Portugal Telecom formaliza entrada na Oi

Do Brasilianas.org 

Portugal Telecom formaliza entrada na Oi por 8,3 bilhões de euros 

Por Wilian Miron
Da Agência Dinheiro Vivo 

A união entre a operadora brasileira de telecomunicações Oi com o grupo ibérico Portugal Telecom (PT), criará uma empresa com capacidade para atender mais de 250 milhões de pessoas, em países onde se fala português.

Em conferência nesta manhã, executivos de ambas as companhias afirmaram que o negócio de 8,3 bilhões de euros, formalizado ao longo desta madrugada, dará musculatura a duas empresas que têm planos de internacionalização que incluem mercados como a África. “A língua facilitará integração dos negócios, por isso é um diferencial da nossa operação. Acho que é a única parceria onde é possível de se entender perfeitamente o que ambos pensam”, comentou o presidente do Conselho Administrativo da Oi, Otávio Azevedo.

Com vistas a alcançar países colonizados por Portugal, os negócios da parceria luso-brasileira, já se encontram em estágio avançado na Angola, onde a operadora brasileira mantém intensas negociações para construir redes submarinas para transmissão de dados. Segundo fontes ligadas a transação, os custos do projeto podem chegar US$ 140 milhões.

Nesta semana,  por exemplo, uma delegação angolana esteve em Brasília para debater com o assunto com governo brasileiro e representante da operadora de telecomunicações Oi, cotada para assumir o negócio.

Participação

Embora a Portugal Telecom tivesse o aval das autoridades brasileiras para comprar 22,38 da Oi, o negócio só pode ser concluído hoje, pois, a operadora brasileira mantinha uma dívida de R$ 74 milhões com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Solucionamos os débitos conforme a Anatel requereu e agora estamos regularizados com relação a esse assunto”, explicou o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, que recentemente disse não concordar com o montante cobrado pelo órgão regulador.

Agora, com o imbróglio resolvido, as empresas formalizaram um acordo de participação acionária cruzada; ou seja, a PT terá 22,38% da operadora brasileira, que por sua vez adquirirá 10% do grupo português, avaliado em 7,5 bilhões de euros.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador