Especialistas denunciam “tragédia humanitária” na Terra Yanomami

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Região tem sido alvo de garimpo ilegal, violência sexual de mulheres e crianças, ameaças de morte e desestruturação dos postos de saúde

Uma maloca Yanomami, Brasil – Foto: Dennison Berwick/survivalbrasil.org

Representantes indigenistas e socioambientais denunciaram a “tragédia humanitária” que está em andamento na Terra Indígena Yanomami na última semana, durante audiência da Câmara dos Deputados.

A região, localizada em partes dos estados de Roraima e Amazonas, tem sido marcada por garimpo ilegal de ouro e cassiterita, violência sexual de mulheres e crianças, ameaças de morte e desestruturação dos postos de saúde.

Dados apresentados pelo geógrafo e analista do Instituto Socioambiental (ISA) Estevão Senra mostram que, até abril deste ano, já havia 4 mil hectares impactados pelo garimpo ilegal dentro da terra indígena e mais de 40 pistas clandestinas a serviço de garimpeiros e narcotraficantes.

Segundo o relatório “Yanomami sob Ataque”, a região registrou quase 50% dos casos de malária do País em 2021 e hoje existem cerca de 3 mil crianças com déficit nutricional, segundo Senra

“Hoje, a Terra Indígena Yanomami é palco de uma das maiores tragédias humanitárias que estão ocorrendo no Brasil. Os dois vetores principais dessa crise são o avanço do garimpo ilegal e a má gestão do distrito sanitário, que se entrelaçam e vão se realimentando”, disse.

Embora as autoridades tenham anunciado R$ 200 milhões em recursos públicos na saúde indígena, as reclamações entre os ianomâmi sobre falta de remédios e de materiais básicos continuam, assim como as denúncias de uso político do comando dos distritos santiários.

A coordenadora da comissão externa, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), já cobrou informações oficiais ao Tribunal de Contas da União e pretende pedir ao Supremo Tribunal Federal que determine providências ao Poder Executivo no âmbito de uma ação judicial (ADPF 709) já em curso.

“Realmente é uma crise humanitária. Nada justifica não ter remédio para vermes e questões básicas. É uma responsabilidade que tem de ser apurada. Uma vez que não tem uma providência enérgica para retirar garimpeiros, tem que se dar resposta para essa questão da saúde. Isso é mais do que urgente”, reclamou.

A audiência também contou com a presença de representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), que reclamaram da ausência de soluções mesmo diante de cobranças internacionais às autoridades brasileiras.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Leia Também

Desmatamento ilegal conecta grileiros, frigoríficos, montadoras de carros e bancos estrangeiros

Povo Chiquitano denuncia desmatamento em área reivindicada como território tradicional, em Mato Grosso

“Se o Estado não se comprometer teremos grupos armados controlando territórios inteiros”, diz especialista, por Carlos Tautz

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador