Manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

Petitioning Prefeito de São Paulo Fernando Haddad

Nós, abaixo assinados, vimos por meio desse manifesto nos posicionar publicamente favoráveis à construção de ciclovias em São Paulo, pois a iniciativa representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática. 

Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que ainda não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.

Sabemos que há, em algumas regiões da cidade, localizados movimentos contrários à implantação de ciclovias. São em geral preocupações locais, que fazem sentido somente se enxergarmos nossos bairros como partes isoladas da cidade – um individualismo sem nenhuma lógica. Enquanto negam o direito coletivo de utilização segura das ruas em bicicletas, essas vozes defendem ainda que o espaço público (de todos) siga sendo utilizado para fins particulares: vagas de estacionamento exclusivo de automóveis, em detrimento de vias de circulação de pessoas utilizando o veículo bicicleta.

É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Além disso, necessidades individuais não podem sobrepujar a coletividade e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.

A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha.

Na decisão de apoiar ou se opor à construção de ciclovias, deve-se pesar os pontos listados neste texto: Por que apoiar a implantação de ciclovias

Além dos cidadãos que assinam esse documento, subscrevem as entidades abaixo:

Bike Anjo SP

Bike é Legal

Bike Zona Sul

Ciclocidade

CicloZN

Coletivo Ideia Nossa

Escola de Governo

Instituto 5 Elementos

Instituto CicloBR

Instituto Passuaré

Instituto Socioambiental

Instituto Aromeiazero

oGangorra

Pedala SP

Pediverde Cicloturismo

Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo

Vá de Bike

Apoio institucional:

Bike Café

Bike Forever

Itaú Unibanco

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

16 Comentários

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  1. Ciclofaixas

    Os cicloativistas que tanto reclamaram da falta de ciclovias agora precisam dizer a que vieram.

    O Prefeito foi corajoso e enfrentou a classe média para construir as ciclovias e agora um promotorzinho de justiça e um juizinho de meia pataca, baseados em lei nenhuma, apenas em suas próprias opiniões, expõem o projeto à execração pública, com a ajuda da mídia podre e golpista.

    É preciso investigar as motivações desse tal promotor. De graça não foi que ele saiu com essa.

    Os cicloativistas têm a obrigação de defender esse projeto.

    1. Muito bem colocado

      Antes do Haddad ví alguns protestos pela falta de segurança para bicicletas e por investimentos em ciclovias. O Haddad colocou as ciclovias em seu programa degoverno, com o qual foi eleito. Pois bem, ele cumpriu o compromisso assumido, mas agora as ciclovias recebem ataques e críticas absurdas e disparatadas, com motivação meramente partidária.

      Está na hora de quem defende as coclovias se manifestar, senão corre o risco de que elas sejam sepultadas para sempre por puro oportunismo político de quem coloca o oportunismo partidário acima dos interesses da cidade.

    2. Todo mundo que discorda dos

      Todo mundo que discorda dos petistas tem motivos acultos e caros!

      Mais um azedo que colaborou com a vaquinha do consultor milhionário, Dirceu o Telepata, consultoria da cadeia por ondas no éter!!!

      1. Especialmente ocultos!

        MC significa o quê?!

        é dj?

        MC reaça?!

        Faz um “funk ostentação” de direita?!

        Ou significa Mané & Chato?!

        Só por curiosidade… Quanto cê ganha pra passar ridículo?!

         

      2. Especialmente ocultos!

        MC significa o quê?!

        é dj?

        MC reaça?!

        Faz um “funk ostentação” de direita?!

        Ou significa Mané & Chato?!

        Só por curiosidade… Quanto cê ganha pra passar ridículo?!

         

      3. ôO! Quanto ganha pra ser

        ôO! Quanto ganha pra ser troll?

        onde se inscreve?

        É sério… deve valer a pena né, tem uns q ficam o dia inteiro, a semana toda…

        ganha por comentário?

         

  2. Na boa mano, a classe mérdia

    Na boa mano, a classe mérdia paulista não gosta de ciclovia. A única coisa que ela gosta é de carreia… especialmente se for de pó mágico colombiano. 

    1. Contra a direita raivosa o

      Contra a direita raivosa o amor dos esquerdoides…

      Anotem aí, a militância amorosa acha que paulista gosta é de pó, com muito amor.

  3. Cadê o abaixo assinado a

    Cadê o abaixo assinado a favor das ciclovias !?! Aonde que eu assino !?!?

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na RED GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  4. O que demorou 10 anos para

    O que demorou 10 anos para ser implantado em NY o Haddad resolveu numa canetada. A topografia de São Paulo exigiria um mínimo de planejamento.

    Modificações urbanas nesta extensão tem que ser discutidas antes, é óbvio. Onde está a tal democracia participativa que o Poste 2 deveria seguir. Na cabeça dos esquerdoides, participação popular = congresso de pelegada, o resto que aceite e se vire!

    O cara chegou ao cúmulo de fazer faixa em frente a colégios, onde as crianças desembarcam, e em calçadas, como no Joquey.

    Um petista “modernex”, armado com um mapa de São Paulo e uma hidrocor vermelha, passou a acreditar que faria uma revolução em mobilidade urbana.

    A pior coisa do mundo é um incompetente com iniciativa!

    O PT não precisa de oposição!

     

     

    1. “O cara chegou ao cúmulo de

      “O cara chegou ao cúmulo de fazer faixa em frente a colégios, onde as crianças desembarcam, e em calçadas, como no Joquey.”

      ótima a iniciativa! Nada como uma ciclovia na porta de escola. O efeito pedagógico da iniciativa pode mudar o mundo futuro dessas crianças.

      Aqui no Rio a volta as aulas costumam ser estressantes, principalmente em frente as escolas de elite. O trânsito pára para o desembarque dos pequenos, as vezes nem tanto, príncipes e princesas. Provavelmente em Sampa não deve ser diferente.

      Que tal, agora que tem ciclovia,   que os pais levassem seus pequenos nas garupas de bikes e os mais taludinhos fossem em suas próprias para a escola. Conheço gente que leva os filhos de carro para a escola mesmo morando bem próximo. Parece que dá status chegar com carrão.

      A iniciativa de incentivar pais e filhos, alunos e professores para que fossem estudar e trabalhar de bicicleta seria uma revolução. O trânsito, o meio ambiente e a saude pública agradeceriam. Não precisava nem agradecer a Haddad ou ao PT, tenho certeza que o prefeito e o partido ficariam agradecidos pelos efeitos benéficos da ação governamental..

    2. M.C, sempre tive a convicção

      M.C, sempre tive a convicção de que filho de cadela (me refiro a cadela, mesmo, não à mulher que o criou, ou seja sua mãe adotiva) nascesse cão,  mas vejo que em alguns caso a cria é um jumento. O exemplo desta aberração é você. 

  5. UM MINUTO DE SUA ATENÇÃO, POR FAVOR:

    Entendo que as Associações de Ciclistas podem (e devem) entrar com petição na ação como Terceiro Interessado.

    Não será difícil encontrar bons advogados que concordem em patrocinar a causa, inclusive sem cobrança de honorários.

    O Ministério Público deveria ter levantado os problemas específicos e pontuais das ciclovias, poderia ter chamado a Prefeitura para negociar sobre eles, finalizando em acordo, no qual seria assinado um Termo de Ajustamento de Conduta, para as correções pontuais, sem necessidade desse recurso ridículo ao Judiciário.

    Quantos ciclistas já morreram atropelados nas ruas e avenidas em que foram implantadas as ciclovias?

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