círculo vicioso. Constatação que por certo inspirou sua obra “Geografia da Fome”. Lido, pois, com necessidades primárias, sem as quais o ser humano não cresce, não absorve conhecimento, cultura, não desenvolve empatia.

A rigor, não discuto necessariamente política. Por falta de outra palavra, declaro-me humanista em sentido lato e não me perco em definições e ou conceitos formulados por essa ou aquela escola. É sob essa perspectiva, mesmo com ressalvas, de onde brota minha sensibilidade quanto ao olhar generoso do Partido dos Trabalhadores sobre a miséria. Afinal, o PT foi o que surgiu de (não tão) novo no Brasil. Daí meu respeito por um partido do qual não faço parte, que optou por governar com as regras existentes. Regras porcas que sequer poderia mudar.

Ao aceitar as regras do jogo, oficiais e paralelas, o PT geriu a nação nos limites da permissão burguesa, na cínica regra do e para o capital. Leia-se, regras inerentes à cultura dominante, sabidamente alimentada pela cultura de Moros, Marinhos, Mesquitas, Malafaias, Mendes. Todos forjados e pavoneados por uma sociedade corrupta, cujos pilares são a ganância e a corrupção, que se finge combater. Mas, por que combater alguns frutos e preservar a árvore? Talvez por que lhes garanta sombra.

Trata-se da sociedade das comendas, medalhas e aventais maçons. A sociedade de Sérgio Moro, que só lhe causa incômodos pontuais. Desse modo, profere sentenças de dois minutos – quiçá uma forma de ter tempo para fazer palestras para essa mesma sociedade e dela aceitar diplomas e homenagens. E o mais grave, ao que parece, como se desconhecesse as capivaras dos homenageantes.

A sociedade de Moros e Marinhos teve, recentemente, um constrangedor episódio. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizou um encontro classista, patrocinado por uma empresa condenada por crimes ambientais, trabalhistas e fiscais. Nessa trilha, não custa lembrar que recente congresso dos Delegados da Polícia Federal foi patrocinado pela corrupta Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já o mais recente, teria recebido patrocínio da prefeitura de Vila Velha (ES).

Não se pode dizer serem relações necessariamente promíscuas. São tão naturais quanto os fios que movem a corrupção no país, sobre as quais só recaem olhares específicos. Mas, posso presumir a leitura que seria feita se alguns desses casos fossem protagonizados por pessoais ligadas ao PT.

São eventos corriqueiros que lubrificam engrenagens da sociedade de Moros e Marinhos, onde predomina o culto a um sistema social-politico-econômico criminoso, que domina o Brasil e o mundo há séculos sem dar respostas sociais, cujos pequenos avanços são frutos de pressões do ideário humanista.

Eis a sociedade que caça Lula. A mesma que recentemente assistiu um bate-boca no STF entre Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, quando trocaram ofensas, deixando no ar que um sabe falcatruas do outro. E aí pensei. Imaginem se mais tarde, por uma circunstância qualquer, o Brasil retorna ao Estado Democrático e de Direito e, se Sérgio Moro por al não estiver preso, algum ministro venha a dizer: “eu sei o que você fez no verão passado!”.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MOROTUCANO SAVO NA ROLA, parcial, partidário e F A S C I S T A!
    Eita querido MIGUXO ARMANDO Rodrigues Coelho Neto cada dia seus textos ficando mais emocionantes, continue nessa trilha que Ela promete…. Kkkkkk

  2. Nassif;
    Excelente matéria do

    Nassif;

    Excelente matéria do Armando, dá ânimo para começar a semana.

    Ao ler o artigo no início imaginei que o carnaval passado seria o caso Banestado,  tão honestamente conduzido por este psicopata, com idéia fixa.

    Genaro

     

    1. E deu sempre o maior apoio

      E deu sempre o maior apoio pras manifestações coxinhas em Vila Velha. E perdeu a reeleição, kkkkkkkkkkk, para um tucano. E a briga foi feia.

  3. O PT não teve um olhar

    O PT não teve um olhar generoso somente sobre a miséria.

    O PT teve uma política muito eficaz para empoderar o trabalhador brasileiro.

    Quando eu falo em empoderamento dos trabalhadores, alguns imbecis vêm logo fazendo associação com privilégios para sindicatos e para as cúpulas sindicais ou para financiar campanhas eleitorais para eleger sindicalistas para o parlamento e poder executivo. Obviamente, não se trata disto.

    Com a baixíssima taxa de desemprego obtida durante os governos Lula e Dilma. o PT possibilitou que o trabalhador tivesse poder de negociar com o capital melhores condições de trabalho (confortabilidade no ambiente de trabalho, segurança no trabalho, licenças remuneradas, recolhimento no prazo legal do INSS e FGTS, etc, etc, enfim o cumprimento correto da CLT e dos acordos trabalhistas) e o mais fundamental, possibilitou que o trabalhador pudesse negociar melhores salários (ganhos reais acima da inflação) a cada ano, obrigando o capital a lhe devolver uma parte da mais-valia que  é surrupiada do trabalhador pelo sistema de produção capitalista.

    É do consenso comum, inclusive dos capitalistas (obviamente não reconhecido por eles em espaços públicos) que o capitalismo só sobrevive se expropriar continuamente a mais-valia correspondente ao ganho de produtividade do trabalho. e que para pressionar os direitos e os salários dos trabalhadores que estão no mercado de trabalho é necessário manter um exército de reserva de trabalhadores desempregados, em outras palavras, manter no ambiente econômico uma elevada taxa de desemprego  que espalhe o medo entre os trabalhadores empregados e o conflito entre estes e os trabalhadores desempregados,  paralisando ambos em seus movimentos de organização.

    Quais foram as políticas do PT para enfrentar essa situação: 1) facilitar, no limite do possível do orçamento público, com as desonerações de impostos e de folhas de pagamentos, o consumo e o crescimento econômico, produzindo por parte das empresas uma maior demanda pela força de trabalho; 2) induzir o BNDES a praticar taxas de juros subsidiadas para financiar as empresas nacionais; 3) transformar a Petrobrás no grande indutor do crescimento econômico, exigindo dela que a demanda por insumos, materiais, serviços, equipamentos, sondas, plataformas e navios, etc, fossem produzidos e fornecidos pelas empresas nacionais; 4) exigir que a Política de Conteúdo Nacional também fosse praticada, quando possível, em todos os setores da economia brasileira; 5) buscar sempre superávit na balança comercial e estimular a transformação das empresas nacionais brasileiras em multinacionais, ganhando espaço no exterior, também, para o trabalhador brasileiro;; 6) praticar uma política de aumento real do salário mínimo para estimular o consumo, o aumento da produção e o aumento da demanda por trabalhadores. 7) enxugar ao máximo possível o exército de desempregados: 7.1) oferecendo o seguro-desemprego; 7.2) praticando políticas de defesa do trabalho autônomo como, por exemplo, o seguro defeso para os pescadores. 7.3)  propiciar o financiamento do ensino técnico e universitário para, complementarmente, além da educação, adiar, para um período adequado, a entrada no mercado de trabalho de um contingente expressivo de jovens; 7.4) implantar o programa “Luz para Todos” facilitando a fixação do trabalhador na área rural; 7.5) impulsionar a reforma agrária e a assistência a agricultura familiar, propiciando a manutenção do trabalhador no campo; 7.6)  implantar o programa bolsa família, com a exigência da condicionalidade de manter crianças e jovens no ensino médio, retirando grande parte da pressão sobre o mercado de trabalho.

    Infelizmente, todas essas políticas estão sendo demolidas pelo golpe perpetrado contra a Presidenta Dilma Roussef.

    Infelizmente, também, a maioria dos trabalhadores brasileiros não tem a menor consciência sobre o que significa anos de luta e trabalho do Partido dos Trabalhadores, de seus líderes políticos e militantes, de Lula e Dilma, de líderes sindicais e das organizações de trabalhadores e aposentados que dedicaram suas vidas para propiciar ao trabalhador brasileiro o seu empoderamento.

    Grande parte “disso tudo que está aí” está sendo criminalizado e os líderes desse processo sendo levados à cadeia.

    É muito triste.

     

    1. Comentário brilhante

      Caro João Jorge,

      Esse teu comentário é uma aula e um resumo primoroso das razões que um cidadão pensante, adepto das idéias da Esquerda – em primeiro lugar o cobate à desigualde, a distribuição de renda e igualdade de oportunidades – pode relacionar, quando um analfabeto político e direitista nazifascistóide fizer algum questionamento sobre os motivos que o fizeram votar no PT. Parabéns pela brilhante síntese.

      1. João de Paiva: você, eu e

        João de Paiva: você, eu e muitos companheiros vivemos esses 14 anos de governos do PT.

        Somos testemunhas da história e sabemos dos fatos e dados ocorridos.

        Conto duas estorinhas:

        1) Um dono de oficina de automóveis que odiava o PT. Motivo: não encontrava mecânicos para trabalhar em sua oficina pelo salário e condições que oferecia. Estavam todos muito bem empregados.

        Hoje, existe uma oferta maior de mecânicos no mercado mas o movimento na oficina caiu muito devido à recessão econômica que afetou a todos.

        2) um técnico autônomo que realizava serviços “”faz tudo” em domicílios. Você não conseguia encontrar tempo do cara para trocar a torneira de uma pia (sempre algo muito complicado para quem não tem prática).

        Hoje, ele oferece seus serviços a um preço menor.

         

        Eis o que eu chamo de empoderamento do trabalhador..

        Lula entende do assunto.

        Daí, que eu o tenho como o maior gestor político que o Brasil já teve.

        Olha que eu tenho mestrado e o cabra foi torneiro mecânico.

        Todos ganharam com o PT.

        E, agora, alguns fdp querem prendê-lo.

         

    2. FALTOU TRABALHO POLÍTICO

      João, brilhante comentário.

      Mas o PT errou ao não “politizar” o que fez, errou grosseiramente ao não conscientizar a massa de trabalhadores sobre as suas políticas; tinha que ter-lhes dito que ele agora tinha um emprego (mesmo que precarizado), tinha o que comer, tinha luz e água na sua casa, seu filho poderia frequentar uma universidade, tinha enfim um pouco mais de dignidade como ser humano em virtude de toda uma política social que o PT, mesmo recebendo “pauladas” de todos os lados e sofrendo todos tipo de sabotagem da mídia, vinha implantando no Brasil. Teria que ser dito claramente: isso que você tem hoje é fruto de política, de vontade política de um partido, de um governo.

      Mas não, nada foi feito nesse sentido; a conscientização política foi desprezada, achando que só com economia, pelo bolso, se conscientizaria a população. O que aconteceu foi que a direita entrou com o discurso da meritocracia, diuturnamente via Globo e que tais insuflando o mantra “você conseguiu pelo simples esforço seu, apesar do governo”, e chegamos a isso que nós hoje estamos chamando de “pobre de direita”, aquele que obteve “as coisas” graças ao PT – e a seus próprios esforços, claro – mas votou nos Dórias da vida porque acha que ele, como cidadão trabalhador, é que mereceu, pela sua luta solitária, sem ajuda de ninguém.

      É isso, não há nada de ingratidão; nada de dizer: Ah, mas que povo ingrato!

      Ingrato não, mal informado, mal formado, mal educado politicamente.

      1. O erro do PT

        Maurício: você foi perfeito ao destacar o principal erro do PT.

        O PT quis ser “republicano” até em não tentar conscientizar o povo trabalhador sobre suas políticas.

        Com isto, perdemos todos.

  4. O Caminho é este.

    Prezada equipe do GGN, prezdos leitores, przado articulista.

    O camiho é exatamente este; é preciso que pessoas conhecedoras do Direito, professores, juristas, advogados, etc., se ponham a escrever, a falar, a escrever, a denunciar toda a estrutura putrefata que caracteriza o chamado ‘sistema de justiça’. Esse breve, sintético artigo de Armando Coelho Neto é claro, cristalino, contundente, indo na jugular de personagens justiceiros e pseudo-moralistas, como sérgio moro, procuradores do MP, PF e os donos de veículos de mídia (família Marinho), que usam da estrutura corrupta, oligárquica, plutocrática e escravocrata do Estado, para manter o statu quo anti, ou seja, manter a estrutura escravocrata que interesa à casa grande. 

    Pessoas como Armando Coelho Neto e Eugênio Aragão têm a minha admiração e respeito. É fundamental que os blogs e portais independentes e progressistas dêem voz e espaço a pessoas como eles.

    Outro que deve ser ouvido e que deve ter artigos publicados nos blogs e portais independentes e progressistas é o professor e juiz Alexandre Morais da Rosa. Esse professor, em suas aulas, mostra que sérgio moro e asseclas não são criativos e originais como tentam nos fazer crer; ao contrário, Alexandre Morais da Rosa mostra que eles são meros prepostos dos EUA, soldados seguidores da teoria negocial que hoje domina o judiciário estadunidense – com aplicação da teoria dos jogos e dilema do prisioneiro. 

  5. Pura guerra aberta entre

    Pura guerra aberta entre quadrilhas desde o ano de 2014. A púnica vítima, “Esa Porra” e todos nós que nela estamos. A propósito, cadê a minha passagem de ida para deixar “Essa Porra”, Ame-A ou Deixe-A?”

  6. Excelente artigo. Poderia ter

    Excelente artigo. Poderia ter explorado mais o fato gigantesco do Brasil ter saído do mapa da fome que resume bem o que o PT fez pelo Brasil , mesmo sem alterar as regras do  sub-capitalismo em que vivemos e  dentro de práticas democraticas. Um luxo nesta América do Sul. A perseguição a Lula é outra vergonha que passamos além da expulsão de Pedro II por libertar os escravos, pelo suícidio de Getúlio pelas leis trabalhistas, assassinato de Juscelino por querer a democracia e o golpe em  Jango por ter ousado querer a reforma agrária e a soberania nacional. 1822 é apenas o começo da independência do Brasil.

  7. E Vaccari?

    Um caso pouco abordado nos blogs “sujos” é o caso do ex-tesoureiro do PT, Vaccari que, como todos os tesoureiros de todos os partidos tinha como função conseguir dinheiro para as campanhas eleitorais de seu partido, já que até a eleição de 2014 não era ilegal o financiamento privado de campanha.

    Uma das acusações que pesava contra ele, fora da lava jato, era o caso do Bancoop, onde Vaccari foi absolvido por falta até de co-autoria segundo a juiza que presidiu o julgamento. Pelo que li Vaccari, na verdade, saneou as finanças do Bancoop que  haviam sido malversadas pela diretoria anterior à dele.

    Consta que a acusação contra ele na lava jato se baseou numa delação daquele mentiroso da Andrade Gutierrez que mudou a delação que fez contra o PT quando o advogado da Presidenta Dilma provou que o dinheiro de sua construtora havia ido para a conta do golpista e ilegítimo Temer. Se ele mentiu e o tal cheque de 1 milhão não foi para o PT, portanto não foi destinado ou recebido por Vaccari, o que resta de acusação contra ele?

    Será que ele foi honesto na sua cooperativa (Bancoop) e desonesto como tesoureiro do seu partido? Que ilações estão tirando sobre isso os criativos procuradores da lava jato que estão acima da lei?

    Isso precisa ser apurado.

  8. Psique humana

    Sobre a psique de Sérgio Moro, apenas uma analise distante e superficial. Observando uma foto de um evento qualquer em que participa, percebi que Sergio Moro parece muito orgulhoso da mulher, a advogada Rosângela Wolff Quadros. Fiquei com a impressão de que o pequeno Moro, rapaz de classe média, fisicamente não muito interessante, funcionario publico, quer provar a essa mulher (e familia?) que poder ser muito mais que um juiz de primeira instância….

  9. Interesante esse patrocínioda

    Interesante esse patrocínioda Prefeitura de Vila Velha. Por que eu estava morando lá por uns tempos, desde  o ano passado. Tinha um posto de gasolina na Praia da Costa, melhor bairro de VV, que fez a maior campanha para o impeachment da Dilma. O dono do posto colocava faixas contra o Lula, o PT e Dilma constantemente e era um posto BR, inacreditável a lerdeza do PT. Ele organizava as manifestações coxinhas e tinha total apoio da Prefeitura, que fechava a ponte de ligação com Vitória sempre que ele pedia (terceira ponte).

    O ódio que esse senhor tinha do PT despertou-me a curiosidade. Descobri o nome dele e acabei descobrindo um litígio dele com o governo federal que ele perdeu em 2009.

    “A cobiçada Ilha da Baleia , em frente ao Morro do Moreno, Vila Velha, volta a ser motivo de demanda judicial. Requerida por um morador da Praia da Costa, que há anos luta pela posse, até Xuxa se interessou pela compra do espaço paradisíaco. Mas, hoje, a Advocacia Geral a União (AGU) decidiu que a ilha pertence à União e não adianta insistir.

    O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região acolheu apelação da Procuradoria da União (PU) no Espírito Santo e negou o pedido de um cidadão que pretendia ter o domínio útil de uma área localizada na Ilha da Baleia, próximo ao município de Vila Velha (ES).”

     

    http://maurafraga.blogspot.com.br/2009/04/uniao-vence-briga-pela-ilha-da-baleia.html

    O nome do proprietário do posto: João Carlos Rodrigues Neto.

     

  10. O Problema

    O problema não é o sistema errado, pois só existe um sistema. O problema não é a “corrupção” (grifei pois no Brasil corrupção é um conceito muito vasto, e maleável, um arroto do Lula pode ser corrupção), pois a “corrupção” está intrinsecamente ligada a TODA a atividade econômica. O problema é a quem o sistema e a corrupção servem. Ser de esquerda é querer que sistema e sus eventuais problemas sirvam para desconcentrar renda, só isso, ou quase só isso, “que no es lo mismo pero es igual”.

    Grifei corrupção pois no Barsil é um conceito vasto e maleável, um arroto do Lula pode cair nas suas fronteiras móveis, já o assassinato de um indigena não, depende. A corrupção no Barsil é um capítulo à parte, nossa vaca sagrada, para a qual direita e esquerda observam uma respeitosa distância. O autor mesmo faz isso quando já sai concluindo que o Brasil é um mar de corrupção. Temos um PIB per capita de 2 mil reais por mês e arrecadação de impostos de 700 por mês, tudo aplicado em salário de aposentados, educação, saúde, etc., e para cada coisa aplica-se pouco pra fazer com qualidade, e passamos dia e noite reverenciando nossa vaca sagrada. Coisa de pobre.

    E quem tenta abordar o tema com racionalidade, vendo o valor dela frente ao PIB, ou discutindo pervenção e controle para mitiga-la (já que é IMPOSSIVEL acabar com ela), como qualquer pais decente faz, corre riscos, pois ninguém quer saber de racionalizar o sagrado, afinal, como fica o mundo sem o sagrado?

     

  11. QUAL A LEGALIDADE DA SOCIEDADE DE COMENDAS DERRUBAR PRESIDENTE?

    Li e leio seus artigos como muita atenção, claro que do que fala você tenha sua plena certeza e o que eu entendo talvez eu ainda não tenha a minha plena certeza de fato, se a sociedade de comendas, medalhas e aventais está por traz de tamanho desmantelo de uma nação, pergunto que legalidade essa sociedade teve e tem para continuar a operar no nosso país? o que virou isso? Seria o combate a tirania às avessas? Volto a perguntar, quem está dando tal legalidade a isso e porquê e de onde? Isso também perdeu o controle? Será que é ai que habitou e habita essa formula de jogar irmãos contra irmãos e promoverem o caos em nossa nação? Quem dá o habites para essa ordem causar a desordem que causou e por qual argumento? Quem controla isso? E qual o grau de participação dessa sociedade no GOLPE? Irriga-nos com sua sabedoria e informações, seria bom para elucidar-mos o que ocorrera com a nossa nação e quais os irresponsáveis devemos repuiar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador