PM agora diz que ato contra impeachment foi 17 vezes maior

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – A Polícia Militar de São Paulo corrigiu, na manhã desta quinta (17), o número de participantes que compareceram ao ato na Avenida Paulista contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a favor da saída de Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara. Segundo a corporação, cerca de 50 mil pessoas participaram dos protestos, número 17 vezes maior do que foi registrado pelos jornais: 3 mil.

Nas contas do Datafolha, foram à Paulista ontem defender o governo Dilma da deposição por suposto crime de responsabilidade fiscal cerca de 55 mil pessoas. No domingo, dia 16, o instituto contabilizou 40,3 mil manifestantes favoráveis ao impeachment.

Na versão da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o que ocorreu foi erro por parte da imprensa, que divulgou hoje, nos jornais, o número que a PM havia fornecido no início das manifestações. De acordo com a Pasta, o erro configurou confusão e desinformação à sociedade.

“Em relação ao número de participantes na manifestação de ontem (16), alguns órgãos de imprensa erraram ao informar o número fornecido pela Polícia Militar. Foi noticiado apenas três mil manifestantes como número total, confundindo e desinformando a população. O registro de três mil manifestantes refere-se ao início da manifestação, atingindo 50 mil manifestantes no seu ápice, pela contagem da PM”, disse em nota à imprensa.

A manifestação organizada por movimentos sociais e sindicais contra o impeachment de Dilma teve início por volta das 17h no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), região central da capital. Quase uma hora depois, os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Paulista, Rua da Consolação e Avenida Ipiranga, encerrando o ato na Praça da República.

Com informações da Agência Brasil

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cada um mostra o que tem

    Estávamos sentados no bar Charme da Paulista, eu e o Rui Daher, vendo a beleza da manifestação ali em frente ao MASP entre umas e outras cervejas, quando vem subindo a Alameda Casa Branca em direção ao ato o eminente jurista Celso Bandeira de Mello, 79 anos. Gritei duas vezes seu nome, ele ouviu mas não soube identificar de onde vinha, em meio aquela balbúrdia e seguiu em frente. Garramos a pensar, uns levam pra Paulista Celso Bandeira de Mello, outros levam Lobão e Alexandre Frota. É a vida, cada um mostra o que tem. 

  2. A Polícia Militar de São

    A Polícia Militar de São Paulo???

    hauhauhuahuahuahuahuahuahua

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Quem ainda confia nesse… nessa…. neste…. sei lá, não dá nem pra determinar a categoria desse troço…

    Ah, já sei:

    MILÍCIA TUCANA!

  3. Números incorretos de quem não sabe contar

    Quantos torcedores cabem no estádio do Corinthians? Caberia ali todo povo que compraceu? Essas contas continuam erradas… mas para ser PM não precisa saber contar, na verdade precisa ter aversão à escola.

  4. Eu não sou cachorro, não!

    Até a PM, como estrategista profissional, precisou desvencilhar-se do abraço de afogado da mídia golpista, pois já sente o descrédito que se agravaria caso coonestasse tamanha empulhação. Também está cansada de ser um jagunço “fulanizado” pelos erros do PSDB, travestido de imprensa livre, quando a falta de investimentos em Segurança vitima essa corporação heroica, sofrida e mal gerida pelos “casacas paisanos”, transformando-a num canil da direita capitã do mato. A arrogância tucana age como se essa classe média de dedo no gatilho aceitasse sempre ser tratada como cachorros que abanam o rabo para o dono que os maltrata: eles também são pesquisadores instruídos, revoltados, num mal estar que poderia ser “Tenentista” ou “Constitucionalista”, mas é dirigido lá para Brasília. Atualmente, querem seus médicos, dentistas, tratadores, e demais administradores não repostos, devido a um decreto do Alckmin que proibiu a nomeação de concursados aprovados, sendo que a impunidade da roubalheira tucana paulista é um absurdo a mais que humilha a todos os que arriscam a vida e depois são vitimizados pelo judiciário com discurso “Bicudo” e prática tucanalha.

  5. Números

    Em todo caso, eu estava lá e fiquei vendo passar o povo até o fim, quando finalmente algo como 10 carros da polícia encerraram a marcha. Parei na Consolação quando a primeira parte da maré já estava chegando no início da Consolação e demorou mais de uma hora para ver o final da mesma.

    Então, não venham me dizer que eram 55 mil. Eram muito, muito mais.

    Só de PM acho que tinha uns 5 mil.

  6. O que vale é a primeira

    O que vale é a primeira noticia. Já ouvi pessoas dizendo que tinha 3.000. Em termos de astucia a direita sempre granhou das izquerdas (e em violencia também).

  7. CONVERSA PARA BOI

    CONVERSA PARA BOI DORMIR,JORNAIS ESTAVAM NOTICIANDO 3 MIL MANIFESTANTES POR VOLTA DAS 20:00

    ORA!ELES NÃO ATUALIZAM OS NÚMEROS(kkk)3 MIL ERA POR VOLTA DAS 16:50,NOS ACHAM BURROS!!!

    FUI À MANIFESTAÇÃO,CAMINHEI SÓ ATÉ O CEMITÉRIO CONSOLAÇÃO E VOLTEI TUDO DE NOVO P IR EMBORA,

    O CARRO DE SOM DISSE Q O ÍNICIO DA MANIFESTAÇÃO CHEGOU AO COMEÇO DA CONSOLAÇÃO NO CENTRO

    E OLHEI A PAULISTA TINHA GENTE ATÉ O MASP,SIM,TINHA GENTE DO COMEÇO DA CONSOLAÇÃO NO CENTRO

    ATÉ A PAULISTA NA METADE PERTO DO MASP,É MUITA GENTE!!E DEPOIS FALAM SÓ TRÊS MIL,GOOLPISTAS!!

  8. Sugestão

    Aos orgainzadores do apoio ao MOVIMENTO NÃO VAI TER GOLPE  que distribuan senhas  numeradas  aos participantes, para que o PIG e o Gilmar Dantas não possan contestar  o número de participantes e pedirem recontagem.

  9. tres mil?????
    Tres mil eu conto nos dedos!!!!Alí havia uns 100 mil, no mínimo!Mas o ponto não é esse: a questão é que foi o dobro de gente em relação ao pretendido protesto de domingo (dia em que, aliás, ninguém tem o que fazer).

     

  10. Precisamos marcar outro protesto

    É muita pressão popular e pouca vergonha na cara em divulgar um número pífio desses. No próximo protesto virá muito mais. A população acordou para o que realmente está acontecendo: um golpe. Eu não quero meu país presidido por um sabotador como Temer. 

  11. ATENÇÃO COMUNICAÇÃO DA PM-SP …

    Vcs poderiam ter corrigido por meio dos Blogs… Um ofício da PM, às 19hs, para os principais blogs do país (uns 20/30?) sanaria qualquer dúvida. Pq a Assessoria de Imprensa da PM viu/leu/assistiu/escutou a Grande Mídia Mentindo e ficou quieta? Ou seja, vcs levaram a culpa por incompetência, foram motivos de chacota, pq a PM quis. Poderiam, lá pelas 19/20hs, com um simples email ou uma postagem em um Blog, ter mudado toda a situação. Né? Mas preferiram o silêncio…

  12. Éééééé…

    Quando a Globo detinha o monopólio da informação, era fácil mentir para o povo. Agora, com a internet, qualquer um filma, fotografa e publica nos youtubes, blogs e redes sociais da vida. Os PMs (e a Globo) aos poucos vão perceber que não adianta lutar contra isso… ou vão sumir do mapa antes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador