Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

No reino das irrelevâncias da Globonews, por Andre Motta Araujo

Sua cobertura é típica de canais policialescos, estão espremendo todo e qualquer crime, deslizamento, batidas entre veículos, quedas de pontes, homicídios, com detalhes excessivos, algo que certamente não interessa a seu público alvo.

Foto IstoÉ

No reino das irrelevâncias da Globonews

por Andre Motta Araujo

A emissora de TV por assinatura GLOBONEWS nasceu como canal de notícias de primeiro nível, o que no mundo de mídia deveria significar um canal para a classe média alta e intelectualizada, que não se satisfaz com as emissoras popularescas. Deveria ser assim, talvez já tenha sido, mas hoje definitivamente não é.

A GLOBONEWS vem baixando seu nível a cada mês, hoje está vários degraus abaixo da CNN em inglês e em espanhol, que tem seu forte na OPINIÃO sobre a notícia e não somente na sua divulgação, algo que qualquer meio eletrônico faz. A diferença entre um canal aberto para o nível popular e um canal por assinatura caro e mais segmentado é exatamente esse diferencial, a OPINIÃO sobre a notícia, depois o DEBATE com mentes que elaboram o fato.

[O GGN prepara uma série no YouTube que vai mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto pelo interesse público? Clique aqui]

Nada disso está acontecendo na GLOBONEWS. A mediocridade jornalística é assustadora. Hoje gastaram toda a manhã com o episódio na ponte Rio Niterói, cobertura típica de canais policialescos, estão espremendo todo e qualquer crime, deslizamento, batidas entre veículos, quedas de pontes, homicídios, com detalhes excessivos, algo que certamente não interessa a seu público alvo. Enquanto isso a CNN em espanhol tem até excesso de opinião, contínuos programas de debates com antagonismos de pontos de vista sobre política e economia.

Enquanto isso na GLOBONEWS, seu programa-bandeira, o JORNAL DAS DEZ, traz sempre e apenas notícias pasteurizadas, sem ângulos de visão em tons, os mesmos jornalistas cuja fala já se prevê porque são press releases luxuosos do oficialismo, retransmitem o “mainstream” do Poder sem nenhuma crítica e muitas vezes com apoio, o âncora Heraldo Pereira elogia até a lâmpada do estúdio, Cristiana Lobo ri enquanto fala do “jeitinho” carinhoso do Presidente ou do Ministro, João Borges expõe no quadro o ponto de vista ultra oficial do Boletim Focus. Não há uma gota de observação ou de incongruência, repetem e apostam no diagnóstico oficial como se não houvesse outro ângulo de visão sobre o que diz o Ministério da Economia ou o Planalto, jornal fraquíssimo.

Na análise política, o oráculo Merval Pereira dá o ponto de vista da Casa, pontificando solenemente, sem contraponto de sua corte que o ouve com respeito solene, Valdo Cruz entra como porta voz luxuoso do Ministro Paulo Guedes, referendando como boa qualquer medida ou pataquada dita pela autoridade, na linha “não me comprometa”, parece um personagem do imortal  Chico Anísio, ninguém bate de frente com a notícia.

Salva-se como razoável e plural o programa EM PAUTA, que conta com vozes mais independentes, como a excelente Monica Waldvogel, o culto Guga Chacra, o ótimo Demétrio Magnoli, que compensam o sempre liso Gerson Camarotti com o “você tem ali” dito dezenas de vezes por programa. E mesmo a controvertida Eliane Catanhede, que apesar de seu lavajatismo entranhado, tem voz independente em temas políticos, boa de briga.

Nos programas de debates da CNN, os que estão na mesa quase pulam no pescoço do outro, é um contraponto para valer, algo que na GLOBONEWS parece impensável. Mesmo o outrora programa “quente” PAINEL, nos tempos de William Waack, hoje com Renata Lo Prete, tem escolhido pautas consensuais, onde os três debatedores concordam no essencial e discordam em nuances, para não haver conflito, tudo muito acadêmico. Nunca ouvi um participante dizer para outro “não concordo com nada disso”, parece que a produção do PAINEL procura o consenso e não o debate, em temas naturalmente polêmicos.

No último debate sobre os rumos da economia, o PAINEL colocou na mesa três concordantes, por que não trouxeram um economista não ortodoxo?

Hoje os tempos exigem OPINIÃO E CRÍTICA e não “estamos todos de acordo”, comentaristas que opinem e não apenas retransmitam notícias, na “hora da análise” do “time da política” e do “time da economia”, no Jornal das Dez, o que entendem como análise é apenas uma EXPLICAÇÃO DA NOTÍCIA. Isso não tem grande valor, o público da GLOBONEWS não precisa de explicações, algumas são elementares, precisa de OPINIÃO E CRÍTICA para valer, de mentes fortes e contrapontuais e não de alisadores de press release.

Olhe que a CNN Brasil, se for no modelo CNN em espanhol, vai mudar o mercado de opinião na mídia televisiva para atacar o mundinho do “não me comprometa”, que é hoje o grande lema da GLOBONEWS.

Hoje o mundo está em convulsão ideológica, política, econômica e social. O Brasil está em um paroxismo de regressão política e econômica, os assinantes da GLOBONEWS querem ter angulações substantivas sobre política e economia e não saber o disse o médico legista sobre o calibre da bala que matou o assaltante, com repórteres à porta do Instituto Médico Legal, como hoje a GLOBONEWS desperdiça o tempo do assinante.

AMA

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Num país que permite que uma empresa de mídia possa ser dona não apenas de TV , radio e jornal mas até de maquininha para uso de cartão, é impossível que haja diversidade de opiniões. E aqueles que fogem do passo da marcha são deixados com cada vez menos espaço ( caso do kennedy alencar na cbn que mal tem 15 minutos de participação no jornal da cbn a tarde quando já chegou a ter uma hora e que nem sexta participa por causa do programa mais coça suas costas que eu coço a minha que é o fim de de expediente ) e uns são até desligados como e o caso de Monica de bolle – aquela que fez o sardenberg gaguejar .No tweeter dela ela diz que é por causa dum livro que vem escrevendo mas ca entre nós isso não é motivo pra você deixar de fazer um boletim semanal de 10 minutos. Acho que não deve ter pego bem os vídeos em que ela e nassif dialogam

  2. Desses aí só o Guga Chacra é bom, tem cultura, experiência, vivência e opinião própria, embora tenha que se conter muitas vezes. Eliane Catanhede e Monica Waldvogel são as viúvas do FHC, o DEUS. O resto é raso mesmo.
    Mas contraponto eu vi num programa da Ana Maria Braga. Assisti na sala de espera do dentista. Todos passam.
    Tinha um Técnico do ministério da Saúde falando sobre surto de febre amarela no governo do PT. Ela queria botar fogo no circo dizendo que era uma epidemia e o médico calmamente explicando com dados do ministério que não. Ela enlouqueceu, em 5 min, chamou os comerciais e o cara não voltou mais. Ficou descontrolada. Só faltou bater no médico.

  3. Só não concordo com o “‘ótimo” da Mônica. De resto, é de rir os “comentários” colocados. Ah, faltou o “espetacular” Sardenberg.

  4. Falando em irrelevancias, Andre: a presenca da rede golpe no YouTube beira a irrelevancia: nao lembro de uma unica vez nos ultimos 8 anos quando as “recomendacoes para voce” do YouTube me enviaram a unzinho video deles. Ele ja nao tem presenca internacional por perto de uma decada. Ou mais.

    Restou a eles o baixo clero populacional do Brasil por simples falta de qualidade jornalistica mesmo.

  5. o grupo globo se manifesta de maneira diferente conforme o canal. na revista época e no jornal valor ela fala outra língua pois o prognóstico vale dinheiro. a globo news virou canal sensacionalista por ocasião do impeachment da dilma e da prisão do lula. já deixou de falar com gente que pensa com a cabeça. ela toca o fígado dos freguesea das feiras livres e dos shopping centers.

  6. Como assinante de pacote de TV a cabo, que inclui a Globonews na grade, desde 2004, eu já tive meus momentos de telespectador da Globonews, porém confesso que nunca vi essa emissora ser algo mais do que transmissora de notícias e de programas de debate onde eles sempre colocam juntos aquele que concorda muito, o que concorda e o que concorda pouco com a pauta em questão. Contraditório mesmo, discordância, nunca existiu. E como foi falado nesta matéria, a Globonews está cada vez mais se dedicado aos fatos populares. Tragédias naturais ou não rendem quase o dia todo de cobertura. Como não tem mais julgamentos contra o PT, mensalão e afins transmitidos ao vivo e que tomavam quase o dia todo de programação deles, acho que esqueram de vez como é fazer jornalismo, mesmo que nunca tenham feito. Por isso e muito mais, faz um tempo que eu retirei o canal da Globonews dos meus favoritos e agora, durante o zap básico na TV, ele passa batido. E confesso uma coisa: não tá fazendo nenhuma falta. Acho que nunca fez. Para saber o acontece com o Brasil a internet e sites como o GGN são os melhores.

  7. O ótimo Demetrio Magnolli?… a controvertida Catanhede?… Nassif, pls, selecione melhor seus articulistas… o site é ótimo pls mantenha o nível

  8. Faltou a Miriam leitão, a sebosa…
    A Globo está aí para confundir e não para explicar, como diria o Chacrinha.
    A Globo tem uma missão que ela vem cumprindo com maestria: fazer a lavagem cerebral da população.
    Por que a lava jato não acabou, nem se questiona as vendas de estatais? E os golpes sucessivos?
    Enfim, eu decidi nunca mais ver a Globo, nem nenhum canal brasileiro e estrangeiro, só filme nas raríssimas que assisto.
    Mas, eu almoço. E no almoço, não importa o local, se houver televisão estará ligada na Globo.
    ( Pode roubar esse país todo, minha gente!)…
    Então há alguns dias atrás eu vi um tal de bom dia sp, um tal de tralha, digo Tralhe.
    A reportagem mencionava o esforço do governo em recuperar escolas. Mostrava o estado em que estavam, os prazos para reforma, algumas já reformadas…e um cuidado para não falar nome de político. Era só governo, governo, governo.
    A última escola elas falaram o nome da escola que também estava na lista de reformas. O nome da escola? Escola João Dória!
    Mensagem subliminar? Não, direta mesmo!

  9. Discordo do ótimo para Mônica Waldvogel, Guga Chacra e Demétrio Magnoli! Todos fazem apenas pontualmente comentários razoáveis! Valdo Cruz, Cristiana Lobo, Merval e João não sei das quantas dão nojo!

  10. A escrota da Eliane Catanhede não tem nada de controversa. Ela é PSDB até a alma, ela odeia pobre e não é por ser sua amiga Nassíf que vou passar pano nela. A Globonews faz jornalismo chapa branca desde sempre. Ali ninguém se salva nem esse tal de Guga Chacra. Você deixou de mencionar a repulsiva Mirian Leitão que reproduz a voz do dono. Não assisto mais a Rede Globo e todos deveriam fazer o mesmo boicotando esse canal que tanto mal faz ao país.

  11. Faz parte do grupo globolixo, ou Globosta, parece a voz do Brasil, de tão alinhada… larguei ela lá no mensalão, nem reprise do globo rural dá prá ver, prefiro ficar na minha “bolha”!

  12. Marcelo Lins, Flávia Oliveira e Guga Chacra são jornalistas cultos, expõem muito bem o tema, com opinião embasada. Todos os outros, cada um com suas características , emitem a opinião da direção, representada por Ali Kamel, chefão do jornalismo. Marcelo, Flávia e Guga são a excessão consentida.

  13. Prezado André,

    Não tinha percebido que seu artigo foi escrito com uma mistura de relato crítico autêntico e depois entrou com a irônia.
    Quando o senhor cita “a excelente Monica Waldvogel, “o culto Guga Chacra”, “o ótimo Demétrio Magnoli” e “a controvertida Eliane Catanhede”, estava abusando da irônia, certo? Não posso acreditar que sua visão intelectualizada e crítica da realidade que vivemos, venha a classificar esses ditos “jornalistas” como algo que valha algum crédito.

    Atte.
    Matosalem

  14. Esqueceram que a verba de publicidade do governo para as emissoras, cortadas pelo Bolsonaro atingiu em cheio a Globolixo? Isso é simplesmente retaliação. Todo veiculo de comunicação vive de propaganda e verbas do governo, não importa se seja de esquerda ou de direita. Desta vez a Globolixo apostou no candidato Alckimin e se deu mal. Agora colhe os frutos do mercenarismo. Tudo na GloboNewsLixo é pra desconstruir o governo atual. Estão pouco se importando com ética, respeito, fidelidade ao público, honra, jornalismo honesto… Nada disso existe e a conclusão é óbvia, pegue o controle remoto e troque de canal.

  15. A Mônica é péssima, todos são, aliás hoje funciona assim:
    Bateu no governo é otimo(a) comentarista para a esquerda, defendeu o governo, é otimo(a) comentarista para a direita.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador