A intervenção do Estado no desenvolvimento tecnológico

Comentário ao post “Alguns problemas do desenvolvimento tecnológico nacional

Vc. tocou o ponto: industria nacional

Podem me acusar de tudo, mas não de ser estatizante, mas neste caso de tecnologia e inovação creio que seja necessária uma forte intervenção do estado, inclusive na produção, desenvolvimento tecnológico não é campo para teoria economica liberalizante, nem de economia politica – é estratégico, portanto de Estado, é POLITICA pura.

Em março do ano passado o governo chinês, soltou seu comunicado do plano bienal de defesa, elaborado pelas forças armadas chinesas, o plano preconiza uma nova seção: ” Ciência, Tecnologia e Industria”. sendo esta a parte mais relevante do plano.

Criou-se a CETC (Chinese Eletronics Technology Corpporation), um guarda chuva que engloba todas as industrias e laboratórios chineses que trabalham com produtos de alta tecnologia (de rede de radares a chips para fornos de microondas, e-books etc..).

Enquanto China e India investem, controlam e vendem produtos de alta tecnologia, nossas industrias nacionais que se dedicam a pesquisa, estão sendo absorvidas por empresas estrangeiras, não vou citar nomes – é só pegar nos jornais e revistas especializadas – mas atualmente os centros de pesquisa privados brasileiros são comandados de fora.

Uma história: Há + ou – 20 anos atrás, fisicos e engenheiros do Instituto Weizmann em Israel, estavam sendo pressionados por estarem gastando demais em um projeto, os financiadores privados se retrairam, o governo assumiu tudo – inclusive fabricando as unidades piloto e de testes –  patentearam o produto – ainda bem: temos celulares GSM.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador